Colunistas
 
 
Cláudio Júnior Damin
Cientista Político
superdamin@terra.com.br
 
 
Eulogia a meu amigo Horley - 01/04/2016
 
Eu um mundo de tantas batalhas a serem vencidas e de muitas bandeiras a serem levantadas, eis que mais um guerreiro tomba. Horley Assis da Silva, nascido em 20 de outubro de 1986 em Pato Branco, no Paraná. Neto do falecido Sidoca. Filho da Cármem. Namorado da Bianca. Meu amigo.
Conheci o Horley logo que ele chegou a Lagoa Vermelha em idos de 2009. Relembro aqui, de maneira muito saudosa, que organizamos um churrasco na sede campestre da ABAMF para recepcioná-lo na cidade. Ele, juntamente com sua mãe, havia vindo de Santa Catarina. Em Itajaí, Horley já era uma liderança estudantil conhecida. Logo se tornou presidente do movimento estudantil da UPF aqui em Lagoa. E também assumiu a presidência municipal da Juventude Progressista.
Era político. E era um grande amigo. Se sua morte é inexplicável e inesperada, o afluxo de tanta gente ao seu funeral explica-se facilmente: Horley era uma pessoa aprazível, engraçada e que tinha uma capacidade natural de relacionar-se com todos. Transitava em diversos grupos, fossem eles de natureza mais política, mais festeira, mais saúde, mais religiosa, do centro, dos bairros e do interior, e muito comumente até de fora de Lagoa. Horley acumulava amigos e admiradores. Todos gostavam de estar perto dele.
Horley era uma pessoa cativante que acordava e dormia pensando em seus ideais. Em 2012, sem ainda estabelecer os profundos vínculos que veio a estabelecer com a juventude da cidade, concorreu a vereador em Lagoa. Não foi eleito. E posteriormente passou a trabalhar na Câmara Municipal como assessor da presidência.
Filiado ao PP, tornou-se uma referência do partido em Lagoa. Não é, portanto, por acaso, que dois deputados estaduais do partido do Horley, Marcel van Hattem e Sérgio Turra, tenham vindo de longe para despedir-se do amigo. Aliás, um amigo nosso em comum disse mesmo que a liderança política do Horley tornou-se evidente a todos quando esses dois deputados derramaram lágrimas junto a seu caixão.
Em fevereiro Horley pediu exoneração de seu cargo na Câmara de Vereadores. Seu ciclo por lá havia acabado - eu mesmo disse isso a ele lá no Palito. E passou a trabalhar como representante comercial de uma empresa de motores. A empresa possui sede em Bento Gonçalves, cidade em que vive o grande amor da vida do Horley, a Bianca. Sou testemunha deste amor nascido na Lagoa e que agora transcende o mundo temporal. Ele era um apaixonado. Pensava sim em voltar para Lagoa, casar e viver para sempre com ela. Não deu. As contingências e os mistérios da vida interromperam este sonho.
Lamentamos por aqueles que partem cedo demais. É difícil de entender e de aceitar, porém é a vida. É o segundo amigo que perco na véspera da Sexta-Feira Santa. Nos últimos meses falávamos praticamente todos os dias por telefone. Tínhamos planos. Horley sempre quis que eu fosse candidato a alguma coisa em Lagoa. Sonhava com isso. Era seu desejo que a juventude participasse mais da política. Para ele a política significava, antes de tudo, coerência. Que os ideais do meu amigo Horley sejam perseguidos por aqueles que ele cativou neste mundo. Fica o seu exemplo.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
Mudança de expectativas - 24/06/2016
O gorila primeiro? - 17/06/2016
Alguém sobrará? - 10/06/2016
Os políticos com medo - 03/06/2016
Irresponsabilidade - 20/05/2016
A última semana - 06/05/2016
A situação é crítica - 29/04/2016
A façanha de Dilma - 22/04/2016
As chances do impeachment - 15/04/2016
Impeachment - 08/04/2016
Eulogia a meu amigo Horley - 01/04/2016
A caça e o caçador - 25/03/2016
Renúncia, já! - 18/03/2016
Caiu o triplex - 11/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Mariluci Melo Ferreira


Juliana Chilanti Tonial
Advogada especialista em Direito Civil. Mestrada em Direito Ambiental - UCS


Terezinha do Carmo
Pedagoga

Outros Colunistas (...)
Capão Bonito do Sul sediou 2º Seminário Regional sobre Pecuária de Corte
Pensando em trazer algo inovador para os pecuaristas do município e região durante a programação da Semana do Município de Capão Bonito do Sul, a secretaria da Agricultura em parceria com a Emater/RS- (...)
Ibiraiaras/Caseiros: Acidente causa uma morte e deixa três feridos
Por volta de 5h30min da madrugada deste sábado, no km 57 da ERS 126, entre os municípios de Caseiros e Ibiraiaras, um acidente de trânsito deixou uma vítima fatal e três pessoas feridas. Segundo o (...)
Em andamento, Copa ABAMF de Integração de Esportes
Em sua 20ª edição, neste sábado, teve início a vigésima edição da Copa ABAMF de Integração de Esportes. Várias modalidades esportivas estão sendo disputadas e algumas premiações já foram entregues n (...)
Ponte sobre o Rio Bernardo José é inaugurada
Depois de 25 anos de espera, a ponte sobre o Rio Bernardo José, no limite entre os municípios de Capão Bonito do Sul e Esmeralda é inaugurada nesta sexta-feira, 20. O ato contou com a presença do pref (...)
Associação Amigos da Casa da Cultura realiza Reunião Ordinária
Na próxima terça-feira, dia 24, a diretoria da Associação Amigos da Casa da Cultura de Lagoa Vermelha, convoca seus membros fundadores, associados e apoiadores para Reunião Ordinária. A reunião tra (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes