Colunistas
 
 
Ademar Fagundes
Jornalista e Radialista
ademarfagundes@terra.com.br
 
 
22/04/2016
 
BATERAM O MARTELO
Sindilojas e Sindicato dos Comerciários de Lagoa Vermelha chegaram a bom termo para o dissídio da categoria. Foi estabelecido acordo. Informação foi transmitida pelo presidente do Sindilojas, Reinaldo Girardi, em entrevista à Rádio Lagoa FM (Bom Dia Cidade).
- Chegamos a um entendimento nas negociações. O acerto ficou bom tanto para a categoria patronal como para a categoria laboral. Sempre tivemos a preocupação para que isso acontecesse. Estamos atravessando um momento crítico na economia e, principalmente, na política. Diante disso, se faz necessário mantermos os empregos nesse momento.
- Hoje passou a ser a grande preocupação – interviemos.
- Exatamente, a grande preocupação é não demitirmos ninguém - assinalou Girardi.

COMO FICOU?
Foi o que perguntamos ao presidente do Sindilojas, Reinaldo Girardi, sobre o dissídio.
- Em 2015 não tínhamos fechado acordo. Então, fechamos acordo agora com relação a 2015 e 2016. Acho que é uma vitória para o sindicato patronal e para o sindicato laboral. Em 2015, os pisos já estavam vinculados ao salário regional, mas tínhamos os salários que não haviam tido aumento. São aqueles que têm um teto e mais comissões. Os que ganham acima do salário regional. Para esses, foi fechado um reajuste de 9,5% para 2015. Para 2016, fechamos com 8,13% de reajuste no salário dos comissionados. O piso geral da categoria ficou em R$ 1.154,68 (mesmo valor do salário regional). Office boy, R$ 1.106,66.

ACABA A DESVINCULAÇÃO
A grande novidade dessa negociação entre Sindilojas e Sindicato dos Comerciários foi com referência à vinculação que existia ao salário regional.
- É importante salientar que nessa negociação se desvinculou o salário regional. O reajuste da categoria estava atrelado ao salário regional do Estado. Quando saía o novo salário regional, automaticamente era repassado ao salário dos comerciários. É sabido que nos últimos anos, com exceção desse ano, o aumento do salário regional foi bem além do crescimento econômico - disse o presidente do Sindilojas, Reinaldo Girardi.
- No ano passado, por exemplo, foi de 16% o reajuste do salário regional - lembramos.
-Exatamente. E num ano em que estávamos com crise. Veja bem, 16% na folha de pagamento pesa bastante. Uma empresa com 10 funcionários ou paga o reajuste ou demite gente para poder se manter dentro dos custos que vinha trabalhando - explicou Girardi.
Outra novidade é sobre a data base. Era no mês de junho. Agora, veio para o mês de março.

APAVORADO
Notícia publicada pela grande imprensa de que a arrecadação federal cai 8,2% no trimestre, causou pavor no prefeito Getúlio Cerioli, de Lagoa Vermelha. “Para os municípios, é terrível. Pega a queda que se verificou na arrecadação dos municípios e soma com a queda da arrecadação federal. Isso vai provocar um estrago grande nas finanças dos municípios”, afirmou.

GENTE JOVEM
PSB de Lagoa Vermelha vai ganhando corpo pouco a pouco. Vai comendo pelas beiradas. Semana passada, informamos sobre a possibilidade de candidatura a vereador do jovem Mickail Sbróglio Muraro que ingressou no partido. Quem também passou a fazer parte do PSB é Herbson Carvalho (Binho), da Brigada Militar.

CENÁRIO DESALENTADOR
Valterez da Silva, presidente do SICOM, esteve participando do programa Bom Dia Cidade, na Rádio Lagoa FM. Escancarou um cenário altamente preocupante.
- No varejo, estamos vendo o fechamento dos balanços. Está se verificando uma queda de faturamento numa média 20% a 30%. Grandes redes no Brasil estão fechando lojas. Não houve uma loja do varejo que não tenha reduzido, procurando se adaptar à realidade atual.
- Cresceu também o número de recuperações judiciais - emendamos.
- Saíram os dados do Serasa na semana passada. Cresceram 114% as recuperações judiciais e falências no Brasil. Isso atinge, indiretamente, a indústria também porque está ali nosso cliente direto. Você acaba não recebendo porque isso é uma cadeia. O varejo não vende, não recebe do consumidor final e não paga a indústria que tem que pagar seus tributos, fornecedores e funcionários. Nossa economia está complicada. Temos a inflação que a indústria não está conseguindo repassar no momento. Temos aumento de impostos, inadimplência, retração de crédito - informou.
- Inadimplência cresceu muito? - procuramos saber.
- Muito, muito. Eu diria que cresceu mais de 10 vezes se compararmos com o ano de 2014. Aquele cliente que pagava em dia, está pagando no cartório. O que está pagando em cartório está renegociando. Não tem um que não esteja pedindo fôlego. Dados do Serasa, divulgados na semana passada, apontam que 41% dos brasileiros estão com as contas atrasadas - relatou Valterez.

É PRECISO DAR AS MÃOS
Presidente do SICOM, Valterez da Silva, aproveitou também para falar sobre a Escola do SENAI de Lagoa Vermelha.
- Foi uma conquista batalhada por muitos anos (mais de 20 anos), investimento alto de mais de 5 milhões de reais. Uma estrutura excepcional. Estamos com a primeira turma de alunos da parte técnica operacional. É um curso em que você realmente aprende, não é apenas para ter um diploma. Estamos buscando formar a segunda turma que são 25 pessoas que o SENAI exige. Temos uma turma com 25 e outra com 20. Tentamos fazer com que o SENAI iniciasse com 20 alunos. Porém, foram enfáticos em dizer que não iniciam com menos de 25. Temos feito uma campanha entre os associados para que as empresas coloquem pelo menos um. Temos cinco ou seis empresas que não tem nenhum aluno. E tem empresas que tem mais do que a lei exige. Esse é o momento de se ajudar. Se não existir demanda é bem fácil de o SENAI ir embora.

PANO PRA MANGA
“Quem já estava acostumado com os benefícios que a revitalização da Avenida Benjamin Constant proporcionou aos lagoenses, agora tem mais um motivo para admirá-la ainda mais. A secretaria municipal de Obras e Viação concluiu nesta semana a ampliação da pavimentação asfáltica que liga as avenidas Benjamin Constant e Petrópolis em uma extensão de mais 5.460 m². Já existe uma movimentação por parte de moradores do bairro Nunes com a intenção de sugerir a troca do nome do novo trecho asfaltado, hoje denominado Petrópolis, por Benjamin Constant. A ideia estaria baseada pela continuidade da via, com aparência de ser única. A proposta seguiria o modelo das outras duas avenidas, Afonso Pena e Presidente Vargas, que recebem o mesmo título ao longo de cada respectivo percurso”. Notícia transmitida pela prefeitura esta semana. Vai dar pano pra manga.

POLÊMICA À VISTA
Na quarta-feira à noite, quando encerrava a coluna, recebi ligação de um morador da Avenida Petrópolis. Mostrava-se indignado. Informou que os moradores daquela avenida são totalmente contra a mudança de nome.
- Imagine a série de transtornos que isso poderá causar com documentações. Registro de escrituras no Cartório, por exemplo. Endereço para correspondências e por aí vai. Calcule a confusão. Será que a prefeitura municipal não tem outra coisa para se preocupar? - protestou.

TRAGICÔMICO
Lamentável, sob todos os aspectos, o espetáculo proporcionado pela Câmara dos Deputados na votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Tragicômico, melancólico, deplorável! Um espetáculo circense. E a deputada aquela que afirmou que “o Brasil tem jeito e o prefeito da cidade mineira de Montes Claros, Ruy Adriano Borges Muniz, mostra isso para nós com sua gestão”? O tal indivíduo é marido dela. No dia seguinte a polícia federal o prendeu em razão de “rolos” com hospitais.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
18/03/2016
11/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Victor Hugo Muraro Filho
Advogado


Joel Anzolin Muliterno
Advogado


Marcos Roberto Nepomuceno

Outros Colunistas (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
Poder Público e entidades empresariais preparam a Expolagoa 2018
Na tarde de terça-feira, 14, na sede da CICAS, na presença da imprensa, o secretário da Indústria e Comércio, João Paulo Salvador, juntamente com o Sindilojas, Sicom, Cicas e Sindilojas, realizou o la (...)
Ricardo Machado compete em São Paulo
O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Machado participará, no próximo sábado, 18 de novembro, do MTB 12 Horas. A ser realizada em São Paulo, a competição de longa duração é considera (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes