Colunistas
 
 
Ademar Fagundes
Jornalista e Radialista
ademarfagundes@terra.com.br
 
 
03/06/2016
 
FRAUDES?
Promotor de Justiça, Felipe Lisboa Barcellos, informou, em entrevista à Rádio Lagoa FM (Bom Dia Cidade), que foram formalizadas denúncias junto ao Ministério Público e à Justiça Eleitoral de que teriam ocorrido possíveis fraudes de domicílio eleitoral em Muliterno no recadastramento recentemente concluído.
- Temos um expediente para apurar se, realmente, ocorreu essa fraude na alteração dos domicílios. Se for constatado, providenciar na responsabilização dos participantes. Temos que verificar as pessoas que transferiram títulos, as circunstâncias e a documentação apresentada para poder apurar melhor - disse.

APROFUNDAMENTO
Dr. Felipe Barcellos esclareceu que a irregularidade se caracteriza quando a pessoa não é daquele município, não tem qualquer tipo de vínculo e fez a transferência de título para aquela localidade apenas por questão de interesse eleitoral de um ou outro possível candidato ou partido.
- Há indícios de que situações irregulares teriam ocorrido? - perguntamos.
- Na verdade, ainda estamos em fase de apuração. Inicialmente precisamos verificar se há vínculo ou não. A documentação inicial aponta para inexistência de vínculo, mas teremos que fazer um aprofundamento das investigações - informou.

MEDIDAS CABÍVEIS
Perguntamos também ao Dr. Felipe Barcellos quais seriam as medidas cabíveis, caso se confirmem situações irregulares.
- Tem a questão da adequação do título, a responsabilização eleitoral, eventual falsidade. Seriam crimes eleitorais e penais - respondeu.

É DEMORADO OU NÃO?
Da mesma forma, indagamos Dr. Felipe Barcellos como é que é feito esse trabalho de investigação.
- No caso da Justiça Eleitoral, que é de âmbito federal na nossa distribuição de competências, a responsabilidade é da Polícia Federal para a realização das diligências. Serão pedidas diligências. Depois tem os trâmites normais. Às vezes, um pouco mais rápido ou mais demorado.
Promotor de Justiça acrescentou que as denúncias partiram tanto da oposição como da situação de Muliterno. Quer dizer, dos dois lados.

OUTRAS DENÚNCIAS
Promotor de Justiça, Felipe Barcellos, informou também que o Ministério Público também está averiguando duas denúncias referentes à Capão Bonito do Sul. Uma se refere a transporte irregular de pacientes e a outra à compra de uma máquina. A máquina teria sido comprada como nova, mas que na verdade não era nova.
- Na verdade, são dois expedientes já findos no Ministério Público. São referentes ao período de 2010/2012. O primeiro deles é de transporte de pacientes para Passo Fundo. Houve apontamento pelo Tribunal de Contas num primeiro momento e a documentação instruída no Ministério Público indicava que a contratação teria ocorrido de maneira irregular, sem o devido processo licitatório. Busca-se a responsabilização dos agentes políticos e das empresas envolvidas nessa situação. Está na fase de notificação dos demandados para apresentarem sua defesa judicial.

CASO DA MÁQUINA
Com relação à compra da máquina, Dr. Felipe Barcellos também detalhou.
- É uma situação já antiga. Refere-se ao ano de 2012. Tivemos expediente próprio no Ministério Público e também apontamento paralelo pelo Tribunal de Contas do Estado de possível irregularidade na compra dessa máquina. Nesse caso, ocorreu o processo licitatório, mas há um indicativo de que poderia ter ocorrido direcionamento na licitação e com características que foram apontadas, inicialmente, pelo Tribunal de Contas do Estado e na verificação pelos servidores do Ministério Público, de que essa máquina poderia não ser nova. Tratava-se de uma máquina usada, mas apresentada como nova.

TODO MUNDO QUER
Comentário que corria solto esta semana pela cidade: PTB de Lagoa Vermelha tem vários nomes que querem ser vice de Sérgio Menegaz (PDT) para a eleição municipal desse ano. Seriam eles: Ana Catarina Lenzi Pacheco, vereador Valdir Pomatti e o ex-prefeito Eli Pegoraro. Pode aparecer mais pretendente.

SE NÃO FOR...
Há praticamente consenso em termos de opinião pública de que o único nome que pode fazer frente a Sérgio Menegaz é Altair Rech Ramos.
- Se não for Altair, não tem qualquer outro nome que ameace Sergio Menegaz - é o que é dito de forma unânime na opinião pública.

ARTICULAÇÕES
É o que Altair Rech Ramos tem feito. Indícios mais do que claros de que deve mesmo concorrer a prefeito. Nos últimos dias, conversou com Gustavo Bonotto e Leandro Borges, da ala jovem do PP. Andou batendo papo também com Benito Argenta, Luiz Carlos Kramer, Rosalino Vieira e Clóvis Neckel. Tem mantido contato também com Cláudio Damin Júnior. Andou se encontrando com Ivan Barreto (DEM) e com o vereador Ricardo da Rosa (PMDB).

SEM CHANCE
Andaram me assoprando durante a semana que setores do Partido dos Trabalhadores (PT) estariam tentando fazer a cabeça de João Vicente Barreto da Costa para concorrer a prefeito. Sinceramente não acredito que vingue essa ideia. Sem chance. PT perdeu muito da sua força em Lagoa Vermelha. Deve continuar aliado ao PDT.

SILÊNCIO ABSOLUTO
Tentamos contato telefônico com o vereador Mauricio Casarin na quarta-feira pela manhã. Deu na caixa postal. Após o meio-dia, recebemos uma mensagem.
- Meu caro! Peço desculpas, mas ainda não quero me manifestar. Obrigado pelo seu entendimento. Abraço.

FICA A CURIOSIDADE
Gustavo Oliveira não é mais assessor de imprensa da prefeitura de Lagoa Vermelha. Prefeito Getúlio Cerioli sentiu sua saída. Baita profissional, muito competente. A pergunta que não quer calar: para onde vai? Sou muito amigo do Gustavo, mas nem eu fiquei sabendo. Gustavo é reservadíssimo. Não abriu o jogo. Como o ser humano é muito curioso, procuramos descobrir. E descobrimos. Sem ajuda do passarinho. Só que não é para divulgar agora, atendendo pedido de outro grande amigo. Ele pediu para esperar um pouco mais. Uma coisa é certa: não é rádio como muitos imaginavam. Ah, permanece na cidade.

SALÁRIO DOS AGENTES POLÍTICOS
Tramita na Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha Projeto de lei que fixa subsídio dos agentes políticos para o próximo mandato: prefeito, vice-prefeito, secretários municipais. Mesa Diretora apresentou o projeto fixando subsídio nos valores praticados atualmente. Se aprovado, o custo com subsídios de vereadores aumentará em aproximadamente R$ 8 mil por mês, já que na próxima legislatura serão 11 vereadores.
Bancadas do PDT, PSB e PTB querem reduzir o salário dos vereadores. A intenção é absorver o custo dos dois vereadores adicionais, uma economia superior a R$ 360 mil em quatro anos.
Na sessão de terça-feira, houve acalorada discussão entre os vereadores Ranyeri Bozza e Adriano Dolzan. Jogo pesado. Agressões verbais. Subiu a temperatura.

RADAR MÓVEL
Tenente Ferreira concedeu interessante entrevista à Rádio Lagoa FM (Bom Dia Cidade). Abordou vários assuntos. Matéria especial nesta edição da Folha do Nordeste destaca os principais pontos.
Foi indagado se tem sido registrado um grande número de autuações através do radar móvel.
- A cada 15 dias, filmagens são levadas à prefeitura para serem baixadas. Último levantamento registra que foram fiscalizados pelo radar 6.382 veículos. Isso somente em 2016. Desse total, 340 estavam acima da velocidade permitida. Porém, nem todas as fotos são aproveitadas. Às vezes, pega o reflexo do flash do radar e que atrapalha a leitura da placa ou então pega somente a metade da placa. As multam que foram homologadas chegam a 284 - informou.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
18/03/2016
11/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Grieco Rodrigo Bossardi
Doutorado em Administração - Professor Universitário - Contador


Ronaldo Santini
Deputado Estadual


Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista

Outros Colunistas (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
Poder Público e entidades empresariais preparam a Expolagoa 2018
Na tarde de terça-feira, 14, na sede da CICAS, na presença da imprensa, o secretário da Indústria e Comércio, João Paulo Salvador, juntamente com o Sindilojas, Sicom, Cicas e Sindilojas, realizou o la (...)
Ricardo Machado compete em São Paulo
O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Machado participará, no próximo sábado, 18 de novembro, do MTB 12 Horas. A ser realizada em São Paulo, a competição de longa duração é considera (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes