Colunistas
 
 
Jaine Cerioli
Psicopedagoga Clínica
folha@folhadonordeste.com.br
 
 
Escrever é um vício - 23/10/2015
 
Um vício saudável, do qual nem sempre estamos “a fim”, mas quando se inicia um assunto, as palavras fluem desordenadas as vezes, em outras, de forma concatenadas, mas sempre emergem. Este é o prazer.
Escrever sobre o que nos indigna é como gritar do alto de uma montanha esperando a resposta do eco. Sim, porque o que não conseguimos aceitar, o que nos decepciona, nos desperta a ira, é comum a tantas outras pessoas, e no momento em que nos leem sentem uma certa sintonia, comungam com as mesmas idéias e reflexões.
Também tem os que logo vão pensando que foi escrito diretamente para eles, estes são os megalomaníacos, que acham que o mundo gira em torno do próprio umbigo. Insatisfeitos, inseguros, consciências pesadas, adoecem, emagrecem, esmaecem, “enraivecem”... (esta fui conferir no Houaiss) porque fiquei em dúvida se existia ou não, tal o desuso do vocábulo.
Escrever rima com ler, e não consigo imaginar alguém que escreva, sem ter o gosto pela leitura. Se isto é genético, não sei, mas que o exemplo é um belo professor, isto é.
Assino em baixo desta afirmativa, por que vivi isto em minha vida desde criança, eu e meus irmãos aliás, sempre fomos incentivados a ler pelo nosso pai, o qual escrevia muito bem, apesar dos poucos anos de escola que frequentou. Todos gostam de ler e não é raro que um indique um livro para o outro.
Vejo hoje, muito feliz, o quanto meus filhos leem, e isto me torna imensamente gratificada. Uma bela herança com certeza. Seguidamente recebo coisas lindas que me escrevem, e os livros são “presentes” costumeiros entre nós. É bom demais quando já sabemos o que cada um mais gosta e saber que são presentes valorizados.
Então escrever é consequência. Já corrigi tempos atrás, discursos políticos, TCCs, textos de toda ordem, mas nada se compara a escrever. É como beber um bom vinho, degustando até a última gota. Não falta quem incentive inclusive a juntar tudo o que foi escrito e editar, mas isto me parece demais para o meu tamanho... Me basta colocar no papel,ou melhor digitar, e sentir que através do que escrevo, vou me libertando de amarras, de tabus, de preconceitos, e consigo externar (não gosto do termo externalizar como tantos usam) o que penso ou, o que não penso e brota no momento.
Eis pois um de meus vícios, e deste sei que não me libertarei tão cedo e nem quero!
 
Outras colunas deste Autor
Não permita - 24/06/2016
Dia de quem vive o amor! - 10/06/2016
Erramos - 27/05/2016
Ainda sobre a política... - 06/05/2016
E agora José? - 22/04/2016
Atual e incerto panorama brasileiro - 01/04/2016
Grande dúvida - 18/03/2016
Planos de vida - 04/03/2016
As frutas caem longe dos pés? - 22/01/2016
Os velhos planos ou novos para 2016? - 08/01/2016
Lamaçal... - 20/11/2015
Dia dos Mortos - 06/11/2015
Escrever é um vício - 23/10/2015
Família - 25/09/2015
Sobre os filhos - 28/08/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Grieco Rodrigo Bossardi
Doutorado em Administração - Professor Universitário - Contador


Ademar Fagundes
Jornalista e Radialista


Victor Hugo Muraro Filho
Advogado

Outros Colunistas (...)
Audiência Pública discutirá a despesa do município para o exercício de 2018
Na próxima quinta-feira, 23 de novembro, às 19h, será realizada uma audiência pública no Plenário Nady Maria Castellano. Na oportunidade, será analisado e discutido o Projeto de Lei que estima a rece (...)
PDT Lagoa Vermelha recebe lideranças e pré-candidato ao Governo do Estado
Os vereadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT), de Lagoa Vermelha, Ariovaldo Carlos da Silva, José Mário Ceni Barreto, Ranyeri Bozza e Vicente Durigon, recepcionaram líderes políticos nacionai (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes