Colunistas
 
 
Ademar Fagundes
Jornalista e Radialista
ademarfagundes@terra.com.br
 
 
01/04/2016
 
UNIVERSIDADE FEDERAL
Reitor da Universidade Federal Fronteira Sul, de Chapecó (Santa Catarina), Jaime Giolo, encaminhou ofício à Comissão Pró-Universidade Federal Fronteira Sul de Lagoa Vermelha. Solicitou “para sequência aos trabalhos de elaboração do Plano de Expansão Interna e Externa da UFFS que as microrregiões que pleiteiam novos campi enviem até o dia 9 de maio a lista dos cursos pretendidos no respectivo campus proposto”. Informação foi transmitida, em entrevista à Rádio Lagoa FM, por Augustinho Taffarel, na semana passada.

QUATRO CURSOS
Segundo a reitoria da Universidade Federal Fronteira Sul são quatro cursos prioritários e três como suplentes que devem ser pleiteados. São cursos superiores de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnológico) presenciais. Na sequência, a Comissão de Sistematização das Propostas irá preparar as planilhas e as análises preliminares para uma próxima sessão conjunta do Conselho Universitário e do Conselho Estratégico Social.

JÁ FORAM DEFINIDOS
De acordo com Augustinho Taffarel já foram definidos os cursos a serem pleiteados. Os prioritários são Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Pedagogia e Matemática. Como cursos suplentes ficaram Medicina-Veterinária, Direito e Administração Pública.

VOLTA AO NINHO
Ex-vereador Nívio Chaves está de volta ao PDT. Havia saído do partido, apostando todas as fichas na candidatura de Moacir Volpato (PP) a prefeito. Chegou, inclusive, criar um novo partido (Partido da Pátria Livre) que era para não perder o mandato. Na época era vereador. Antes do Partido da Pátria Livre, Nívio Chaves tentou criar o PSD em Lagoa Vermelha. Só que Miguel Ramos foi mais ligeiro. Nívio Chaves não foi muito feliz nessa aventura. Acabou retornando ao ninho antigo.

DANÇA DOS PARTIDOS
Quem também está se aquerenciando no PDT é Cacio Andrade. No fechamento da coluna estava bem encaminhado seu ingresso. Já foi, inclusive, secretário municipal (Ação Social e Habitação) no primeiro mandato de Getúlio Cerioli. Fazia parte do Partido Verde (PV). Depois, para a eleição passada, se bandeou para o PP, levado que foi por Moacir Volpato.

O QUE SERIA?
Estavam comentando na bancada de vereadores do PP de Lagoa Vermelha na terça-feira, na Câmara de Vereadores, que a senadora Ana Amélia Lemos teria ligado para o pré-candidato a prefeito Maurício Casarin (PDT). Curiosidade que mata: o que teria girado em torno desse contato telefônico?

DILEMA
No fechamento da coluna, liguei para o ex-vereador Fernando Ademir Muliterno (Tejo), sem partido. Queria saber se já tinha uma posição com relação ao seu novo partido. Prazo para filiação se esgota neste sábado, dia 2. Respondeu que estava num dilema cruel entre DEM, PDT e PTB.

NOVO SECRETÁRIO?
- Está disposto a assumir uma secretaria? - perguntou prefeito Getúlio Cerioli a José Leonir Telles Rodrigues (PDT)
- Se for para ajudar, estou disposto - respondeu José Leonir.
Prefeito Getúlio Cerioli não teria especificado qual secretaria seria. Contatei com José Leonir Telles Rodrigues. Confirmou o convite. Pelo que relatou, a conversa ficou nesse pé. Nada mais. Seria, na verdade, uma sondagem. Com certeza, prefeito deverá voltar a conversar com José Leonir. Deve ser para a Secretaria Municipal da Educação, tendo em vista a saída (desincompatibilização) de Ranyeri Bozza.

NÃO, POR ENQUANTO
Na segunda-feira, Domingos Francescato esteve concedendo entrevista à Rádio Lagoa FM (Bom Dia Cidade). Foi perguntado se era a última semana como secretário.
- Nãaao, conversamos com o prefeito e a definição não está 100% e sim 99%. A gente continua depois do dia 2 de abril porque o prazo para desincompatibilização para a majoritária (eleição para prefeito e vice) são quatro meses. O prazo de seis meses agora é para quem pretende concorrer a vereador, o que não é o meu caso. Posso ficar até 2 de junho que é o prazo final para desincompatibilização para quem pretende concorrer na majoritária (prefeito ou vice). E nós, como estamos numa situação partidária, onde há vários pré-candidatos, até lá já teremos definido esse processo. Talvez seja outro candidato e daí, quem sabe, poderemos até continuar na própria secretaria - informou.

RETOMADA
Obras da ERS 461 (acesso a Capão Bonito do Sul) estão sendo retomadas. Deve ser asfaltado o trecho em que a base já foi feita. São 6 km. O longo tempo em que houve paralisação pode ter comprometido um pouco a base. Os rachões foram levados para a lateral. Empresa vai ver o que poderá ser feito. Foi o que informou Orlei de Souza Morais, jurídico da Comissão Pró-ERS 461. Não tendo sido comprometida a base, será colocado asfalto. Orlei informou que os recursos disponíveis no momento seriam na ordem de 1 milhão e 600 mil reais.

FALTA VONTADE
Rico Baschera, que também faz parte da Comissão Pró-ERS 461, soltou o verbo em entrevista à Rádio Lagoa FM.
- Essa obra já foi orçada uma vez. Dizem que o dinheiro sumiu. Eu não sei se sumiu ou não sumiu. Só que o valor desse trecho - numa época chegamos a apelidar de brejo de tão complicado que estava - nem mexe com o orçamento do Estado. Com todos os absurdos que andam acontecendo por aí, esse trecho não faz nem cócegas nos cofres públicos. É só falta de vontade de fazer. O valor é tão pequeno que nem aparece no orçamento do Estado. Falta é vontade (repetiu). Com isso, quem está sofrendo somos nós que transitamos diariamente por essa estrada. A cada pouco há um caminhão de soja quebrado. É uma vergonha! É falta de respeito!

SEM CHANCE
Como Rico Baschera é um nome de prestígio na comunidade de Capão Bonito do Sul, volta e meia é apontado como um possível pré-candidato a prefeito daquele município. Questionamos Rico Baschera a respeito.
- Não, não (repetiu). Não tenho interesse. Não tem chance. O único interesse que tenho é que as rédeas de Capão Bonito do Sul caiam nas mãos de uma pessoa séria e com condições de fazer o município desenvolver. Precisamos de uma pessoa que tenha uma visão aberta para o progresso.

ESTE VAI
Por sua vez, o vice-prefeito Felipe Júnior Rieth (PDT) anunciou, em entrevista à Rádio Lagoa FM, que é pré-candidato a prefeito. Inclusive já se desincompatibilizou da Secretaria Municipal da Saúde da qual era o titular. É um nome forte.

ACELERADA
Entrevista do advogado Victor Hugo Muraro Filho provocou várias reações ao criticar, de certa forma, a maneira acelerada com que a OAB nacional protocolou pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Fez questão de frisar que não entra no mérito das acusações. O que lhe causou estranheza foi a “forma açodada” como a instituição agiu.

PERGUNTA
- Estou enganado ou seria um ex-presidente da OAB que está falando? Estivesse seu entrevistado ainda no cargo de conselheiro da OAB estaria fazendo esse tipo de comentário? - perguntou ironicamente o presidente da OAB local, Gladimir Casarin, em relação à entrevista de Victor Hugo.
- Pra mim, as coisas estão democraticamente claras como bem falou o advogado André Freitas em seu comentário no mesmo programa - acrescentou.

LINGUADRÓMO
Sabe aquele grupo de pessoas que se reúne diariamente, a partir da meia hora da tarde, próximo ao prédio apelidado de “Pombal”, na Avenida Afonso Pena? Pois ali a entrevista de Victor Hugo Muraro Filho foi o assunto dominante. Quem nos contou foi o Magno de Oliveira.

FOI LONGE
Pessoas de Porto Alegre, do meio jurídico, acessaram a Lagoa TV e conferiram a entrevista de Victor Hugo. Cumprimentaram-lhe pela postura. Victor Hugo destaca que há pessoas na própria diretoria da OAB estadual que também se posicionaram contra a atitude da OAB nacional.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
18/03/2016
11/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Marcos Roberto Nepomuceno


Luciano Andrade


Joel Anzolin Muliterno
Advogado

Outros Colunistas (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
Poder Público e entidades empresariais preparam a Expolagoa 2018
Na tarde de terça-feira, 14, na sede da CICAS, na presença da imprensa, o secretário da Indústria e Comércio, João Paulo Salvador, juntamente com o Sindilojas, Sicom, Cicas e Sindilojas, realizou o la (...)
Ricardo Machado compete em São Paulo
O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Machado participará, no próximo sábado, 18 de novembro, do MTB 12 Horas. A ser realizada em São Paulo, a competição de longa duração é considera (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes