Colunistas
 
 
Cláudio Júnior Damin
Cientista Político
superdamin@terra.com.br
 
 
A última semana - 06/05/2016
 
O governo da presidente Dilma Rousseff e o domínio do PT na administração pública federal vive sua última semana. Na próxima semana muito provavelmente a presidente da República será provisoriamente afastada por até 180 dias. Dilma sairá e o Brasil poderá, então, consertar o estrago econômico feito até aqui.
O professor de filosofia Denis Rosenfield publicou, a esse respeito, um interessante artigo em sua coluna do jornal Zero Hora que reproduzo neste espaço. O título é mais que adequado para o momento: “A despedida”. O país até que enfim entrará em um outro momento. Aos poucos o desastre chamado governo Dilma ficará para trás. Não deve, no entanto, ser esquecido, pois seus erros econômicos nunca mais devem ser feitos novamente. Relembraremos da atual presidente da República enquanto um exemplo negativo na política e na economia.

***
A despedida
Por Denis Rosenfield (Zero Hora, 03-05-2016)
A despedida do governo petista é melancólica. A presidente aferra-se ao poder como se uma alternativa ainda lhe restasse. Os seus discursos se tornam ainda mais afastados da realidade, revelando uma personalidade avessa à verdadeira consideração dos fatos. O seu destino está selado.
Ninguém mais faz o seu jogo. O PT já está atuando como oposição e considera a sua presidente como mero instrumento seu. Ela lhe é útil para sua posição contrária ao novo governo Temer. Convém ao partido dizer - em uma completa dissociação da realidade - que se trata de um “golpe”, pois assim pretende se comportar no futuro imediato. Há apenas uma coincidência passageira entre a presidente e o PT.
O ex-presidente Lula afasta-se igualmente da presidente, consciente de que sua escolha foi um desastre político. Certamente para o país, mas sobretudo para ele. Agarra-se ao que lhe resta de popularidade, esperançoso de que possa ainda apresentar-se como opção eleitoral em 2018. De fato, já abandonou a presidente, embora guarde ainda, por razões estratégicas, a aparência de defendê-la.
Ademais, sua preocupação mais imediata é a Lava-Jato e as investigações congêneres, pois muito provavelmente será denunciado e tornado réu em poucas semanas, seja no Supremo, seja na primeira instância do juiz Moro. Isto se confirmando, nem poderá se candidatar em 2018.
Restaria à presidente o gesto altivo da renúncia, porém permanece embriagada em seu poder evanescente e em seu emaranhado psicológico. Mais valeria sair agora por ato voluntário do que ser enxotada em poucos meses. Até um discurso crível do ponto de vista estritamente pessoal poderia inventar, baseado no reconhecimento dos seus erros e no perdão.
O Brasil, neste meio tempo, de uma presidente que não é mais e de um presidente que não é ainda, encontra-se paralisado. Empresas em situação crítica, ausência de investimentos, desemprego em alta, a “nova” classe média voltando à sua condição anterior, inadimplência aumentando, PIB afundando e assim por diante.
A dor e a falta de expectativas são generalizadas, apesar de um discurso ufanista petista de defesa dos “pobres”, contra o “ajuste fiscal” e assim por diante. Deveriam se dirigir verdadeiramente a uma base social que já os abandonou. Os seus discursos são mera encenação, a sua forma sendo a hipocrisia.
Os desempregados e os inadimplentes devem estar sentindo o discurso petista como uma agressão! Ausência completa de escrúpulos!

***
Mãe! Feliz aniversário!!!
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
Mudança de expectativas - 24/06/2016
O gorila primeiro? - 17/06/2016
Alguém sobrará? - 10/06/2016
Os políticos com medo - 03/06/2016
Irresponsabilidade - 20/05/2016
A última semana - 06/05/2016
A situação é crítica - 29/04/2016
A façanha de Dilma - 22/04/2016
As chances do impeachment - 15/04/2016
Impeachment - 08/04/2016
Eulogia a meu amigo Horley - 01/04/2016
A caça e o caçador - 25/03/2016
Renúncia, já! - 18/03/2016
Caiu o triplex - 11/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Joel Anzolin Muliterno
Advogado


Fabiana Rankrape


Victor Hugo Muraro Filho
Advogado

Outros Colunistas (...)
Capão Bonito do Sul sediou 2º Seminário Regional sobre Pecuária de Corte
Pensando em trazer algo inovador para os pecuaristas do município e região durante a programação da Semana do Município de Capão Bonito do Sul, a secretaria da Agricultura em parceria com a Emater/RS- (...)
Ibiraiaras/Caseiros: Acidente causa uma morte e deixa três feridos
Por volta de 5h30min da madrugada deste sábado, no km 57 da ERS 126, entre os municípios de Caseiros e Ibiraiaras, um acidente de trânsito deixou uma vítima fatal e três pessoas feridas. Segundo o (...)
Em andamento, Copa ABAMF de Integração de Esportes
Em sua 20ª edição, neste sábado, teve início a vigésima edição da Copa ABAMF de Integração de Esportes. Várias modalidades esportivas estão sendo disputadas e algumas premiações já foram entregues n (...)
Ponte sobre o Rio Bernardo José é inaugurada
Depois de 25 anos de espera, a ponte sobre o Rio Bernardo José, no limite entre os municípios de Capão Bonito do Sul e Esmeralda é inaugurada nesta sexta-feira, 20. O ato contou com a presença do pref (...)
Associação Amigos da Casa da Cultura realiza Reunião Ordinária
Na próxima terça-feira, dia 24, a diretoria da Associação Amigos da Casa da Cultura de Lagoa Vermelha, convoca seus membros fundadores, associados e apoiadores para Reunião Ordinária. A reunião tra (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes