Colunistas
 
 
Ademar Fagundes
Jornalista e Radialista
ademarfagundes@terra.com.br
 
 
20/05/2016
 
DIA D
Chegou o dia do PDT de Lagoa Vermelha definir seu candidato a prefeito de Lagoa Vermelha para a eleição deste ano. Neste sábado, pela manhã, acontecerá a pré-convenção do partido com esta finalidade específica. O diretório (30 membros) é que vai escolher através do voto. Dois nomes na disputa: Sergio Menegaz e Maurício Casarin. A princípio, seriam três. Porém, Domingos Francescato acabou reconsiderando seu propósito inicial em nome da unidade do partido. Por volta do meio-dia de sábado, sairá a fumacinha branca.

EM VÃO
PDT desenvolveu um trabalho intenso no sentido de evitar a disputa. Teme possíveis sequelas. A ideia era ter um nome de consenso. Havia uma confiança muito grande de que esse objetivo seria alcançado. Havia quase que certeza. Acabou não vingando. A disputa vai ser no voto mesmo.

EPISÓDIO
Logicamente que o sonho de ser prefeito de sua terra prevaleceu tanto em um como em outro pré-candidato do PDT: Sergio Menegaz e Maurício Casarin. É o sentimento de ambos. Todavia, um episódio fez com que o clima interno do PDT entrasse em efervescência. Um dos candidatos encomendou uma sondagem (pesquisa) para tirar a temperatura junto aos eleitores sobre qual pré-candidato - dos três do PDT - recairia uma maior preferência. Com resultado favorável, o que encomendou a sondagem teria encaminhado a um órgão de imprensa. Isso gerou indignação por parte do outro pré-candidato. A temperatura subiu. As águas não estão tão calmas na praia do PDT.

ALGODÃO ENTRE CRISTAIS
Ganhe A ou ganhe B na pré-convenção do PDT, resquícios serão inevitáveis. Alguém sairá chamuscado. Essa a grande preocupação da direção do partido. Toda e qualquer disputa tem seus efeitos. Muitos terão que se organizar para servir de algodão entre cristais. A unidade do partido pode ser comprometida.

AMADURECIMENTO
Presidente José Duilio Grigol não teme divisão do partido. Pelo menos para efeito externo. Foi o que externou em entrevista à Rádio Lagoa FM (Bom Dia Cidade).
- A gente entende que é um processo democrático e muito maduro. Tenho a consciência absoluta que não vamos ter nenhum racha. PDT é um partido muito organizado - afirmou.

TEMPO SUFICIENTE
José Duilio Grigol salientou que o PDT procurou realizar a pré-convenção com bastante antecedência para ter tempo suficiente para aparar eventuais arestas que possam surgir desta disputa entre Sergio Menegaz e Maurício Casarin. Até nisso o PDT é organizado. As convenções dos partidos poderão ser feitas de 20 de julho a 5 de agosto.

SERÁ?
José Duilio Grigol coloca o PSB como partido aliado para a próxima eleição.
- Mas, o PSB não desembarcou da coligação? - perguntei surpreso.
- Desembarcou do governo Getúlio - respondeu em meio a uma risada.

DUAS PERGUNTAS
As duas perguntas que mais se ouve ultimamente: “Quem vai ser o candidato do PDT? Maurício Casarin ou Sérgio Menegaz?” e “Altair Ramos vai concorrer?”. Não passa um dia sequer em que essas perguntas não sejam formuladas. E é de uma forma geral, ou seja, de pessoas do meio político ou então da comunidade. Detalhe que chama atenção: quase ninguém pergunta se a oposição vai ter candidato ou não. A pergunta é se Altair Ramos vai concorrer. Uma das perguntas deixará de ser feita a partir de sábado com a definição do nome do PDT.

CONTINUA INDEFINIÇÃO
Escrevi na coluna anterior que havia acabado o mistério. Com o pedido de desincompatibilização de Altair Ramos da Secretaria da Fazenda do Estado e da presidência do Conselho Deliberativo do sindicato da categoria, a dedução foi de que estaria assumindo a condição efetiva de pré-candidato a prefeito. Na semana passada, em entrevista à Rádio Lagoa FM, manteve a indefinição. E não é onda, não. Está analisando muito bem os prós e os contra. Muito mais os contra.

QUESTÃO CRUCIAL
Altair Ramos não se faz de rogado e nem tenta desconversar. Fala com sinceridade. Admite que a questão financeira está pesando bastante. Qual seria? Caso concorra e vença a eleição, teria grande prejuízo em termos salariais. Teria que ficar unicamente com o salário de prefeito. Aliás, poderia optar entre o salário de prefeito e o do Estado. Não pode receber os dois ao mesmo tempo. E estaria impossibilitado de exercer a advocacia. Sofreria um prejuízo considerável. Convém salientar que seus dois filhos estão cursando Medicina. E só aí lá se vão mais de 12 mil reais mensais. Altair nunca escondeu que quer ser prefeito de sua terra. É um sonho. Porém, procura agir com os pés no chão.
- Eu não posso agir com a emoção. Devo agir com a razão - preconizou.

TEMPO PARA PENSAR
Na hipótese de ser eleito prefeito de Lagoa Vermelha, Altair Ramos abriria mão do salário de prefeito. Optaria pelo salário do Estado. É mais vantajoso. Isso já antecipou. Mesmo assim vive um grande dilema: concorre ou não.
- Ainda bem que tem até o início de agosto para definir. As convenções partidárias que oficializam as candidaturas poderão ser realizadas até o dia 5. Até lá tenho bastante tempo para uma decisão - ameniza.
Altair Ramos confessou que é impressionante o número de pessoas que perguntam se vai concorrer ou não.
- É a pergunta que mais ouço - contou.

FINALMENTE
Surtiu efeito a mobilização dos moradores das imediações do chamado “Trevo da Morte” (BR 285, proximidades ao Estádio Adão Castellano). Nesta segunda-feira, máquinas estavam no local para início das obras de reformulação do trevo. Em dois dias, a pista central da BR 285 foi bloqueada com o objetivo de chamar a atenção das autoridades competentes (DNIT). Valeu a pena.

PAIS DA CRIANÇA
Agora que estão saindo as obras de reformatação do “Trevo da Morte” não vão faltar muitos políticos se auto intitulando como pais da criança. Esperem pra ver.

HÁ UM ANO
Prefeito Getúlio Cerioli rememora notícia do dia 08/04/15 - há mais de um ano, portanto - em que administração municipal de Lagoa Vermelha convenceu o DNIT a alterar o trevo do Bairro Suzana. Cerioli exibiu notícia daquela ocasião.
- O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) cedeu ao apelo da administração municipal de Lagoa Vermelha e finalmente garantiu a execução das obras necessárias para alteração do trevo de acesso ao Bairro Suzana, na BR 285. Essa é uma antiga reivindicação dos moradores que visa proporcionar mais segurança, principalmente aos pedestres - dizia a notícia.
Prefeito Cerioli acentuou em entrevista à Rádio Lagoa FM que o que protelou o início das obras foi a falta de dinheiro que se abateu sobre o DNIT em seguida.

UMA GRANDE MULHER
Faleceu na quarta-feira Odila Sgarbossa, uma das mulheres mais fantásticas de Lagoa Vermelha. Humana, solidária, carismática, dona de uma alegria contagiante. Sempre de bem com a vida, alto astral. Tive o privilégio de fazer parte de sua imensa legião de amigos. Mais do que isso: considerava-me como um da sua família e, ao mesmo tempo, ela como da minha família. Irmã de Cursilho. Companheira, juntamente com seu esposo Valdir, de jantas, festas, viagens. Amiga do coração. Não raras vezes, nos momentos delicados pelos quais passei, ali estava a sua mão amiga para não deixar cair. Uma mulher extraordinária. É um momento de muita dor e tristeza. Lagoa Vermelha fica mais triste sem a sua presença.

QUE DROGA!
A gente entende que obras causam transtornos. São inevitáveis. Porém, na Avenida Afonso Pena está se repetindo o que aconteceu na Benjamin Constant. A empresa faz um pouco e para, faz um pouco e para. Que droga!
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
18/03/2016
11/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Terezinha do Carmo
Pedagoga


Grieco Rodrigo Bossardi
Doutorado em Administração - Professor Universitário - Contador


Joel Anzolin Muliterno
Advogado

Outros Colunistas (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
Poder Público e entidades empresariais preparam a Expolagoa 2018
Na tarde de terça-feira, 14, na sede da CICAS, na presença da imprensa, o secretário da Indústria e Comércio, João Paulo Salvador, juntamente com o Sindilojas, Sicom, Cicas e Sindilojas, realizou o la (...)
Ricardo Machado compete em São Paulo
O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Machado participará, no próximo sábado, 18 de novembro, do MTB 12 Horas. A ser realizada em São Paulo, a competição de longa duração é considera (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes