Colunistas
 
 
Jaine Cerioli
Psicopedagoga Clínica
folha@folhadonordeste.com.br
 
 
Escrever é um vício - 23/10/2015
 
Um vício saudável, do qual nem sempre estamos “a fim”, mas quando se inicia um assunto, as palavras fluem desordenadas as vezes, em outras, de forma concatenadas, mas sempre emergem. Este é o prazer.
Escrever sobre o que nos indigna é como gritar do alto de uma montanha esperando a resposta do eco. Sim, porque o que não conseguimos aceitar, o que nos decepciona, nos desperta a ira, é comum a tantas outras pessoas, e no momento em que nos leem sentem uma certa sintonia, comungam com as mesmas idéias e reflexões.
Também tem os que logo vão pensando que foi escrito diretamente para eles, estes são os megalomaníacos, que acham que o mundo gira em torno do próprio umbigo. Insatisfeitos, inseguros, consciências pesadas, adoecem, emagrecem, esmaecem, “enraivecem”... (esta fui conferir no Houaiss) porque fiquei em dúvida se existia ou não, tal o desuso do vocábulo.
Escrever rima com ler, e não consigo imaginar alguém que escreva, sem ter o gosto pela leitura. Se isto é genético, não sei, mas que o exemplo é um belo professor, isto é.
Assino em baixo desta afirmativa, por que vivi isto em minha vida desde criança, eu e meus irmãos aliás, sempre fomos incentivados a ler pelo nosso pai, o qual escrevia muito bem, apesar dos poucos anos de escola que frequentou. Todos gostam de ler e não é raro que um indique um livro para o outro.
Vejo hoje, muito feliz, o quanto meus filhos leem, e isto me torna imensamente gratificada. Uma bela herança com certeza. Seguidamente recebo coisas lindas que me escrevem, e os livros são “presentes” costumeiros entre nós. É bom demais quando já sabemos o que cada um mais gosta e saber que são presentes valorizados.
Então escrever é consequência. Já corrigi tempos atrás, discursos políticos, TCCs, textos de toda ordem, mas nada se compara a escrever. É como beber um bom vinho, degustando até a última gota. Não falta quem incentive inclusive a juntar tudo o que foi escrito e editar, mas isto me parece demais para o meu tamanho... Me basta colocar no papel,ou melhor digitar, e sentir que através do que escrevo, vou me libertando de amarras, de tabus, de preconceitos, e consigo externar (não gosto do termo externalizar como tantos usam) o que penso ou, o que não penso e brota no momento.
Eis pois um de meus vícios, e deste sei que não me libertarei tão cedo e nem quero!
 
Outras colunas deste Autor
Não permita - 24/06/2016
Dia de quem vive o amor! - 10/06/2016
Erramos - 27/05/2016
Ainda sobre a política... - 06/05/2016
E agora José? - 22/04/2016
Atual e incerto panorama brasileiro - 01/04/2016
Grande dúvida - 18/03/2016
Planos de vida - 04/03/2016
As frutas caem longe dos pés? - 22/01/2016
Os velhos planos ou novos para 2016? - 08/01/2016
Lamaçal... - 20/11/2015
Dia dos Mortos - 06/11/2015
Escrever é um vício - 23/10/2015
Família - 25/09/2015
Sobre os filhos - 28/08/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Victor Hugo Muraro Filho
Advogado


Oscar Menna Barreto Grau
Médico Veterinário


Fabiana Rankrape
Folha Rural

Outros Colunistas (...)
Deputado Santini visita Folha do Nordeste
Deputado Ronaldo Santini, pré-candidato a deputado federal, realizou na tarde de hoje (17) visita a redação do jornal Folha do Nordeste, onde assina coluna semanal. Foi recebido pelo diretor Aldoir Ne (...)
Presidente da Câmara de Vereadores visita Expolagoa

Na manhã desta quinta-feira (17), o presidente do Legislativo, Braulio Guedes (PTB), acompanhado do deputado estadual Ronaldo Santini (PTB), esteve visitando a Expolagoa 2018. A exposi&ccedi (...)

Inicia funcionamento do Parque de Geração Solar Fotovoltaica da UPF

O Parque de Geração Solar Fotovoltaica da Universidade de Passo Fundo (UPF) é uma realidade. A Rio Grande Energia (RGE), distribuidora de energia elétrica da regiã (...)

Corede seleciona projetos para Consulta Popular

COREDE Nordeste realizou na tarde desta quarta-feira, 16, em Sananduva, Assembleia Regional Ampliada para a escolha dos projetos que farão parte da cédula de votação par (...)

Covatti Filho representa Câmara Federal na abertura da Expolagoa 2018

Deputado Covatti Filho, na sexta-feira, 18, às 18 horas, estará participando da abertura oficial da Expolagoa 2018, que acontece na Associação dos Motoristas. Na oportun (...)

 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes