Colunistas
 
 
Ademar Fagundes
Jornalista e Radialista
ademarfagundes@terra.com.br
 
 
25/03/2016
 
ALVOROÇO
Rosalino Vieira, um dos históricos PP de Lagoa Vermelha, defende aliança com o PDT. Isso ficou expresso em reunião com o presidente do diretório estadual do partido, Celso Bernardi, que esteve em Lagoa Vermelha. Rosalino chegou ao ponto de dizer que o PP é a menina dos olhos do PDT. Aliás, essa declaração ganhou manchete de capa da FOLHA DO NORDESTE. Provocou alvoroço no meio político local. Foi o assunto mais comentado durante a semana.

SEM OBJEÇÃO
Presidente do PP de Lagoa Vermelha, Moacir Volpato, foi questionado - em entrevista à Rádio Lagoa FM (Bom Dia Cidade) - se teria alguma objeção a uma aliança com o PDT.
- O que eu preciso é ouvir bem mais o partido. É conhecida a posição do vereador Rosalino - respondeu.
- Ele (Rosalino) já havia levado essa questão ao partido? - perguntamos.
- Sim, mas não houve um debate maior ainda. Entretanto, ele já havia manifestado essa posição a mim e a outros membros do partido. Só que não levamos essa questão a uma discussão.

RESTRIÇÃO
- Pelo que deu para recolher da reunião com Celso Bernardi, a ala jovem do PP se opõe, a princípio, a uma aliança com o PDT - referimos.
- Pessoal mais jovem tem certa restrição. Isso é uma coisa para ser discutida. Temos muito tempo ainda para discutir. Acho que o partido tem que dialogar. Presidente Celso Bernardi pediu que olhássemos o que é melhor para o PP e para o município. Temos que olhar também a questão da governabilidade - ponderou Volpato.

PERGUNTINHA
Celso Bernardi perguntou a razão de o PP não querer fazer parte do Frentão que os partidos de oposição estão organizando em Lagoa Vermelha. Vereador Luiz Carlos Kramer respondeu de forma objetiva. Disse que pela forma como a coisa estava sendo arquitetada desembocaria num determinado candidato. Não citou nome, mas todos sabem que é Altair Rech Ramos.

COISA MONTADA
Moacir Volpato comentou essa situação do Frentão.
- O Frentão já começou com algumas exclusões. Fulano não pode ser, beltrano também não. Então, estava se criando uma situação que o Kramer comentou que desembocaria num nome. Isso me pareceu uma coisa montada. E a gente não compactua com uma coisa que seja dessa forma. Em função disso, o partido (PP) resolveu sair fora.

PRATO FEITO
Assim Moacir Volpato definiu o que estava sendo engendrado pelos partidos de oposição em Lagoa Vermelha.
- Não compactuamos com essa questão do prato feito. Não serve pra nós. Se fosse uma construção - o que não nos pareceu - daí sim concordaríamos. Tem partidos que estão lá (Frentão) que estiveram conosco e que poderão estar novamente. Não sei como vai ser o Frentão, se vai ser concluído com todos os partidos que estão participando das reuniões. Vamos conversar com esses partidos. E não deixaremos de conversar com o PDT também.

NÃO SE FALA MAIS
Entrevistas de Clóvis Neckel (PP) e Ivan Barreto (ambas à Rádio Lagoa FM) não agradaram ao chamado Frentão. Causaram desconforto. Em razão disso, decidiu-se que quando alguém for conceder entrevista, a linha do que deverá ser dito será previamente acertada por todos os partidos que fazem parte do mesmo. O objetivo é para haja linguagem única e não cada um dizendo uma coisa.

CURIOSIDADE
Procuramos saber a razão de tantas reuniões do Frentão, afinal quando lançado já se tinha uma diretriz previamente estabelecida, ou seja, que cada partido lançaria um nome como pré-candidato a prefeito. Depois todos os nomes seriam submetidos a uma pesquisa de opinião pública. O mais votado seria candidato a prefeito e o segundo colocado seria o candidato a vice.

ARESTAS
O que estaria motivando tantas reuniões do Frentão? Pelo que apuramos, ouvindo aqui e ali, seria para aparar algumas arestas existentes. Não sabemos como seriam essas arestas.
A propósito, o fato de o DEM abocanhar João Barbudo das hostes do PSD não poderia acirrar ainda mais esses desencontros? Uma das arestas seria essa?

“ACUANDO”
Cilon Lima se caracteriza por um linguajar bem popular. É o seu jeito de ser. Fala a linguagem do povão. Essa semana esteve participando do programa Transparência, da Rádio Lagoa FM, às 11 horas da manhã. Contou um pouco de sua vida. Suas peripécias. Quando enveredou para o lado político, largou algumas das suas. Ao falar dos partidos que se aliam, lascou.
- Esses partidos se juntam, brigam e depois um fica “acuando” (latindo) para o outro.

PUXADO
A franqueza de Cilon Lima é outra coisa que chama a atenção. Comentou que morava em Lagoa Vermelha, cursava Faculdade em Passo Fundo e trabalhava em Porto Alegre (assessor do então deputado estadual Caetano Peruchin, que era de Vacaria).
- Eu vinha de Porto Alegre a Passo Fundo, dançava na boate Cacimba (famosa em toda a região, na época) e, no outro dia cedo, ia para a Faculdade - contou.

NÃO TEM O QUE NEGOCIAR
Presidente do Sindilojas, Reinaldo Girardi, esteve participando, na segunda-feira, do programa Bom Dia Cidade (Rádio Lagoa FM). Na oportunidade comentou sobre a questão do reajuste salarial dos comerciários de Lagoa Vermelha.
- Com relação aos salários referentes a 2015 foi dado um ganho real de 0,8% para quem é comissionado e para o piso é o salário regional que já vem sendo pago com um ganho real bem considerável que foi um aumento de 16%, onde tínhamos uma inflação bem diferenciada. Já vem sendo trabalhado isso e a desvinculação do salário regional. Não tem o porquê existir sindicato se já está vinculado a alguma coisa. Não tem o porquê ter um representante do comércio e nem um representante laboral se já está vinculado a algo. Não tem o que negociar. Perdem o sentido as entidades.

OUTRA REALIDADE
Girardi comentou também sobre o momento atual que não é nada bom.
- Se a economia está boa, tudo bem. Vamos dando (reajuste) conforme é possível. Viemos dando ganhos reais há muito tempo. É 1,5%, 2%, 0,5%. Com o regional os ganhos foram maiores ainda. Porém, era um período em que a economia estava crescendo. Era uma realidade. Agora, estamos numa outra realidade. O comércio está com tendência de fechar algumas portas. Algumas já fecharam. Empresas entrando em recuperação judicial. As demissões acabam acontecendo. Hoje estamos atravessando essas dificuldades. Que o sindicato entenda essa situação e não procure colocar uma pedra em cima da realidade. Precisamos manter os empregos.

POSIÇÃO FIRMADA
Sindicato patronal dos comerciários já tem um índice estipulado de reajuste para a categoria. A proposta é de 9,5% para o salário dos comissionados e para o piso fica mantido os 16% que vem sendo pago desde fevereiro do ano passado. Foi o que disse Reinaldo Girardi. Ah, alertou que o Sindilojas não abre mão disso.

O AMANHÃ VIRÁ
Gezita Maschio, presidente do Conselho do Idoso de Lagoa Vermelha, informou, em entrevista, que o número de denúncias que chega ao conselho é grande. Impressiona. Pessoas idosas são maltratadas, agredidas, rejeitadas, cárcere privado, abandono (filhos não querem no convívio da família) e por aí vai. Com frequência familiares que se apossam dos cartões de aposentadorias dos idosos, surrupiando seus benefícios. E que isso não é somente em famílias pobres, humildes. Acontece muito também em famílias mais abastadas. Isso é revoltante. Que essas pessoas não esqueçam que o amanhã virá e elas poderão pagar com a mesma moeda.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
18/03/2016
11/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Terezinha do Carmo
Pedagoga


Ronaldo Santini
Deputado Estadual


Joel Anzolin Muliterno
Advogado

Outros Colunistas (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
Poder Público e entidades empresariais preparam a Expolagoa 2018
Na tarde de terça-feira, 14, na sede da CICAS, na presença da imprensa, o secretário da Indústria e Comércio, João Paulo Salvador, juntamente com o Sindilojas, Sicom, Cicas e Sindilojas, realizou o la (...)
Ricardo Machado compete em São Paulo
O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Machado participará, no próximo sábado, 18 de novembro, do MTB 12 Horas. A ser realizada em São Paulo, a competição de longa duração é considera (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes