Colunistas
 
 
 
 
A gente faz vista grossa - 07/03/2014
 
Uns dizem que é bobagem. Mas ela existe. É aquela linda planta carregadinha de flores que amanhece seca, esturricada (e você colocou água ontem... e não é o calor que está fazendo... não.)
É aquele planejamento, aquela viagem que você, empolgada, contou detalhadamente.
Eram os planos de trocar de carro, aquela bolsa, que apesar de futilidade era seu sonho de consumo. Foi a felicidade escancarada de passar uns dias com casais de amigos naquele hotel fazenda, a cor do seu esmalte, aquela reunião altas horas com a sua turma que “virou a madrugada em risadas”.
Foi à notícia da faxineira que é uma maravilha, e tão rara nos dias de hoje.
A notícia que seu filho passou no vestibular entre os 5 primeiros colocados.
Não precisa ser nada muito expressivo... Basta um vento mais forte e tudo muda. Não sabe ainda por quê. Imperceptível aos olhos de quem te quer bem... se não fosse aquele risinho de lado. Aquele olharzinho de quem quer dizer e não diz.
Bem-vinda ao clube. Dói sim. Ela não é a mais nova moradora da cidade.
Aliás, ela é muita antiga e se esconde por aí sob a alcunha de: INVEJA.
Sim, a Inveja é uma das manifestações mais comuns da sombra do ser humano. Ela tem como raiz a baixa autoestima e uma autoconfiança debilitada, apesar da pessoa bradar o contrário.
Ao invés de curar-se, ou tentar, o invejoso(a) prefere mirar seu olhar sobre alguém que possui algo que ele, na visão distorcida que tem de si mesmo, julga-lhe faltar: amor, beleza, elegância, inteligência, dinheiro ou até mesmo paciência e sensibilidade.
É doentio. Geralmente, a relação do invejoso com a vítima de sua inveja começa com admiração. Mas, aos poucos, ele vai sendo dominado de tal maneira pela sua patologia, que passa então a tentar imitar ou copiar os talentos e dons do outro, ou querer algo que supostamente aquele possui.
Sua ação é camuflada por uma falsa máscara de bondade. Mas também pode expressar-se de maneira explicitamente negativa através da crítica, da competição, da fofoca e da maledicência.
A Inveja segundo Willian Reich o criador da “Terapia Reichiana” é a peste emocional, pois valores como amizade verdadeira, ética, lealdade e respeito pelo sentimento do outro inexistem para o invejoso. Sofre de um distúrbio de caráter e age de modo inconsequente, pois é totalmente, com a inveja, dominado pelo individualismo cego. É um vampiro energético, tão grande, que confessa viver sempre cansado. Ainda que seja um doente (uma), o melhor é evitar uma pessoas assim. E como tudo o que é falso não tem duração, mais cedo ou mais tarde a verdade inexorável faz com que essa pessoa mesmo se afaste. Se isso não acontecer, é bom que você mesma retire essa erva daninha de seu jardim.
Pois como diz-se no popular: Ninguém merece!.. e grande bondade não é você conviver com um tipo de pessoa assim achando que um dia essa pessoa mudará...é ter a capacidade de dizer não e ser duro quando precisa. O processo de crescimento será dela.
Nesse caso... se você perceber isso e se afastar será, sim, um alívio. O seu bem estar e saúde mental é detectar a Inveja e se manter a distância! Não fique com pena, ela sobreviverá sem o teu brilho. Tenha compaixão, assim ela entenderá.
Pense nisso com carinho! Um beijo na palma da mão.
 
Outras colunas deste Autor
Acessibilidade - 05/09/2014
O óbvio que negamos - 18/07/2014
A morte lenta da geração mais nova da internet - 04/07/2014
A Mestra com carinho - 06/06/2014
Sem pressa - 23/05/2014
“Da fome das mulheres e da loucura da braba, por Lélia Almeida.” - 16/05/2014
Lagoa Clandestina - 09/05/2014
A alma Imoral - 25/04/2014
Se eu morresse amanhã... - 18/04/2014
Meditar é preciso, viver não é “preciso” - 18/04/2014
“ Da Leveza de todas as coisas...” - 11/04/2014
A Escola Normal Rainha da Paz foi um marco da minha geração - 04/04/2014
Coexistir - 14/03/2014
A gente faz vista grossa - 07/03/2014
As pequenas coisas - 31/01/2014
 
   
publicidade - anuncie
   


Mariluci Melo Ferreira


Ademar Fagundes
Jornalista e Radialista


Luciano Andrade

Outros Colunistas (...)
Deputados protocolam retirada do regime de urgência do PL que trata da criação da Subsecretaria de Administração Prisional
Durante a Sessão Plenária desta terça-feira (20/02), o deputado estadual Ronaldo Santini, juntamente ao líder do Governo, deputado estadual Gabriel Souza, protocolaram a retirada do regime de urgência (...)
UPF recebe candidatos para prova do Vestibular Complementar
A Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou na noite dessa terça-feira, 20 de fevereiro, a prova do Vestibular Complementar de Verão 2018. Os candidatos fizeram prova única de redação em Passo Fundo (...)
Hospital de Sananduva deverá receber novos recursos
Em recente roteiro pela região Nordeste o deputado federal Giovani Cherini (PR), acompanhado do pré-candidato a deputado estadual, Paparico Bacchi, visitou o Hospital São João de Sananduva. A institui (...)
Reforma da Previdência: Ato público foi realizado em Lagoa Vermelha
Através de ação conjunta entre o CPERS, MPA, Sindicomerciários, Sintracom, PT de Lagoa Vermelha e Caseiros, PT Regional, Fetraf/RS, MMC, MST, Cresol, Cetap, Coopervita, Coopervida, Copercasa, Associaç (...)
Cine SESC de volta em Lagoa Vermelha
Nesta quinta-feira, dia 22 de fevereiro, vai acontecer a 3ª Edição do CineSesc Cinema de Rua em Lagoa Vermelha. O evento começará às 20 horas com a exibição do filme ‘‘ Eu e Meu Guarda-Chuva’’. As edi (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes