Colunistas
 
 
Terezinha do Carmo
Pedagoga
tere@folhadonordeste.com.br
 
 
Bela, recatada e do lar... só que não mais - 29/04/2016
 
A semana que passou refletiu ainda a polêmica da reportagem que descrevia a mulher de Michel Temer como um “exemplo” e bela, recatada e do lar. Essa descrição gerou muito debate, comentários e críticas.
Claro que um comentário ou um rótulo como esse não passaria em branco, em dias como os quais vivemos, em que as mulheres são o que querem... e ser do lar não é mais a única opção para nós.
A crítica não é às mulheres que optam por este estilo de vida, que são felizes com esta escolha, pois é direito delas. A crítica é para aquelas pessoas que acham que só tem valor a mulher que faz esta escolha.
Foi se o tempo em que a mulher perfeita era uma excelente dona de casa, uma mãe exemplar e uma esposa submissa. Hoje, as mulheres podem escolher ser o que quiserem, políticas, policiais, juízas, advogadas, empresárias, médicas, professoras, caminhoneiras, pilotos... e também do lar, se assim o quiserem.
Não dá é para fechar os olhos e continuar perpetuando ideias e paradigmas machistas que colocam a mulher como um ser de menor valor diante do homem. Somos iguais, homens e mulheres. Iguais em direitos, em deveres. Há muitas diferenças ainda a serem quebradas - claro que há. Nós mulheres ainda ganhamos um salário menor que os homens; ainda somos discriminadas e rotuladas (de nomes que nem merecem ser citados), mas a luta pela igualdade de gênero é permanente.
Hoje nós mulheres conquistamos o direito de ser o que quisermos. Somos mães se assim desejarmos; escolhemos a profissão que nos faz feliz; o casamento é só mais uma opção; vivemos a vida como assim desejamos. Somos criticadas por fugir do modelo “Bela, recatada e do lar”, SIM, porque nem todas as mulheres sejam belas (esteticamente), nem tampouco recatadas e muito menos escravas do lar, pois podemos conquistar o mundo, simples assim.
Que fique claro que a crítica não é à mulher que opta por seguir este paradigma pregado pela entrevista, mas sim a “prender e valorizar” a mulher neste modelo. Nada nos obriga a sermos a mulher de 50 anos atrás, aquela que era “perfeita” e muitas vezes infeliz...
Então valorizemos todas as mulheres, as lindas, as belas, as novas, as idosas, as magras, as gordas, as intelectuais, as patricinhas, as mães, as prostitutas, as solteiras, as lésbicas, as políticas, as alienadas... Valorizemos a mulher, como ser humano.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
A hora de partir - 24/06/2016
Sonhos e planejamento - 17/06/2016
Apatia é preguiça de viver? - 10/06/2016
Obrigada Folha do Nordeste - 27/05/2016
Quem parte deixa um pouco de si para os que ficam - 20/05/2016
Liberdade: fruto de uma conquista - 13/05/2016
O terror da falta do Whatsapp - 06/05/2016
Bela, recatada e do lar... só que não mais - 29/04/2016
Mea culpa - 22/04/2016
Sob pressão... - 15/04/2016
A falta de água e de consciência - 08/04/2016
E o trevo é o tema... - 01/04/2016
Ódio ideológico - 25/03/2016
Atendente e atendido - 18/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Grieco Rodrigo Bossardi
Doutorado em Administração - Professor Universitário - Contador


Mariluci Melo Ferreira


Carlos R. Dellavalle Filho
Engenheiro Agrônomo

Outros Colunistas (...)
Audiência Pública discutirá a despesa do município para o exercício de 2018
Na próxima quinta-feira, 23 de novembro, às 19h, será realizada uma audiência pública no Plenário Nady Maria Castellano. Na oportunidade, será analisado e discutido o Projeto de Lei que estima a rece (...)
PDT Lagoa Vermelha recebe lideranças e pré-candidato ao Governo do Estado
Os vereadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT), de Lagoa Vermelha, Ariovaldo Carlos da Silva, José Mário Ceni Barreto, Ranyeri Bozza e Vicente Durigon, recepcionaram líderes políticos nacionai (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes