Colunistas
 
 
Ademar Fagundes
Jornalista e Radialista
ademarfagundes@terra.com.br
 
 
17/06/2016
 
FUMACINHA BRANCA
Saiu uma primeira fumacinha branca em termos de alianças para as eleições municipais deste ano em Lagoa Vermelha. PSB tomou posição em reunião no final de semana que passou. Vai de PDT. Foi o que informou o presidente do partido Rangel Vinicius Guedes em entrevista à Rádio Lagoa FM na terça-feira. Muitos imaginavam que PSB se aliaria à corrente que se identifica com a possível candidatura de Altair Rech Ramos.

DECISÃO DIFÍCIL
- PSB reuniu Executiva e consultou históricos do partido. No fim de semana chegamos ao fim de um longo debate que se estendeu por meses (desde o início do ano) - informou Rangel Vinicius.
- Não foi fácil a decisão - cutucamos.
- Na verdade, foi uma decisão difícil. Partido teve um debate com os dois grupos: oposição e com o que administra atualmente o município. Também tivemos reunião com o PTB. Depois de colher todas as informações, as perspectivas, os objetivos chegamos a uma decisão.

O QUE TERIA PESADO?
- Pergunta que se impunha ao presidente do PSB: “O que teria pesado na decisão?”.
- São vários elementos. Nós tivemos uma situação política nessa gestão, precisamente com a administração municipal, o que levou a nos retirarmos do governo municipal. Contudo, prevaleceu o diálogo com o PDT por uma proximidade ideológica e pela visão com relação ao que se deve construir no município. A seriedade com que o município vem sendo administrado foi importante nesse debate. Além de um novo capítulo na discussão em que conseguimos construir de forma muito positiva com o PDT e com Sergio Menegaz. Até nos surpreendeu positivamente.

COM O PREFEITO
- PSB se rebelou por ter sido ignorado pelo prefeito Getúlio Cerioli. Daí a decisão em se retirar da administração municipal. Porém, o presidente do PDT, José Duilio Grigol, sempre sustentou que o PSB “brigou” com o prefeito e não com o PDT - assinalamos.
- Exatamente. Tivemos discordâncias na forma de condução, de participação dos partidos aliados, na forma de que a população poderia ser mais ouvida na definição das prioridades da administração municipal. Achamos que deveriam ter sido mais democráticas as decisões. Com a construção do debate com PDT, especialmente com o candidato Sérgio Menegaz, percebemos que essa possibilidade existe. Tivemos uma conversa muito clara e muito franca - acentuou Rangel Vinicius.

CONFIRMADO
Nenhuma surpresa. Acabou se confirmando aquilo que era uma certeza na opinião pública. PTB de Lagoa Vermelha decidiu, em pré-convenção na quarta-feira à noite, continuar aliado ao PDT. Foi a segunda fumacinha branca da semana em termos de aliança.

FICOU PARA 2ª-FEIRA
Três nomes do PTB pleiteiam ser vice de Sérgio Menegaz: Ana Catarina Lenzi Pacheco, Zeferino Marcante e Valdir Pomatti. A escolha não saiu na quarta-feira porque Pomatti não estava presente. É motorista da Secretaria Municipal da Saúde e se encontrava em Porto Alegre. Seria concedido espaço para que cada um dos candidatos se manifestasse. Decisão sai nesta segunda-feira, às 18horas e 30 minutos.
NOME DE CONSENSO
Atendendo sugestão de um membro do diretório, presidente do PTB, Baldoino Zotti, vai tentar costurar um nome de consenso para ser vice de Sérgio Menegaz. Para tanto definiu cinco nomes do diretório para se reunirem antes do fechamento da pré-convenção na 2ª feira para conversar com os três candidatos. PTB quer evitar a disputa no voto. Teme sequelas.

RECONSIDEROU
Ana Catarina Lenzi Pacheco se manifestou na pré-convenção do PTB. Disse que havia comunicado ao partido que não iria concorrer à vice-prefeita novamente. Era uma decisão tomada. Porém, pelo que informou, esposo Eraldo recebeu apelos de membros do próprio PTB e de outros partidos (seriam do PDT?) para que Ana concorresse. Eraldo deu força. Ana reconsiderou sua decisão inicial e está no páreo.

NEM PENSAR
Não convidem, em hipótese alguma, Braulio Guedes e Izaias Baldissera para sentarem à mesma mesa. Nem cogitem. Na pré-convenção houve uma refrega entre ambos.

SE...
PTB e PDT não formalizaram documento sobre que condições ambos estarão aliados. Ainda será firmado. De repente, pode haver uma reviravolta. Podem não chegar a bom termo.
- Se isso acontecer, arrumamos um candidato de oposição e vamos ganhar deles - afirmou Eli Pegoraro.
Eli deixou transparecer que encararia esse desafio.

RECOMENDAÇÃO
Foi o que Eli Pegoraro fez ao seu partido.
Tudo o que vocês queiram acertar, falem diretamente com o Sérgio Menegaz. Tem que ir direto nele.

POR QUE SERÁ?
Pergunta que surge ao natural: “Por que tanta gente do PTB queria ser vice de Sérgio Menegaz?”. A princípio eram cinco ou seis nomes, admitiu o presidente do partido Baldoino Zotti. Essa é a “disputa” interna mais aguçada no momento. Bráulio Guedes, segundo Baldoino Zotti, desistiu. O mesmo ocorreu com Eli Pegoraro.

NO ÍNTIMO
O que se sabe é que no fundo, no fundo (íntimo) o PDT quer mesmo Ana Catarina Lenzi Pacheco como vice de Sérgio Menegaz. Não é admitido publicamente, mas é o que se sente nas entrelinhas.

NÃO PROSPEROU
Pelo que se ouve aqui e ali nos bastidores da política local, Eli Pegoraro queria candidatura própria do PTB a prefeito. Teria se reunido com DEM e com PP. Não encontrou eco. Sua ideia não prosperou. Não teve respaldo. Sendo assim, admitiu ser vice de Menegaz, mas acabou desistindo.

2017?
- A Comissão Especial dos Municípios Sem Acesso Asfáltico, presidida pelo deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) na Assembleia Legislativa, realizou audiência pública em Santo Expedito do Sul. O evento debateu a pavimentação para Santo Expedito e Tupanci do Sul, que pertencem à Associação dos Municípios do Nordeste Rio-grandense (Amunor), e Capão Bonito do Sul, da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser).
Engenheiro Júlio Zanella, do Daer, presente à reunião, informou que Santo Expedito do Sul possui contrato para reinício das obras. “No momento, a de Santo Expedito do Sul deve ser dada ordem de início em 2017”, disse.

“BOMBARDEADO”
Ao anunciar a obra de Santo Expedito do Sul para 2017, Zanella foi questionado por Ilton Nunes, do Corede/Nordeste.
- O senhor tem por escrito?
- Recebi uma ligação de Porto Alegre – respondeu Zanella
Os presentes acharam que estaria “saboneteando”. A partir disso, foi literalmente “bombardeado” pelos presentes que extravasaram sua indignação diante de mais uma promessa um tanto que vaga. Ninguém acreditou.

MENTIRA
Ilton Nunes foi entrevistado pela Rádio Lagoa FM (Bom Dia Cidade). Confirmou tudo.
- Foi isso que aconteceu. A gente respeita o trabalho que a Assembleia Legislativa vem realizando, visitando a região. No entanto, revolta. Chega ao ponto que a gente acaba explodindo. Foi o que aconteceu nessa audiência pública – comentou.
- Na verdade, o pessoal está cansado de ser enrolado - sublinhamos.
- Você resumiu tudo o que eu queria dizer. A região e a população estão cansadas de ouvir essas falas cheias de promessas, aproveitando momentos para aparecer. A população deu uma resposta. Os políticos estão desacreditados. A população cansou. A gente não vê luz no fim do túnel.
Deputados e engenheiro do Daer saíram com a cola no meio das pernas.

P... DA VIDA
Prefeito Getúlio Cerioli se mostrava indignado e exaltado, em entrevista à Rádio Lagoa FM, devido às exigências da Fepam com relação à extensão do Distrito Industrial II.
- Tem um monte de coisas. Verdadeiros absurdos. Tem exigência ali sem cabimento. Esse é um dos motivos que o Estado está quebrado. Dificulta demais novos empreendimentos.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
18/03/2016
11/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Carlos R. Dellavalle Filho
Engenheiro Agrônomo


Joel Anzolin Muliterno
Advogado


Cláudio Júnior Damin
Cientista Político

Outros Colunistas (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
Poder Público e entidades empresariais preparam a Expolagoa 2018
Na tarde de terça-feira, 14, na sede da CICAS, na presença da imprensa, o secretário da Indústria e Comércio, João Paulo Salvador, juntamente com o Sindilojas, Sicom, Cicas e Sindilojas, realizou o la (...)
Ricardo Machado compete em São Paulo
O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Machado participará, no próximo sábado, 18 de novembro, do MTB 12 Horas. A ser realizada em São Paulo, a competição de longa duração é considera (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes