Colunistas
 
 
Ademar Fagundes
Jornalista e Radialista
ademarfagundes@terra.com.br
 
 
18/03/2016
 
NADA AMISTOSO
O que era para ser um momento até festivo - afinal, seria formalizada a renovação de contrato entre o município de Lagoa Vermelha e Fundação Araucária (mantenedora do Hospital São Paulo) -, foi, na verdade, um ato revestido de troca de farpas entre o prefeito Getúlio Cerioli e dirigentes da Fundação Araucária. Algumas declarações ríspidas permearam a cerimônia. Clima ficou desconfortável.

INSUFICIENTE
Superintendente da Fundação Araucária, Zeferino Marcante, externou sua insatisfação pelo valor que ficou acordado na renovação de contrato entre o município e a Fundação Araucária. Até então, município vinha pagando 202 mil mensais. Pelo novo contrato, o valor estipulado ficou em 215 mil reais. Só que aumentaram, sobremaneira, as obrigações do Hospital São Paulo.
- O convênio é indispensável, embora insuficiente - afirmou.

METADE
Prefeito Getúlio Cerioli rebateu a declaração de Zeferino Marcante, afirmando que o que o município de Lagoa Vermelha repassa para a Fundação Araucária é a metade do que os governos estadual e federal repassam para a fundação.

CLAREZA
Prefeito Getulio Cerioli cobrou mais clareza nas prestações de contas do Hospital São Paulo. Entende que da forma em que é feita, a coisa fica muito vaga.
- Ninguém consegue fazer uma avaliação das contas do hospital - reclamou.

ROMPIMENTO
Anestesiologista Dimitrius Samara que atuava em Lagoa Vermelha, contratado pela Fundação Araucária, rompeu o vínculo. Deixa de atuar no município. Por enquanto, continua morando em Lagoa Vermelha. Porém, irá trabalhar em outro município. Foi o que comentou sábado no Clube do Bilhar.
Pelo que foi comentado no dia da assinatura do contrato entre município e Fundação Araucária, já teria sido encaminhada a contratação de novos profissionais da área que estarão se revezando no atendimento em Lagoa Vermelha. A negociação seria com uma empresa que disponbilizaria quatro anestesiologistas. Pelo que foi dito, Fundação Araucária dispenderá em torno 50 mil reais mensais.

NEGOCIAÇÃO
Na troca de alfinetadas nesse ato de assinatura de contrato entre município e Fundação Araucária, prefeito Getúlio Cerioli teria criticado a forma como a Fundação Araucária encaminha suas negociações. Na avaliação do prefeito Cerioli, certas contratações se tornam onerosas demais.

SITUAÇÃO ESTRANHA
Município de Lagoa Vermelha e Fundação Araucária chegaram a um acordo para a renovação do contrato, porém há insatisfações no ar. O clima entre as partes não seria dos melhores. Prefeito Getúlio Cerioli nega, mas foi o que transpirou na assinatura da renovação de contrato.

PESQUISA
Presidente estadual do PP, Celso Bernardi, esteve em Lagoa Vermelha nesta quarta-feira. Reuniu-se com o partido local. Em discussão a sucessão municipal. Bernardi defende candidatura própria a prefeito. Sustenta que PP está organizado em 97,8% dos municípios no Estado. Conta com 135 prefeitos. Aliás, foi comunicado que o PP local já havia tomado esta decisão. Bernardi, no entanto, defende a realização de pesquisas de opinião (partido banca) para aferir o cenário político local (aceitação dos possíveis candidatos, rejeições, partidos com os quais poderia fazer aliança etc.). Seria como tirar a temperatura junto à população. Essa pesquisa daria um rumo às ações do PP de Lagoa Vermelha.

NAMORO COM PDT
Ganhou domínio público na quarta-feira um provável namoro entre o PDT e o PP para a eleição municipal. No final da tarde, na reunião com o presidente estadual do partido, Celso Bernardi, o assunto veio à tona. Rosalino Vieira chegou a afirmar que o PP é a menina dos olhos do PDT. Ou seja, que o PDT quer o PP como aliado. Alguns dos presentes (ala mais jovem) entendem que não pegaria bem. Afinal, PP sempre exerceu oposição ao PDT que está no poder. “Como é que ficaria nosso discurso?”, alertou um deles. Para Rosalino Vieira não seria nenhum absurdo a união dos dois partidos. Lembrou, inclusive, do PP (na época era outra sigla) e o PMDB, dois adversários ferrenhos que se uniram e ganharam a eleição (Paulo Andrade, prefeito, e João Garcez, vice-prefeito).

ASSUMIRÁ
Nestor Barreto, que está ocupando uma das cadeiras na Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha, deverá assumir o setor de transportes da Secretaria Municipal da Saúde. Será no dia 1º de abril.

NOVO PRESIDENTE
Já está definido o novo presidente da CICAS. Será Antônio Carlos Lima Ribeiro (Tonico). Substituirá Adriana Manto que está no segundo mandato como presidente.

NÃO VAI
Eronita Dalazen (PDT) informou que não concorrerá na próxima eleição municipal. É decisão definitiva, garantiu. “Em hipótese alguma”, reforçou.

MUDOU DE NINHO
E o João Barbudo, hein? Pulou a sanga novamente. Agora, desembocou no DEM. Estava no PSD, partido presidido por Miguel Ramos. Espero não estar enganado, mas esse é o quarto partido do João Barbudo. Começou no PT, se bandeou para o PV (Partido Verde), pulou para o PSD e agora está no DEM. Assinatura de ficha aconteceu no sábado à noite na residência do presidente Ivan Barreto. João Barbudo teria chorado ao assinar ficha com o novo partido.

CÉTICO
Presidente do DEM de Lagoa Vermelha, Ivan Barreto, concedeu entrevista à Rádio Lagoa FM (Bom Dia Cidade). Questionado sobre o tal Frentão, enveredou pra cá, pra lá e desconversou. Deu aquela tradicional “enroladinha”. Ficou, porém, escancarado certo ceticismo. Há interesses conflitantes entre os partidos envolvidos nas discussões. Confidenciou fora do ar que vem conversando com Eli Pegoraro, um dos nomes fortes do PTB. Admitiu que há quem defenda a retirada do partido da administração municipal. É o caso de Eli Pegoraro. No entanto, existem os que são totalmente contra o rompimento com o PDT.

OJERIZA
Nunca os partidos políticos estiveram tão em baixa como agora. O desencanto da população é tão grande que criou ojeriza em relação aos partidos políticos. O eleitor está desiludido. Foi feita uma pesquisa no Estado. O partido mais rejeitado, disparadamente, é o PT. Depois vem o PMDB. Coincidentemente os dois estão juntos no governo federal.

RESSACA
Presidente da Movelsul, Henrique Tecchio, fez um discurso incisivo na abertura da Movelsul de Bento Gonçalves.
- Vivemos tempos difíceis. Na senda política, a mais completa perda de referências e de valores morais. Na economia, os reflexos de uma crise institucional, ética e de administração pública, insaciável em aumentar gastos e impostos. Impossível pensar que o setor moveleiro ficaria impune a este movimento. Após o “boom” no consumo de móveis entre 2008 e 2012, quando os olhos estavam voltados totalmente para a emergente classe C, a ressaca bateu forte no setor. Em 2015, o faturamento da indústria moveleira teve queda de 13,4%. Depois das concessionárias de veículos, os móveis tiveram o pior desempenho setorial no ano no país.

QUE GOVERNO É ESTE?
Henrique Tecchio extravasou todo o sentimento de indignação do empresariado.
- Que governo é este que se diz dos trabalhadores? E teve a capacidade de ceifar milhares de empregos dos trabalhadores, no ano de 2015, em nosso país. As previsões para este ano são de que outros milhares de empregos serão perdidos. Para se ter uma ideia, em 2007 a participação da indústria de transformação no PIB do Brasil era de 14,2%. Apenas 9 anos depois chegamos a pífios 9,8% do PIB. Quanto mais deverá cair esse percentual para que algo seja feito? Ou será que o objetivo é esse? Destruir com a indústria! Pois, se for o trabalho está sendo feito de forma brilhante. Quantas empresas precisarão fechar suas portas em nosso país?
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
18/03/2016
11/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Joel Anzolin Muliterno
Advogado


Terezinha do Carmo
Pedagoga


Marcos Roberto Nepomuceno

Outros Colunistas (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
Poder Público e entidades empresariais preparam a Expolagoa 2018
Na tarde de terça-feira, 14, na sede da CICAS, na presença da imprensa, o secretário da Indústria e Comércio, João Paulo Salvador, juntamente com o Sindilojas, Sicom, Cicas e Sindilojas, realizou o la (...)
Ricardo Machado compete em São Paulo
O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Machado participará, no próximo sábado, 18 de novembro, do MTB 12 Horas. A ser realizada em São Paulo, a competição de longa duração é considera (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes