Colunistas
 
 
 
 
A Mestra com carinho - 06/06/2014
 
Tinha palavras dentro de mim. Adormecidas.
Tinha medos, inseguranças, além das pautas das aulas. Então a tradução chegou, sabiamente em Sorrisos espontâneos, de forma simples.
Conquistou-me com Os Lusíadas, as figuras de linguagem e jamais esqueci o “Ronco Surdo Som Zumbindo na Cafurna” e ela batendo compassadamente na classe onde perplexos desvendávamos um mundo novinho em folha.
Sem firulas, sem Internet... só o bom e velho mimeógrafo! Penso que loucura seria se “naquele tempo” ela tivesse os recursos de hoje para nos ensinar... onde andaríamos???
Ela veio despertando as letras dentro de mim... que se levantaram tímidas ao Som de Chopin... depois deslizaram para a Bossa Nova e toda a “ditacuja” onde decifrávamos as músicas de Chico Buarque de Holanda.
Os teatros, as gincanas, a mão sempre estendida... aqui abaixo do Paralelo 30 ela nos conectava a vida e ao mundo todo, com um velho mimeógrafo marca VALENTE... e sua extraordinária capacidade de agregar, pessoas, ideias e vida!!!
Hoje, minha amiga, nosso abraço é muito mais do que parir luz... é não abortar no esquecimento tudo o que vivemos, eu e minha geração...
Agradecer e agradecer sempre aquelas aulas mágicas onde quando entravas para nos dar mais do que aulas, podíamos ouvir o zumbido de uma mosca quando escrevias ao quadro negro. Que felicidade eu tive, que sorte eu e meus colegas...
Se hoje ouso... em despertar palavras, com certeza foi através de teu sopro de luz em minha moleira quando nasci pra vida nos bancos escolares do Colégio Estadual de Lagoa Vermelha.
Obrigada minha mestra, amiga, minha Irmã Rose May Nácul Berthier.
Se a vida só tem sentido quando tocamos o coração das pessoas como você disse, nós teu alunos tivemos o privilégio de ter você como nossa professora de Português, vida e literatura.
Ao longo do tempo, felizmente partilhamos muita coisa além de bons papos e café da tarde ocasionalmente. Fomos cúmplices aleatoriamente nesta experiência que a vida nos deu. Eu posso dizer que a vida para mim hoje é feita de gratidão. Gratidão pelos momentos que colocamos ao lado esquerdo do peito com um carinho devotado.
Fiz aniversário na semana passada e dos meus presentes com certeza, o melhor é saber que você, ainda hoje faz parte da minha vida . Obrigada! Pelos ensinamentos, pelos conselhos, pelos desafios, pela extraordinária mestra que nos mostrou além dos livros... Obrigada por tudo!!
Um beijo na palma da mão com carinho, admiração e respeito.
 
Outras colunas deste Autor
Acessibilidade - 05/09/2014
O óbvio que negamos - 18/07/2014
A morte lenta da geração mais nova da internet - 04/07/2014
A Mestra com carinho - 06/06/2014
Sem pressa - 23/05/2014
“Da fome das mulheres e da loucura da braba, por Lélia Almeida.” - 16/05/2014
Lagoa Clandestina - 09/05/2014
A alma Imoral - 25/04/2014
Se eu morresse amanhã... - 18/04/2014
Meditar é preciso, viver não é “preciso” - 18/04/2014
“ Da Leveza de todas as coisas...” - 11/04/2014
A Escola Normal Rainha da Paz foi um marco da minha geração - 04/04/2014
Coexistir - 14/03/2014
A gente faz vista grossa - 07/03/2014
As pequenas coisas - 31/01/2014
 
   
publicidade - anuncie
   


Frei Marcelo de Carvalho


Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista


Victor Hugo Muraro Filho
Advogado

Outros Colunistas (...)
Deputados protocolam retirada do regime de urgência do PL que trata da criação da Subsecretaria de Administração Prisional
Durante a Sessão Plenária desta terça-feira (20/02), o deputado estadual Ronaldo Santini, juntamente ao líder do Governo, deputado estadual Gabriel Souza, protocolaram a retirada do regime de urgência (...)
UPF recebe candidatos para prova do Vestibular Complementar
A Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou na noite dessa terça-feira, 20 de fevereiro, a prova do Vestibular Complementar de Verão 2018. Os candidatos fizeram prova única de redação em Passo Fundo (...)
Hospital de Sananduva deverá receber novos recursos
Em recente roteiro pela região Nordeste o deputado federal Giovani Cherini (PR), acompanhado do pré-candidato a deputado estadual, Paparico Bacchi, visitou o Hospital São João de Sananduva. A institui (...)
Reforma da Previdência: Ato público foi realizado em Lagoa Vermelha
Através de ação conjunta entre o CPERS, MPA, Sindicomerciários, Sintracom, PT de Lagoa Vermelha e Caseiros, PT Regional, Fetraf/RS, MMC, MST, Cresol, Cetap, Coopervita, Coopervida, Copercasa, Associaç (...)
Cine SESC de volta em Lagoa Vermelha
Nesta quinta-feira, dia 22 de fevereiro, vai acontecer a 3ª Edição do CineSesc Cinema de Rua em Lagoa Vermelha. O evento começará às 20 horas com a exibição do filme ‘‘ Eu e Meu Guarda-Chuva’’. As edi (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes