Colunistas
 
 
Laura Helena Pacheco Roman
Professora
fazendadaraia1942@gmail.com
 
 
A gente faz vista grossa - 07/03/2014
 
Uns dizem que é bobagem. Mas ela existe. É aquela linda planta carregadinha de flores que amanhece seca, esturricada (e você colocou água ontem... e não é o calor que está fazendo... não.)
É aquele planejamento, aquela viagem que você, empolgada, contou detalhadamente.
Eram os planos de trocar de carro, aquela bolsa, que apesar de futilidade era seu sonho de consumo. Foi a felicidade escancarada de passar uns dias com casais de amigos naquele hotel fazenda, a cor do seu esmalte, aquela reunião altas horas com a sua turma que “virou a madrugada em risadas”.
Foi à notícia da faxineira que é uma maravilha, e tão rara nos dias de hoje.
A notícia que seu filho passou no vestibular entre os 5 primeiros colocados.
Não precisa ser nada muito expressivo... Basta um vento mais forte e tudo muda. Não sabe ainda por quê. Imperceptível aos olhos de quem te quer bem... se não fosse aquele risinho de lado. Aquele olharzinho de quem quer dizer e não diz.
Bem-vinda ao clube. Dói sim. Ela não é a mais nova moradora da cidade.
Aliás, ela é muita antiga e se esconde por aí sob a alcunha de: INVEJA.
Sim, a Inveja é uma das manifestações mais comuns da sombra do ser humano. Ela tem como raiz a baixa autoestima e uma autoconfiança debilitada, apesar da pessoa bradar o contrário.
Ao invés de curar-se, ou tentar, o invejoso(a) prefere mirar seu olhar sobre alguém que possui algo que ele, na visão distorcida que tem de si mesmo, julga-lhe faltar: amor, beleza, elegância, inteligência, dinheiro ou até mesmo paciência e sensibilidade.
É doentio. Geralmente, a relação do invejoso com a vítima de sua inveja começa com admiração. Mas, aos poucos, ele vai sendo dominado de tal maneira pela sua patologia, que passa então a tentar imitar ou copiar os talentos e dons do outro, ou querer algo que supostamente aquele possui.
Sua ação é camuflada por uma falsa máscara de bondade. Mas também pode expressar-se de maneira explicitamente negativa através da crítica, da competição, da fofoca e da maledicência.
A Inveja segundo Willian Reich o criador da “Terapia Reichiana” é a peste emocional, pois valores como amizade verdadeira, ética, lealdade e respeito pelo sentimento do outro inexistem para o invejoso. Sofre de um distúrbio de caráter e age de modo inconsequente, pois é totalmente, com a inveja, dominado pelo individualismo cego. É um vampiro energético, tão grande, que confessa viver sempre cansado. Ainda que seja um doente (uma), o melhor é evitar uma pessoas assim. E como tudo o que é falso não tem duração, mais cedo ou mais tarde a verdade inexorável faz com que essa pessoa mesmo se afaste. Se isso não acontecer, é bom que você mesma retire essa erva daninha de seu jardim.
Pois como diz-se no popular: Ninguém merece!.. e grande bondade não é você conviver com um tipo de pessoa assim achando que um dia essa pessoa mudará...é ter a capacidade de dizer não e ser duro quando precisa. O processo de crescimento será dela.
Nesse caso... se você perceber isso e se afastar será, sim, um alívio. O seu bem estar e saúde mental é detectar a Inveja e se manter a distância! Não fique com pena, ela sobreviverá sem o teu brilho. Tenha compaixão, assim ela entenderá.
Pense nisso com carinho! Um beijo na palma da mão.
 
Outras colunas deste Autor
Acessibilidade - 05/09/2014
O óbvio que negamos - 18/07/2014
A morte lenta da geração mais nova da internet - 04/07/2014
A Mestra com carinho - 06/06/2014
Sem pressa - 23/05/2014
“Da fome das mulheres e da loucura da braba, por Lélia Almeida.” - 16/05/2014
Lagoa Clandestina - 09/05/2014
A alma Imoral - 25/04/2014
Se eu morresse amanhã... - 18/04/2014
Meditar é preciso, viver não é “preciso” - 18/04/2014
“ Da Leveza de todas as coisas...” - 11/04/2014
A Escola Normal Rainha da Paz foi um marco da minha geração - 04/04/2014
Coexistir - 14/03/2014
A gente faz vista grossa - 07/03/2014
As pequenas coisas - 31/01/2014
 
   
publicidade - anuncie
   


Marcos Roberto Nepomuceno


Victor Hugo Muraro Filho
Advogado


Luciano Andrade

Outros Colunistas (...)
Vereador Durigon solicita informações sobre o Hospital São Paulo
Em atendimento a solicitação do Vereador Vicente Durigon (PDT), por meio de Requerimento Verbal, um ofício foi encaminhado à Fundação Araucária, solicitando que a Instituição informe o total de valore (...)
Irresponsabilidade da oposição penalizará 15 milhões de trabalhadores, alerta Ana Amélia
A promessa de líderes da oposição de que irão obstruir todas votações em protesto contra o governo penalizará 15 milhões de trabalhadores que ainda não efetuaram o saque das suas contas inativas do FG (...)
Relatório de Gestão do SUS é apresentado em São Jorge
Na última sessão ordinária do Poder Legislativo, realizada no dia 18, na Câmara Municipal de Vereadores de São Jorge, além da pauta do dia, os vereadores e comunidade presente, acompanhou a apresentaç (...)
Projeto de Marcelo Sgarbossa recebe prêmio em Porto Alegre
O vereador Marcelo Sgarbossa recebeu o Prêmio Destaque em Saúde em solenidade realizada nesta quinta-feira (18/5), na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) devido a Lei 12 (...)
Vereador Braulio representa Legislativo na VI Conferência Municipal da Saúde
Nesta sexta-feira (19), o Governo Municipal promoveu no anfiteatro da Casa da Cultura, a VI Conferência Municipal da Saúde. Durante o evento, foram realizadas palestras sobre proteção da criança e ado (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes