Colunistas
 
 
Ademar Fagundes
Jornalista e Radialista
ademarfagundes@terra.com.br
 
 
06/05/2016
 
OMISSÃO
Foi realizada, na segunda-feira, audiência pública na Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha. Em debate, o estacionamento rotativo pago e transporte coletivo na cidade. A lamentar a pouca participação. Um número reduzido de pessoas compareceu. Aliás, isso se tornou uma praxe. Pessoal não é afeito a audiências públicas. Uma pena, pois dois assuntos da maior importância estiveram em discussão e que mexerão com a comunidade. Era a oportunidade para opinar, discordar e sugerir. Optou-se pela omissão.

GINCANA
Estacionamento pago, especialmente, é um assunto polêmico. As opiniões se dividem. Há os que são a favor e os que são contra. Uma coisa é certa, alguma coisa precisa ser feita. Do jeito que está não dá para continuar. Particularmente defendo estacionamento rotativo pago. E olha que tenho carro. Estacionar na Avenida Afonso Pena, em alguns trechos da Benjamin Constant, nas transversais entre Afonso Pena e Benjamin Constant e até em trechos da Nívio Castellano virou tarefa de gincana.

COMODISMO
Vereador Maurício Casarin criticou, de certa forma, o desinteresse da população em participar do debate sobre duas questões tão importantes e que dizem respeito à vida da comunidade (estacionamento pago e transporte coletivo).
- As pessoas não comparecem, não apresentam sugestões, não ajudam na busca da melhor decisão e depois ficam criticando pelo Facebook. Não é a melhor maneira. Assim, é muito cômodo - afirmou.

DEBATE MADURO
Vereador Maurício Casarin sobre o transporte coletivo.
- A questão da regularização do transporte coletivo urbano público e de qualidade é convergência de todos. Foi tratado como prioridade. Temos que fazer um debate maduro para que tenhamos uma tarifa adequada e transporte de qualidade com segurança.

FASE EMBRIONÁRIA
Sobre o estacionamento pago, Casarin comentou a posição dos que compareceram à audiência pública.
- A grande maioria foi a favor. Acha que é importante. Teve algumas manifestações contra. Foi justificado o motivo de ser contra. A principal razão levantada é que esse projeto está numa fase embrionária, ponto este com o qual convergi. Acredito que a prioridade agora é o transporte coletivo. Posteriormente, o estacionamento pago.

OAB CONTRA?
Tobias Franciscon, vice-presidente da OAB de Lagoa Vermelha, informou que houve consulta à categoria. Cerca de 50 se manifestaram. A maioria é contra o estacionamento pago. Tobias lamentou que apenas 50 advogados tenham se posicionado.

REEDUCAÇÃO
Frei Marcelo Carvalho, pároco da Paróquia Santo Antônio, ouvido pela Rádio Lagoa FM, recomendou que seja feito primeiramente um amplo trabalho de reeducação de nossa gente com relação as questões do trânsito. Não surtindo efeito, daí, sim, parte-se para o estacionamento pago. Citou situações em que pôde constatar desrespeito às normas de trânsito da cidade.
Com referência ao transporte coletivo, Frei Marcelo é de opinião que é necessário que se analise profundamente de que forma seria colocado em prática para que seja bom para todos, inclusive para a empresa contratada. Defende um estudo minucioso.

FARPAS
Partiram da vereadora Márcia do Carmo à administração municipal em entrevista à Rádio Lagoa FM.
- Tem que fazer leis e que não fiquem dentro da gaveta. Têm várias situações em que usam dinheiro público e que não tiram da gaveta. O Plano de Mobilidade Urbana foi um exemplo, espero que aquele que foi feito com a UPF (Planeja Lagoa) não seja outro. Com relação ao Plano de Mobilidade Urbana quero voltar a falar melhor com relação às reformas que estão sendo feitas em nossas avenidas. Vão ficar muitos boas, belas, mas se tem uma preocupação anterior a isso. É a questão da canalização. Fiz um questionamento à administração municipal: “Como é que ficariam essas questões se algumas são de responsabilidade da Corsan?”. Foi feito planejamento conjunto para que não seja preciso destruir de novo o asfalto? Num futuro próximo que seja preciso ser arrumado serão destruídas de novo as calçadas? As informações que se pede para administração municipal vem muito sucintas e vagas.

NENHUM CONFIRMADO
Surgiram quatro casos suspeitos de gripe H1 N1 em Lagoa Vermelha. Gerou grande preocupação. Não poderia ser diferente. Exames foram encaminhados a Passo Fundo para análise. Nenhum deles teve confirmação. Todos deram negativos. Informação foi dada pela enfermeira Fernanda Dal Castelli em entrevista à Rádio Lagoa FM. Em dado momento, circulava informação pela cidade de que havia um caso confirmado. Não passou de boato.

MUDANÇA DE NOME
Eduardo Melo (Dudu) reagiu com indignação à possibilidade de mudança de nome da Avenida Petrópolis para Avenida Benjamin Constant.
- Quando fui morar nessa rua (Avenida Petrópolis) nem calçamento tinha. O calçamento terminava no Polivalente. Depois foi calçada e agora asfaltada. Ficou uma maravilha, acabou com aquela buraqueira que existia. E agora que a avenida ficou bonita querem trocar de nome!!! Não justifica. Em primeiro lugar, não tem nada a ver com a Benjamin Constant. Acho que deve ser respeitado o nome que foi escolhido. Não foi ao acaso. Em segundo lugar, a parte histórica. É uma avenida que existe desde a década de 50. Nem vou entrar na questão dos transtornos com documentos de imóveis e endereço para correspondências. Ressalto apenas a parte histórica. Por que mudar uma coisa que está boa e que está certa? Quem deu essa ideia (troca de nome) não foi feliz. Vamos respeitar a história senão, de repente, algum maluco vai querer mudar até o nome de Lagoa Vermelha.

POR ENQUANTO...
Estado contratou empresas locais para a o transporte de alunos da rede estadual de ensino. Como se sabe, município de Lagoa Vermelha rompeu com o Estado por problemas de pagamento (Estado pagava somente uma parte). Só que se passaram dois meses e o Estado não pagou nada aos transportadores. Alguns já queriam deixar de transportar enquanto não houvesse pagamento. Idelso Pereira contornou a situação. Apelou para a intermediação do secretário municipal da Educação, José Leonir Telles Rodrigues. Foi mantido contato com Porto Alegre. Houve a promessa de que nos primeiros dias de maio ocorreria o pagamento. Idelso informou que, não ocorrendo o pagamento, será feita comunicação ao Estado, aos alunos e aos meios de comunicação. Depois disso é que se deixará de fazer o transporte.

IMPASSE
Nos últimos anos, o reajuste do salário dos trabalhadores nas indústrias da construção e do mobiliário tem sido anunciado no dia 1º de maio (Dia do Trabalhador). Este ano, não. Não houve acordo. Sindicato dos trabalhadores postula 12,5% e o sindicato patronal ofereceu 9,91% (inflação). Ariovaldo da Silva, presidente do Sintracom, acredita que tanto um lado como o outro possam ceder até se chegar a um acordo.

NA CHUVA
Ariovaldo da Silva tem cobrado do município melhoria nas paradas de ônibus. É para que os trabalhadores se protejam, especialmente, da chuva e do frio. Havia uma próxima ao trevo da BR 285 (Estádio Adão Castellano). Teve que ser deslocada por exigência do DNIT. Só que ficou praticamente na entrada do caminho que conduz à Hípica. E o ônibus não vai até lá. Trabalhadores embarcam ao lado da BR 285. Já imaginaram nos dias de chuva...
- Esses dias, temperatura de 5 graus e chuva, pessoal ao relento. A gente está pedindo, pedindo, pedindo (três vezes) e não é ouvido - queixou-se Ariovaldo.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
18/03/2016
11/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista


Juliana Chilanti Tonial
Advogada especialista em Direito Civil. Mestrada em Direito Ambiental - UCS


Ronaldo Santini
Deputado Estadual

Outros Colunistas (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
Poder Público e entidades empresariais preparam a Expolagoa 2018
Na tarde de terça-feira, 14, na sede da CICAS, na presença da imprensa, o secretário da Indústria e Comércio, João Paulo Salvador, juntamente com o Sindilojas, Sicom, Cicas e Sindilojas, realizou o la (...)
Ricardo Machado compete em São Paulo
O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Machado participará, no próximo sábado, 18 de novembro, do MTB 12 Horas. A ser realizada em São Paulo, a competição de longa duração é considera (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes