Colunistas
 
 
 
 
Acessibilidade - 05/09/2014
 
Difícil resolver problemas quando não se sofre na carne. Até quando vamos protelar uma coisa que há tanto tempo incomoda e dificulta a vida das pessoas Portadoras de Necessidades Especiais em Lagoa Vermelha?
A realidade é que Lagoa Vermelha não tem acessibilidade. Ponto. Cadeirante não tem acesso à Prefeitura, não tem acesso à casa da Cultura... e principalmente me dói quando vejo pessoas que tem que fazer Perícia no INSS serem carregadas no colo, porque ali, ao invés de uma rampa, tem uma escada.
Eu sei que às vezes não depende apenas do Poder Executivo, mas a pergunta que eu faço é: - Há quanto tempo as pessoas sofrem por não terem acesso, ou livre trânsito em nossa cidade? É um problema que acontece agora? Ou vem de muitos e muitos anos?
Tivemos uma discussão saudável no Programa RODA DE CONVERSA da Lagoa FM na última terça feira.
O problema não é a culpa, quem fez ou quem deixou de fazer. A questão é que não dá mais para esperar. É uma falta de respeito ao ser humano pelo constrangimento que existe. Não é uma questão Política.
A acessibilidade é apenas uma veia de discussão, que puxa outros pontos que envolvem o Portador. As dificuldades que essas pessoas têm em seu cotidiano.
Existem algumas maneiras de auxiliar não só na acessibilidade, mas no cotidiano. Há anos tenta-se implantar a Parceiros Voluntários em Lagoa Vermelha. Agora surgiu o interesse da Eronita Dalazen da Assistência Social do Município de entrar em contato com a Parceiros Voluntários.
Que maravilha! Era isso que Lagoa Vermelha estava precisando. Alguém que assumisse essa ideia!
A Parceiros Voluntários é uma Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos, apartidária, criada em janeiro de 1997 por iniciativa do empresariado do Rio Grande do Sul, com a Missão de qualificar pessoas e instituições, por intermédio de Tecnologias Sociais e Voluntariado, visando comunidades proativas e solidárias. Partindo da crença de que toda pessoa é solidária e um voluntário em potencial, a Parceiros Voluntários está presente no Rio Grande do Sul, multiplicando, através de milhares de voluntários, seus conceitos e seus conhecimentos em benefício das comunidades onde atuam.
A Parceiros Voluntários em sua ferramenta da Internet por exemplo, possibilita o encontro online entre pessoas dispostas a ajudar as Organizações que precisam do voluntariado. Presencialmente, depois este contato feito, as entidades estão linkadas todas e você como voluntário. Pode contar histórias, dar aulas, tocar violão, passar algumas horas de sua semana com essas pessoas que necessitam. São muitas as atividades voluntárias que podem ser feitas presencialmente em escolas, instituições, Apae, Lar da Menina, Samlave. Por meio da internet é possível utilizar seus conhecimentos profissionais para ajudar os outros, como dar assistência jurídica ou escrever reportagens. As vagas são para todos os estados brasileiros.
Mas aqui em Lagoa Vermelha algo muito especial vai acontecer se realmente for Instalada a Parceiros Voluntários, e se a acessibilidade não for só mais uma lamentação, uma pedra em frente a uma cadeira de rodas, ou o rosto decepcionado de um cadeirante quando encontra uma escada. A gente pode mudar, discutir o que fazer, e fazer, não apenas defender ou acusar quem fez ou deixou de fazer.
Eu acredito que vai dar tudo certo, que a Parceiros Voluntários vem pra Lagoa Vermelha. Se depender deles, já estão aqui. Apenas uma porta necessita ser aberta, e esta porta, não pode ter acesso por uma escada. Vamos torcer?
Eronita!! Eu acredito em você!!! Conte comigo!
Um beijo na palma da mão, com carinho, admiração e respeito.
 
Outras colunas deste Autor
Acessibilidade - 05/09/2014
O óbvio que negamos - 18/07/2014
A morte lenta da geração mais nova da internet - 04/07/2014
A Mestra com carinho - 06/06/2014
Sem pressa - 23/05/2014
“Da fome das mulheres e da loucura da braba, por Lélia Almeida.” - 16/05/2014
Lagoa Clandestina - 09/05/2014
A alma Imoral - 25/04/2014
Se eu morresse amanhã... - 18/04/2014
Meditar é preciso, viver não é “preciso” - 18/04/2014
“ Da Leveza de todas as coisas...” - 11/04/2014
A Escola Normal Rainha da Paz foi um marco da minha geração - 04/04/2014
Coexistir - 14/03/2014
A gente faz vista grossa - 07/03/2014
As pequenas coisas - 31/01/2014
 
   
publicidade - anuncie
   


Frei Marcelo de Carvalho


Ronaldo Santini
Deputado Estadual


Terezinha do Carmo
Pedagoga

Outros Colunistas (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
Poder Público e entidades empresariais preparam a Expolagoa 2018
Na tarde de terça-feira, 14, na sede da CICAS, na presença da imprensa, o secretário da Indústria e Comércio, João Paulo Salvador, juntamente com o Sindilojas, Sicom, Cicas e Sindilojas, realizou o la (...)
Ricardo Machado compete em São Paulo
O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Machado participará, no próximo sábado, 18 de novembro, do MTB 12 Horas. A ser realizada em São Paulo, a competição de longa duração é considera (...)
Acadêmico da UPF realiza pesquisa sobre os impactos na redução do sódio em alimentos processados
No Brasil, cerca de 25% da população é hipertensa, segundo dados do Ministério da Saúde. A estatística representa 30 milhões de brasileiros convivendo com a doença, que pode gerar danos aos vasos sang (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes