Colunistas
 
 
Cláudio Júnior Damin
Cientista Político
superdamin@terra.com.br
 
 
A caça e o caçador - 25/03/2016
 
Quando a caça cogita aliar-se ao caçador é sinal que as coisas não andam bem. Parece algo completamente antinatural, uma inversão completa do estado natural das coisas. Isso porque a função colocada à caça é precisamente a de fugir do caçador. Qualquer outro movimento é intrigante.
Por vezes, é verdade, a caça deixa-se levar por subterfúgios, por armadilhas, caindo nas garras do caçador. A caça pode ser enganada, atraída para uma cilada e isso é mesmo muito comum. No mais das vezes, essa aproximação entre caça e seu caçador é baseada no engano, no equívoco e inevitavelmente leva a um fim trágico para o ser mais frágil, não por acaso a caça.
A situação torna-se mais complexa, e cada vez menos compreensível, quando a caça não quer apenas aproximar-se do caçador, mas sim a ele aliar-se. A formação de uma aliança entre uma caça e o seu caçador usualmente parece ser algo ridículo, pois o seu próprio fim será decretado. Mas alguns ainda assim pressionam para que a caça forje uma aliança de compromisso com aqueles que aqui chamamos de caçador.
E então temos que questionar: qual o interesse que realmente preside esse tipo de aproximação? Seria o desejo mórbido de ser novamente atacado e talvez desta ver até mesmo devorado? É um desejo fetichista por sangue? Em geral, a caça que sobrevive ao caçador dele quer distância. O estranho é que a sobrevivente deseje novamente aproximar-se do caçador, como se desta vez o caçador exercesse algum sentimento nobre, poupando a caça de um fim trágico.
Quando a caça marcha em linha reta junto ao seu potencial caçador, temos evidentemente um problema aqui. Não é lógico. Não é coerente. Não é sábio. Não é inteligente.
Muitas outras caças dirão a esta que deseja uma aliança que essa aproximação não dará certo, que há um engano, que é um erro. Por vezes esses apelos de iguais serão completamente ignorados, havendo uma marcha da insensatez.
Uma aliança entre caça e caçador já tem seu caminho escrito: a caça será inevitavelmente devorada pelo caçador. Talvez não em um primeiro momento, pois o caçador poderá antes melhor alimentar a caça, deixá-la maior, mais suculenta e, no momento adequado, fazer parar de bater seu coração.
Na política, quando um grupo tem seu candidato cassado, seu caminho natural é não aliar-se aos protagonistas deste feito. Mas há quem sustente a aliança entre a caça e os caçadores. Há quem negue a lógica e desafie a coerência. Que desafie mais: a memória das pessoas.
O fato é que quando aqueles que já foram caça se juntam com seus algozes, a política começa a perder seu sentido mais nobre. O país está recheado de alianças “nada a ver”, de acordões que agregam “água com azeite”, de coalizões entre partidos completamente diferentes. O Brasil é um país em que muito comumente, e infelizmente, a caça alia-se ao caçador. Isso confunde a opinião pública e degenera o sentido mesmo da atividade política.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
Mudança de expectativas - 24/06/2016
O gorila primeiro? - 17/06/2016
Alguém sobrará? - 10/06/2016
Os políticos com medo - 03/06/2016
Irresponsabilidade - 20/05/2016
A última semana - 06/05/2016
A situação é crítica - 29/04/2016
A façanha de Dilma - 22/04/2016
As chances do impeachment - 15/04/2016
Impeachment - 08/04/2016
Eulogia a meu amigo Horley - 01/04/2016
A caça e o caçador - 25/03/2016
Renúncia, já! - 18/03/2016
Caiu o triplex - 11/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Jaine Cerioli
Psicopedagoga Clínica


Terezinha do Carmo
Pedagoga


Fabiana Rankrape

Outros Colunistas (...)
Capão Bonito do Sul sediou 2º Seminário Regional sobre Pecuária de Corte
Pensando em trazer algo inovador para os pecuaristas do município e região durante a programação da Semana do Município de Capão Bonito do Sul, a secretaria da Agricultura em parceria com a Emater/RS- (...)
Ibiraiaras/Caseiros: Acidente causa uma morte e deixa três feridos
Por volta de 5h30min da madrugada deste sábado, no km 57 da ERS 126, entre os municípios de Caseiros e Ibiraiaras, um acidente de trânsito deixou uma vítima fatal e três pessoas feridas. Segundo o (...)
Em andamento, Copa ABAMF de Integração de Esportes
Em sua 20ª edição, neste sábado, teve início a vigésima edição da Copa ABAMF de Integração de Esportes. Várias modalidades esportivas estão sendo disputadas e algumas premiações já foram entregues n (...)
Ponte sobre o Rio Bernardo José é inaugurada
Depois de 25 anos de espera, a ponte sobre o Rio Bernardo José, no limite entre os municípios de Capão Bonito do Sul e Esmeralda é inaugurada nesta sexta-feira, 20. O ato contou com a presença do pref (...)
Associação Amigos da Casa da Cultura realiza Reunião Ordinária
Na próxima terça-feira, dia 24, a diretoria da Associação Amigos da Casa da Cultura de Lagoa Vermelha, convoca seus membros fundadores, associados e apoiadores para Reunião Ordinária. A reunião tra (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes