Colunistas
 
 
Terezinha do Carmo
Pedagoga
tere@folhadonordeste.com.br
 
 
Bela, recatada e do lar... só que não mais - 29/04/2016
 
A semana que passou refletiu ainda a polêmica da reportagem que descrevia a mulher de Michel Temer como um “exemplo” e bela, recatada e do lar. Essa descrição gerou muito debate, comentários e críticas.
Claro que um comentário ou um rótulo como esse não passaria em branco, em dias como os quais vivemos, em que as mulheres são o que querem... e ser do lar não é mais a única opção para nós.
A crítica não é às mulheres que optam por este estilo de vida, que são felizes com esta escolha, pois é direito delas. A crítica é para aquelas pessoas que acham que só tem valor a mulher que faz esta escolha.
Foi se o tempo em que a mulher perfeita era uma excelente dona de casa, uma mãe exemplar e uma esposa submissa. Hoje, as mulheres podem escolher ser o que quiserem, políticas, policiais, juízas, advogadas, empresárias, médicas, professoras, caminhoneiras, pilotos... e também do lar, se assim o quiserem.
Não dá é para fechar os olhos e continuar perpetuando ideias e paradigmas machistas que colocam a mulher como um ser de menor valor diante do homem. Somos iguais, homens e mulheres. Iguais em direitos, em deveres. Há muitas diferenças ainda a serem quebradas - claro que há. Nós mulheres ainda ganhamos um salário menor que os homens; ainda somos discriminadas e rotuladas (de nomes que nem merecem ser citados), mas a luta pela igualdade de gênero é permanente.
Hoje nós mulheres conquistamos o direito de ser o que quisermos. Somos mães se assim desejarmos; escolhemos a profissão que nos faz feliz; o casamento é só mais uma opção; vivemos a vida como assim desejamos. Somos criticadas por fugir do modelo “Bela, recatada e do lar”, SIM, porque nem todas as mulheres sejam belas (esteticamente), nem tampouco recatadas e muito menos escravas do lar, pois podemos conquistar o mundo, simples assim.
Que fique claro que a crítica não é à mulher que opta por seguir este paradigma pregado pela entrevista, mas sim a “prender e valorizar” a mulher neste modelo. Nada nos obriga a sermos a mulher de 50 anos atrás, aquela que era “perfeita” e muitas vezes infeliz...
Então valorizemos todas as mulheres, as lindas, as belas, as novas, as idosas, as magras, as gordas, as intelectuais, as patricinhas, as mães, as prostitutas, as solteiras, as lésbicas, as políticas, as alienadas... Valorizemos a mulher, como ser humano.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
A hora de partir - 24/06/2016
Sonhos e planejamento - 17/06/2016
Apatia é preguiça de viver? - 10/06/2016
Obrigada Folha do Nordeste - 27/05/2016
Quem parte deixa um pouco de si para os que ficam - 20/05/2016
Liberdade: fruto de uma conquista - 13/05/2016
O terror da falta do Whatsapp - 06/05/2016
Bela, recatada e do lar... só que não mais - 29/04/2016
Mea culpa - 22/04/2016
Sob pressão... - 15/04/2016
A falta de água e de consciência - 08/04/2016
E o trevo é o tema... - 01/04/2016
Ódio ideológico - 25/03/2016
Atendente e atendido - 18/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Luciano Andrade


Juliana Chilanti Tonial
Advogada especialista em Direito Civil. Mestrada em Direito Ambiental - UCS


Grieco Rodrigo Bossardi
Doutorado em Administração - Professor Universitário - Contador

Outros Colunistas (...)
Em Brasília, Bonotto participa da Marcha dos Prefeitos e reunião sobre a BR 470
De segunda até quarta-feira, o prefeito Gustavo Bonotto participa da XX Marcha dos Prefeitos em Brasília. No evento serão abordados diversos assuntos de interesse municipalista como divisão de recurso (...)
Câmara agradece relevantes serviços prestados pela Folha do Nordeste

A Câmara de Vereadores, em ofício à direção, parabenizou “o jornal Folha do Nordeste pelos seus 27 anos de fundação e formalizou agradecimentos (...)

Vereadora Márcia solicita informações sobre Agentes de Saúde

Em visita a bairros de Lagoa Vermelha, a vereadora Márcia do Carmo (PSB) conversou com moradores que relatar (...)

Ex-presidente do TRF4 fará palestra em Lagoa Vermelha
Desembargador Federal aposentado, ex-presidente do Tribunal Regional Federal da quarta região, Nylson Paim de Abreu, proferirá palestra em Lagoa Vermelha, no dia 25 de maio, sexta-feira próxima, às 1 (...)
Público lota os estandes da Expolagoa 2018 no domingo
O domingo, 20,na Expolagoa 2018, foi de intensa movimentação, onde a população foi até a Associação dos Motoristas, e visitou os mais de cem estandes a Feira, que encerra com sucesso absoluto, apesar (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes