Colunistas
 
 
Cláudio Júnior Damin
Cientista Político
superdamin@terra.com.br
 
 
A caça e o caçador - 25/03/2016
 
Quando a caça cogita aliar-se ao caçador é sinal que as coisas não andam bem. Parece algo completamente antinatural, uma inversão completa do estado natural das coisas. Isso porque a função colocada à caça é precisamente a de fugir do caçador. Qualquer outro movimento é intrigante.
Por vezes, é verdade, a caça deixa-se levar por subterfúgios, por armadilhas, caindo nas garras do caçador. A caça pode ser enganada, atraída para uma cilada e isso é mesmo muito comum. No mais das vezes, essa aproximação entre caça e seu caçador é baseada no engano, no equívoco e inevitavelmente leva a um fim trágico para o ser mais frágil, não por acaso a caça.
A situação torna-se mais complexa, e cada vez menos compreensível, quando a caça não quer apenas aproximar-se do caçador, mas sim a ele aliar-se. A formação de uma aliança entre uma caça e o seu caçador usualmente parece ser algo ridículo, pois o seu próprio fim será decretado. Mas alguns ainda assim pressionam para que a caça forje uma aliança de compromisso com aqueles que aqui chamamos de caçador.
E então temos que questionar: qual o interesse que realmente preside esse tipo de aproximação? Seria o desejo mórbido de ser novamente atacado e talvez desta ver até mesmo devorado? É um desejo fetichista por sangue? Em geral, a caça que sobrevive ao caçador dele quer distância. O estranho é que a sobrevivente deseje novamente aproximar-se do caçador, como se desta vez o caçador exercesse algum sentimento nobre, poupando a caça de um fim trágico.
Quando a caça marcha em linha reta junto ao seu potencial caçador, temos evidentemente um problema aqui. Não é lógico. Não é coerente. Não é sábio. Não é inteligente.
Muitas outras caças dirão a esta que deseja uma aliança que essa aproximação não dará certo, que há um engano, que é um erro. Por vezes esses apelos de iguais serão completamente ignorados, havendo uma marcha da insensatez.
Uma aliança entre caça e caçador já tem seu caminho escrito: a caça será inevitavelmente devorada pelo caçador. Talvez não em um primeiro momento, pois o caçador poderá antes melhor alimentar a caça, deixá-la maior, mais suculenta e, no momento adequado, fazer parar de bater seu coração.
Na política, quando um grupo tem seu candidato cassado, seu caminho natural é não aliar-se aos protagonistas deste feito. Mas há quem sustente a aliança entre a caça e os caçadores. Há quem negue a lógica e desafie a coerência. Que desafie mais: a memória das pessoas.
O fato é que quando aqueles que já foram caça se juntam com seus algozes, a política começa a perder seu sentido mais nobre. O país está recheado de alianças “nada a ver”, de acordões que agregam “água com azeite”, de coalizões entre partidos completamente diferentes. O Brasil é um país em que muito comumente, e infelizmente, a caça alia-se ao caçador. Isso confunde a opinião pública e degenera o sentido mesmo da atividade política.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
Mudança de expectativas - 24/06/2016
O gorila primeiro? - 17/06/2016
Alguém sobrará? - 10/06/2016
Os políticos com medo - 03/06/2016
Irresponsabilidade - 20/05/2016
A última semana - 06/05/2016
A situação é crítica - 29/04/2016
A façanha de Dilma - 22/04/2016
As chances do impeachment - 15/04/2016
Impeachment - 08/04/2016
Eulogia a meu amigo Horley - 01/04/2016
A caça e o caçador - 25/03/2016
Renúncia, já! - 18/03/2016
Caiu o triplex - 11/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Victor Hugo Muraro Filho
Advogado


Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista


Juliana Chilanti Tonial
Advogada especialista em Direito Civil. Mestrada em Direito Ambiental - UCS

Outros Colunistas (...)
Inicia 1ª Copa Ramo Agrícola CER Santos de Futebol de Campo
Teve início, no sábado, 13 de janeiro, a 1ª Copa Ramo Agrícola CER Santos de Futebol de Campo. A primeira rodada contou com bom público e apresentou o seguinte resultado. Davi Canabarro 2 x 0 Veter (...)
PRF alerta sobre cavalos abandonados na BR-285 em Lagoa Vermelha
A PRF atendeu uma ocorrência de animais soltos na rodovia na manhã deste domingo (14), no km 193 da BR 285 em Lagoa Vermelha. Essa é a sexta vez que os mesmos animais são retirados do local. A equ (...)
CDL promoveu entrega oficial dos prêmios da Compra Premiada
Câmara de Dirigentes Lojistas de Lagoa Vermelha, sob a presidência de Rafael Nepomuceno, realizou a entrega oficial, na AABB, dia 12, da entrega premiação alusiva a Compra Premiada, edição 2017, onde (...)
Edeivison Vigo continua na presidência do Lagoa Futsal
Nesta semana, através de reunião realizada no Ginásio Adolfo Stella, ficou definida a nova diretoria do Lagoa Futsal para esta temporada. Edeivison Vigo continua como presidente. Os demais membros da (...)
Zanchin destaca sanção de novas medidas para a segurança
O deputado estadual Vilmar Zanchin (PMDB) ressaltou a importância de o Governo do Estado ter sancionado, nesta quinta-feira (11/1), 18 projetos de lei do pacote da segurança aprovado em dezembro na (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes