Colunistas
 
 
Ademar Fagundes
Jornalista e Radialista
ademarfagundes@terra.com.br
 
 
10/06/2016
 
SALÁRIO DOS VEREADORES
Está tramitando na Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha Projeto de lei que fixa os novos valores dos subsídios (salários) para os agentes políticos: prefeito, vice, secretários municipais e vereadores. Com relação ao dos vereadores, Mesa Diretora apresentou proposta no sentido de que fossem mantidos os mesmos valores atuais (cerca de 3 mil e 700 reais), ou seja, sem qualquer reajuste. Vereadores Ranyeri Bozza e Maurício Casarin informaram, em entrevista à Rádio Lagoa FM, que as bancadas do PDT, PTB e PSB teriam apresentado uma emenda

ELES EXPLICAM
Ranyeri Bozza e Maurício Casarin detalharam a emenda.
- Gasto mensal hoje chega a 33 mil reais. Com 11 vereadores na próxima legislatura, esse custo se elevaria para aproximadamente 40 mil reais. Em quatro anos daria um gasto na faixa de 390 mil reais.
As bancadas do PDT, PTB e PSB sugerem uma emenda no sentido de que se diluísse o custo de 11 vereadores entre os 9. Com isso, pelo que é argumentado, o gasto com mais dois vereadores seria absorvido e não elevaria os gastos.

SOU DO TEMPO...
Presidente da Câmara de Vereadores, Clóvis Neckel, foi para o contraponto. Usou uma metáfora.
- “Sou do tempo em que se podia confiar nos gaiteiros. Algumas pessoas foram contratadas para tocar o baile e que, na verdade, ficaram na portaria para receber o cascalho maior. No final do baile querem ditar as regras. Não é dessa forma que se conduz a Casa do Povo”.
Neckel informou que os dois vereadores (Maurício e Ranyeri) não participaram das reuniões das comissões para tratar do assunto.

DEMONIZAR
Clóvis Neckel estava incomodado.
- Quando o projeto (subsídios dos vereadores) entrava em discussão nas sessões da Câmara, os dois vereadores (Ranyeri e Maurício) afirmavam que não estavam prontos para discuti-lo. Na sessão seguinte, em que o assunto voltava à pauta, não compareciam. Na sessão da semana passada, vereador Ranyeri pediu vistas do projeto para analisá-lo. O que questiono é o fato de se fazer uma política tentando demonizar um grupo e santificar o outro. E veja bem, até então, essa emenda não chegou até à Mesa Diretora. Isso é o que me indigna.

TINHAM CONHECIMENTO
Lírio Leão, assessor jurídico da Câmara de Vereadores, esclareceu.
- Antes de apresentar o projeto distribuímos uma cópia para cada vereador. Após apresentação, se abriu discussão. Todos os vereadores tinham o projeto em mãos e tiveram tempo para fazer suas análises, discutir e chegar com uma posição às reuniões das comissões e no plenário, que é onde se discute. O fórum de discussão é de acordo com o regimento interno. Até agora não chegou nenhuma emenda até a Casa. Fala-se dos autores da emenda. Tem partido apontado dizendo que não assinou.

NEM A CORREÇÃO
Prosseguiu Lirio Leão.
- A discussão que se faz foi analisando os dados. E considerando esse impacto com a chegada de mais dois vereadores, não fizemos nem a correção para o próximo ano. Estabelecemos o mesmo valor atual. Nem a correção que se projeta em torno de10%.

OUTRA PREOCUPAÇÃO
Lirio Leão fez uma observação.
- O projeto que tem como proposta inicial manter os mesmos valores de salários dos agentes políticos está causando preocupação no Executivo Municipal. Hoje o teto dos salários dos servidores públicos é o salário do prefeito. Os médicos estão muito próximos do salário do prefeito. Se limitarmos o salário do prefeito no valor que está, na próxima correção que acontecer o Executivo vai ter problemas porque vai ter que reduzir salário de médicos ou não dar aquilo que é um direito deles. Executivo está gestionando para que atentem para essa situação. E nós não podemos criar um problema para o próximo prefeito. Temos que agir com responsabilidade.

RESPEITO
Suplente de vereador Tejo promoveu um abaixo assinado para que houvesse redução de salários dos agentes políticos. Informa que obteve mais de 1400 assinaturas e que se quisesse conseguiria 10 mil. Protocolou na Câmara de Vereadores. E ficou por isso mesmo. Não se falou mais nada. Em entrevista à Rádio Lagoa FM, protestou.
- Propus que chamassem as entidades e a população para uma audiência pública para debater qual seria o salário justo para prefeito, vice, secretários e vereadores. Ninguém falou nada. Está tudo quieto. Não há transparência. A Câmara tem que ter respeito, no mínimo, comigo que fiz 476 votos. Ou, então, respeito para com as pessoas que assinaram.

PROJETO POPULAR
Lirio Leão explicou sobre o abaixo assinado.
- Poderia ser apresentado um Projeto Popular. Acho que não conseguiram número suficiente de assinaturas.
- Qual seria o número suficiente? - perguntamos
- Não estou bem lembrado, mas acho que são 5% da população. Eu já havia esclarecido em outra oportunidade que se chegasse um Projeto Popular à Câmara de Vereadores iria tramitar como um projeto normal. Assumi, inclusive, esse compromisso. O abaixo assinado que chegou à Casa foi como sugestão. Levamos à presidência para discussão quando a matéria entrasse em pauta. Numa primeira discussão houve análise e se decidiu que deveria acompanhar o processo nos debates. Numa segunda discussão, na reunião das comissões, acabou sendo arquivado - relatou.

DEBOCHE
Recebi mensagem de texto do advogado André Freitas sobre essa polêmica dos salários dos agentes políticos.
- Em tempo: como forma de fazer justiça é importante dizer que a demagogia vem de dois grupos: os que querem reduzir os salários e também dos que querem manter os atuais salários. É inadmissível hoje, às vésperas das eleições, queiram os vereadores passar ao eleitorado uma imagem de que estariam preocupados com o aumento dos custos, oriundo da chegada de mais dois integrantes na Casa do Povo. Não tiveram essa preocupação quando agiram contra toda a opinião pública e sem qualquer alarde. Aprovaram o aumento (número de vereadores). Agora que arquem todos com o preço político que assumiram em 2013. É um deboche à memória da população.

NOVAS ARTICULAÇÕES?
No domingo me assopraram que havia ocorrido uma reunião entre PTB, PP e DEM. Durante a semana, outra informação dava conta que PTB e DEM procuraram o PP. Pelo que se denota tem gente do PTB que não estaria muito a fim de continuar com o PDT.

QUE CHURRASCO!
Jovens advogados da OAB de Lagoa Vermelha estiveram participando do Encontro Nacional do Jovem Advogado em Porto Alegre. Lá compareceram Tobias Franciscon, Lírio Leão, Dante Dal Castelli Neto, Luiz Otávio Ribeiro, Fernando da Rosa, Sandro Zanin e Leonardo Dal Paz. Foram encarregados do churrasco sábado ao meio-dia. Havia jovens advogados de vários estados. Pessoal ficou deslumbrado pela qualidade do churrasco. Carne e espetos (de pau) foram levados daqui. Brotaram rasgados elogios.

O QUE FOI DITO
- Pessoal, passando a emoção do evento, mas com o coração ainda em lágrimas, gostaria de prestar uma penhorada homenagem aos colegas e amigos de Lagoa Vermelha que tiveram a sensibilidade, carinho e disposição de nos brindar com este FENOMENAL churrasco de encerramento dos nossos trabalhos - Antonio Zanette, presidente da Comissão Especial do Jovem Advogado/RS.
- O churrasco de Lagoa Vermelha é o melhor do Mundooo!!!
Foi dito isso em CORO!!! - Gabriela de Freitas Vissirini (Porto Alegre).
- Tchê! Tenho que reconhecer. Que churrascada de respeito!!! Parabéns, guris! - Bibiana Peña (Rio Grande)
- Tobias Franciscon perguntou: “Será que o mineiro/poeta, Dr. Moysés Monteiro, gostou do churrasco?”.
- Pergunta boba é essa, amigo Tobias. Até um vegano se apaixonaria por aquele churrasco - respondeu Moysés Monteiro.
- Churrasco de Lagoa Vermelha, considerado o melhor churrasco do mundo. Eu assino embaixo - Keilly Amorim (Sapucaia do Sul).
Houve manifestações também de outros estados.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
18/03/2016
11/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Juliana Chilanti Tonial
Advogada especialista em Direito Civil. Mestrada em Direito Ambiental - UCS


Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista


Victor Hugo Muraro Filho
Advogado

Outros Colunistas (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
Poder Público e entidades empresariais preparam a Expolagoa 2018
Na tarde de terça-feira, 14, na sede da CICAS, na presença da imprensa, o secretário da Indústria e Comércio, João Paulo Salvador, juntamente com o Sindilojas, Sicom, Cicas e Sindilojas, realizou o la (...)
Ricardo Machado compete em São Paulo
O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Machado participará, no próximo sábado, 18 de novembro, do MTB 12 Horas. A ser realizada em São Paulo, a competição de longa duração é considera (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes