Colunistas
 
 
Ademar Fagundes
Jornalista e Radialista
ademarfagundes@terra.com.br
 
 
08/04/2016
 
ALERTA
Foi encontrado o Mosquito da Dengue em Lagoa Vermelha. Informação foi transmitida pelo secretário municipal da Saúde, Domingos Francescato, em entrevista à Rádio Lagoa FM (Bom Dia Cidade), na quarta-feira. A confirmação veio segunda-feira de Passo Fundo, onde é feita a análise. Secretaria municipal da Saúde imediatamente entrou em ação no sentido de visitar todas as residências e locais nas proximidades em que foi encontrado o mosquito.

COMO FOI
Secretário da Saúde, Domingos Francescato, relatou como se deu o fato.
- Nós fizemos o controle, através da Vigilância Epidemiológica, em pontos estratégicos e armadilhas. Já havíamos identificado anteriormente na mesma região, por duas vezes, que havia mosquito da espécie Albopictus que, digamos assim, é “primo” do Aedes Aegypti (Mosquito da Dengue). O Albopictus é uma espécie bem próxima do Aedes Aegypti com uma diferença: o grau de possibilidade de transmitir doenças é bem menor do que o Aedes. Na semana passada, foi enviada uma espécie a Passo Fundo para análise. Foi constatado tratar-se do Aedes Aegypti (Mosquito da Dengue). Acendeu o sinal de alerta.

NADA DE PÂNICO
Secretário da Saúde, Domingos Francescato, no entanto, tranquiliza.
- O fato de ter sido encontrado o Mosquito da Dengue não significa que haja Dengue, Chikungunya ou Zika vírus circulando. Mas o vetor está presente. É motivo para alerta, atenção redobrada, mas não para pânico. Não se trata da doença e sim do vetor (mosquito).

PENTE FINO
Mais adiante, secretário municipal da Saúde salientou.
- Adotamos as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde a partir do momento em que é detectada a presença do Mosquito da Dengue. Consiste na delimitação do local. São 300 metros do local em que foi encontrado o mosquito. Toda essa região passou a ser visitada de casa em casa - é o chamado pente fino - pelo pessoal da Vigilância Epidemiológica e agentes de Saúde. Trinta e duas pessoas foram mobilizadas para fazer vistoria, verificação de eventuais focos e limpeza.

MONITORAMENTO
Perguntamos ao secretário municipal da Saúde, Domingos Francescato, sobre o local em que foi encontrado o Mosquito da Dengue.
- Um pouco antes da antiga Camila (cooperativa), entroncamento com fundos da Vidraçaria Atolini. Ruas João Valêncio Ferreira e São João Maria. A gente não divulga exatamente o foco por recomendação do Ministério da Saúde. Nove quadras naquela região estão sendo monitoradas - informou.

OUTRO ALERTA
Outra preocupação que surgiu nestes últimos dias. Foram detectados dois casos suspeitos de gripe H1 N1 em Lagoa Vermelha. Os comentários que passaram a circular pela cidade foram de que havia dois casos comprovados. Secretário da Saúde, Domingos Francescato, informou que, na verdade, são casos suspeitos.

POPULAÇÃO COM A PALAVRA
Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha está realizando enquete, através de seu site, no sentido de ouvir a população com relação ao Estacionamento Rotativo e Pago. Projeto, neste sentido, tramita no Legislativo lagoense. Até quarta-feira, pela manhã, a grande maioria se manifestou favorável. Informação é da vereadora Márcia do Carmo.

FAVORITISMO
Integrantes do PDT de Lagoa Vermelha estiveram participando do programa Lagoa Debate, da Rádio Lagoa FM, 2ª feira, às 21 horas. Em dado momento foi perguntado como o partido lida com a questão do favoritismo para a eleição municipal deste ano. No meio político e mesmo pessoas não ligadas a essa área apontam o PDT como o grande favorito para as eleições municipais de Lagoa Vermelha. Presidente José Duílio Grigol se contrapõe.
- Não existe eleição ganha. Trabalhamos de uma forma muito tranquila. Sabemos do trabalho que viemos fazendo desde 2001, mas temos consciência de que precisamos melhorar muitas coisas. E temos condições de realizar essas melhorias que precisam ser feitas. Não trabalhamos com essa questão do já ganhou. Trabalhamos com muita humildade e sabemos que tem muitas pessoas preparadas para ser prefeito. Eleição se ganha quando termina a contagem dos votos.

DESGASTE
José Duílio Grigol admite um desgaste natural pelos 16 anos que o PDT está no poder.
- Tem coisas que você precisa fazer e só faz quem está na administração. Porém, sabemos que temos totais condições de continuar esse processo de administração e fazer as mudanças que são necessárias - afirmou.

ALIANÇAS
Outro assunto levantado aos membros do PDT foi sobre as alianças. Grigol foi claro.
- Uma questão que temos debatido em nossas reuniões diz respeito aos partidos que fazem parte da nossa base. O PTB, PT e PRB são importantes pra nós. PSB, mesmo afastado, é um partido importante pra nós também. Nossa ideia é trabalhar com esses partidos. Estamos conversando com todos eles. Agora, apoio de outros partidos que estão no Frentão pra nós não tem nenhum problema. Estamos nos organizando mais do que nas outras eleições para que possamos dar uma resposta a altura do que a população deseja.

O MAIS FORTE
Vicente Durigon sobre o propalado favoritismo do PDT.
- Na minha leitura, esse favoritismo que emerge da sociedade tem três fatores. Primeiro, em 2012 tivemos uma eleição épica, bastante acirrada, com resquícios até hoje, em que fomos vencedores; segundo, a inegibilidade do candidato de oposição natural foi mantida, gerando esse sentimento de favoritismo na população.
- Moacir Volpato seria o adversário mais forte? - interrompemos Durigon.
- No seio da população seria - respondeu.
- E o terceiro fator na minha leitura do favoritismo é a crise ética e moral que vive o governo federal e a ineficiência do governo estadual. Essas duas situações contrastam com a maneira de o PDT administrar em Lagoa Vermelha - completou Durigon.

E A ESCOLHA?
O grande desafio do PDT será definir seu candidato a prefeito. Três nomes despontam como pré-candidatos: Maurício Casarin, Sergio Menegaz e Domingos Francescato. A ideia do PDT é um nome de consenso para evitar racha. Mas como chegar lá? Essa é a grande questão. Pelo que senti aqui e ali, Casarin e Menegaz não abrem mão. Francescato já admitiria sair do páreo em favor do consenso. Não sendo possível uma costura pelo consenso, tudo seria decidido no voto na convenção. PDT vai fazer de tudo para evitar isso.

REAPROXIMAÇÃO?
No almoço no Clube do Bilhar, sábado passado, Altair Rech Ramos, Antônio Fávaro e Sinclair Bombassaro estavam envolvidos num carteado. Depois almoçaram juntos. Ficou a impressão de que aquele ranço provocado pela saída de Altair Ramos do PMDB e pelo fato de ter votado em Getúlio Cerioli é coisa do passado.

TODOS NO MESMO NINHO
Tejo alegou, em entrevista, que ingressou no DEM pelo fato de lá estarem vários ex-vereadores. Trabalhou com a maioria. São eles: Osmar Piardi, Enio Camargo de Vargas, Oracílio Rodrigues, Ivan Barreto, João Barbudo, Clóvis Rech e Jocemar Dutra (Berne) que era suplente, mas que assumiu por um determinado período. Seria isso mesmo?

MOTIVOS SÃO OUTROS
Durante a semana, alguém apresentou outra interpretação sobre o ingresso de Tejo no DEM.
- Tejo não assinou com o PDT para não desapontar seu compadre Altair Ramos (PSD). E não se filiou ao PSD porque não sentaria à mesma mesa para tomar um chopinho com Miguel Ramos.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
18/03/2016
11/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista


Marcos Roberto Nepomuceno


Oscar Menna Barreto Grau
Médico Veterinário

Outros Colunistas (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
Poder Público e entidades empresariais preparam a Expolagoa 2018
Na tarde de terça-feira, 14, na sede da CICAS, na presença da imprensa, o secretário da Indústria e Comércio, João Paulo Salvador, juntamente com o Sindilojas, Sicom, Cicas e Sindilojas, realizou o la (...)
Ricardo Machado compete em São Paulo
O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Machado participará, no próximo sábado, 18 de novembro, do MTB 12 Horas. A ser realizada em São Paulo, a competição de longa duração é considera (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes