Colunistas
 
 
Ademar Fagundes
Jornalista e Radialista
ademarfagundes@terra.com.br
 
 
27/05/2016
 
RESTOU UMA
Agora já se sabe quem será o candidato a prefeito pelo PDT. Sérgio Menegaz venceu na pré-convenção do partido sábado passado. A convenção do partido oficializará seu nome. Deixa de ser feita uma das perguntas mais insistentes dos últimos meses. Agora, ficou somente uma pergunta no ar: “Quem será o candidato da oposição?”. Aliás, a pergunta tem outra roupagem: “Altair vai concorrer?”. Todas as atenções estão voltadas para Altair Ramos.

EXPERIÊNCIA
Numa disputa, vários fatores são levados em conta. No caso de Sérgio Menegaz e Maurício Casarin, um dos que pesaram bastante foi a experiência. Próprio Sérgio Menegaz admitiu em entrevista à Rádio Lagoa FM (Bom Dia Cidade) que a sua caminhada foi um dos fatores determinantes de sua vitória. No dia a dia, ouvimos de muitas pessoas, inclusive identificadas com o nome de Maurício Casarin, que ainda não seria o seu momento de ser o prefeito de Lagoa Vermelha.

ATROPELOU
Maurício Casarin admitiu que contratou sondagem de opinião pública (pesquisa) para aferir a aceitação ou não de seu nome junto ao eleitorado. Tinha como objetivo tirar a temperatura. Pelo que foi comentado aqui e ali (divulgação não é permitida quando não há o registro na Justiça Eleitoral) seu nome se sobrepôs a vários outros nomes com larga margem. Teria atropelado, segundo comentários que ouvimos de simpatizantes à sua candidatura.

NÚMEROS
Na pré-convenção do PDT foram concedidos 10 minutos para que cada um dos candidatos se manifestasse. A certa altura, dentro de suas argumentações, Maurício Casarin se valeu de dados da sondagem que havia encomendado:
- Lá fora, seis mil pessoas querem que eu seja prefeito. Metade do diretório quer que eu seja prefeito. Tenho a menor rejeição.

RESPALDO
Na entrevista que concedeu à Lagoa FM, Maurício Casarin foi abordado sobre essa afirmação relativa à sondagem.
- Isso não é uma afirmação minha apenas. São as pesquisas que tanto eu fiz como outros partidos e que tive acesso. Quando tem todo esse apoio é porque você não lança uma candidatura só por lançar.
- Foi isso que embalou sua candidatura? - perguntamos.
- Foi todo meu histórico. Tenho 15 anos de PDT. Fui a pessoa que mais teve acesso às secretarias (municipais). Ocupei quatro secretarias e mais a chefia de gabinete. Isso faz com que me sinta preparado para administrar Lagoa Vermelha.

NÃO HÁ TRANSFERÊNCIA
- De acordo com as sondagens (pesquisas), pelo que vazou, seu nome seria disparadamente o preferido junto ao eleitorado. De que forma o resultado da pré-convenção pode refletir nisso? - perguntamos a Maurício Casarin.
- Nós sabemos que não há voto de transferência. Agora, é claro, que sentaremos e conversaremos com o grupo do PDT para vermos como o Maurício poderá ajudar o partido. Com certeza, reivindicarei as ideias e projetos que eu tinha, caso saísse como pré-candidato do partido.

ARGUMENTO
Sérgio Menegaz foi indagado sobre a afirmativa de Maurício Casarin de que 6 mil pessoas o queriam como prefeito e que possui a menor rejeição junto ao eleitorado.
- Cada candidato leva seus argumentos. São argumentos próprios de uma disputa. É como disse, tanto eu como o Maurício, teria condições de ser candidato a prefeito e de ter um resultado positivo. Não resta dúvida. É pela qualidade que temos em nosso partido. Acredito que ele possa ter essa menor rejeição e essa quantia de votos. Dentro de um universo de 15mil/16 mil votos, seria uma votação que ele já teria de início.

TRANSFERÊNCIA DE VOTOS
Maurício Casarin disse não acreditar na transferência de votos numa alusão aos que se identificam com seu nome.
- Isso é relativo porque a campanha não será longa agora. Quando houver a definição dos demais partidos, as pessoas começam a se posicionar frente aos candidatos postos. Vejo com muita propriedade aquele trabalho que foi feito até agora e que nos garante uma votação. Essa questão de transferência ou não depende do momento e de várias circunstâncias. Acho que teremos sucesso e o Maurício estará conosco. Questão de rejeição, nós não podemos nunca ter unanimidade. O que preocupa é um índice elevado de rejeição e não um índice médio - comentou Sérgio Menegaz.

DESCONFORTO
- Apuramos que ficou bastante contrariado pelo fato de ter sido encaminhada uma pesquisa (sondagem) a um órgão de imprensa que apontava Maurício Casarin com uma preferência maior com larga vantagem sobre o senhor e Domingos Francescato. Foi um momento em que o clima interno do PDT ficou um pouco pesado. Criou-se certo desconforto - apontamos.
- Não aconteceu dessa forma que foi colocado. Efetivamente nos opusemos a essas questões. Fomos contra essas manifestações. No entanto, cada candidato fazia o seu trabalho para a obtenção de votos junto aos convencionais. Entendemos que a pesquisa (sondagem) quando você coloca 9 ou 10 nomes para escolha é uma coisa. Quando você coloca 2 ou 3 nomes para escolha é outra coisa. A sondagem é diferente. Foi nesse sentido que me manifestei. De certa forma, imaginei que poderia causar desconforto aos convencionais. Porém, nada que pudesse provocar um maior transtorno - esclareceu Sérgio Menegaz.

ESPETÁCULO À PARTE
Cilon Lima é uma figura folclórica de nossa política. Diz na lata o que pensa e acha. Nada de rodeios. Tem um linguajar bem simples e popular. Suas manifestações são entremeadas de muitas tiradas bem engraçadas. Pessoal gosta de ouvi-lo. Na pré-convenção do PDT fez os presentes rirem bastante. Com isso, descontraiu um ambiente tenso e pesado que se apresentava com a disputa entre Casarin e Menegaz. Foi um espetáculo à parte. Cilon Lima disse que se habilitou como candidato na pré-convenção como alternativa de conciliação.

PP COM ALTAIR?
Simone Leite, presidente da Federasul e ex-candidata ao Senado pelo PP, tomou conhecimento que Altair Ramos se encontrava em Porto Alegre esta semana e ligou, dizendo que tinha interesse em conversar com o mesmo. Altair conversou com Simone. Dessa conversa, Simone fez questão que Altair Ramos mantivesse encontro com Celso Bernardi, presidente estadual do PP. Simone justificou que Bernardi fazia questão de conversar com Altair. E aconteceu esse encontro. Mantivemos contato com Altair Ramos para saber sobre o que girou esses encontros com Simone Leite e Celso Bernardi. Altair manteve-se muito reservado e discreto. Disse apenas que foi “uma conversa bem interessante” a que manteve com Bernardi. Nada mais do que isso.

APROXIMAÇÕES
Quem também fez questão de conversar com Altair Rech Ramos foi a vereadora Márcia do Carmo (PSB). E a iniciativa partiu da própria Márcia. Outro que procurou Altair nestes últimos dias foi Adriano Dolzan (PSDB).

DEFINIÇÃO
Esta semana perguntei a Altair Rech Ramos até quando poderia ter uma definição se concorreria ou não a prefeito de Lagoa Vermelha. Respondeu que até o dia 10 de junho deve ter uma posição. Até porque corre contra o tempo. Altair age com extrema cautela. Tem andado por todos os locais para sentir como se apresenta o quadro. Tem feito uma leitura bem interessante.
Dedução do colunista: Altair Ramos vai concorrer.

VALEU A PENA
Pedimos que Aline Almeida de Souza definisse numa frase como se sentiu como 2ª Prenda do Rio Grande do Sul (entregou a faixa no final de semana passada).
- Uma experiência inenarrável - sintetizou.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
18/03/2016
11/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Oscar Menna Barreto Grau
Médico Veterinário


Ademar Fagundes
Jornalista e Radialista


Marcos Roberto Nepomuceno

Outros Colunistas (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
Poder Público e entidades empresariais preparam a Expolagoa 2018
Na tarde de terça-feira, 14, na sede da CICAS, na presença da imprensa, o secretário da Indústria e Comércio, João Paulo Salvador, juntamente com o Sindilojas, Sicom, Cicas e Sindilojas, realizou o la (...)
Ricardo Machado compete em São Paulo
O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Machado participará, no próximo sábado, 18 de novembro, do MTB 12 Horas. A ser realizada em São Paulo, a competição de longa duração é considera (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes