Colunistas
 
 
Terezinha do Carmo
Pedagoga
tere@folhadonordeste.com.br
 
 
A falta de água e de consciência - 08/04/2016
 
Na nossa cidade, no final de semana que passou, o caos se instalou em razão de um problema ocorrido no abastecimento de água para a população. Até aí, infelizmente, é normal, pois fatos deste tipo acontecem às vezes por problemas técnicos.
O que chama a atenção e até indigna, por assim dizer, é a falta de consciência da população para com o desperdício da água, este recurso natural finito do qual a humanidade depende. Lavar calçadas, carros e outras tantas formas de desperdício são uma prática comum e, num momento como ocorreu conosco no final de semana, nos faz perceber o quanto somos irresponsáveis no uso de bem. Isso, no nosso cotidiano normal.
Mas o que falar da falta de solidariedade presenciada quando do episódio em questão. Digo isso porque quando o fornecimento retornou e o volume de água ainda era reduzido, não chegando aos lugares mais altos da cidade, nos mais baixos, havia pessoas lavando carros, calçadas e enchendo varais de roupas. Enquanto isso, nos mais altos a água não chegava, ficando as pessoas sem água até para beber...
Nesses pequenos fatos que ocorrem no dia a dia, fica evidenciado o nosso egoísmo e a nossa pretensão se nos colocarmos como o centro do universo, nos preocupando apenas com o nosso próprio bem-estar, deixando de lado o bem comum, a preocupação com o outro.
Resta lembrar que esse foi apenas um episódio isolado, mas que a falta de água é um problema que está cada vez mais próximo da nossa realidade e quando ele se concretizar, vai faltar água para todos, para “os de cima do morro tanto quanto para os debaixo”... Fica o lembrete!
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
A hora de partir - 24/06/2016
Sonhos e planejamento - 17/06/2016
Apatia é preguiça de viver? - 10/06/2016
Obrigada Folha do Nordeste - 27/05/2016
Quem parte deixa um pouco de si para os que ficam - 20/05/2016
Liberdade: fruto de uma conquista - 13/05/2016
O terror da falta do Whatsapp - 06/05/2016
Bela, recatada e do lar... só que não mais - 29/04/2016
Mea culpa - 22/04/2016
Sob pressão... - 15/04/2016
A falta de água e de consciência - 08/04/2016
E o trevo é o tema... - 01/04/2016
Ódio ideológico - 25/03/2016
Atendente e atendido - 18/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Victor Hugo Muraro Filho
Advogado


Juliana Chilanti Tonial
Advogada especialista em Direito Civil. Mestrada em Direito Ambiental - UCS


Mariluci Melo Ferreira

Outros Colunistas (...)
Audiência Pública discutirá a despesa do município para o exercício de 2018
Na próxima quinta-feira, 23 de novembro, às 19h, será realizada uma audiência pública no Plenário Nady Maria Castellano. Na oportunidade, será analisado e discutido o Projeto de Lei que estima a rece (...)
PDT Lagoa Vermelha recebe lideranças e pré-candidato ao Governo do Estado
Os vereadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT), de Lagoa Vermelha, Ariovaldo Carlos da Silva, José Mário Ceni Barreto, Ranyeri Bozza e Vicente Durigon, recepcionaram líderes políticos nacionai (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes