Colunistas
 
 
Cláudio Júnior Damin
Cientista Político
superdamin@terra.com.br
 
 
A última semana - 06/05/2016
 
O governo da presidente Dilma Rousseff e o domínio do PT na administração pública federal vive sua última semana. Na próxima semana muito provavelmente a presidente da República será provisoriamente afastada por até 180 dias. Dilma sairá e o Brasil poderá, então, consertar o estrago econômico feito até aqui.
O professor de filosofia Denis Rosenfield publicou, a esse respeito, um interessante artigo em sua coluna do jornal Zero Hora que reproduzo neste espaço. O título é mais que adequado para o momento: “A despedida”. O país até que enfim entrará em um outro momento. Aos poucos o desastre chamado governo Dilma ficará para trás. Não deve, no entanto, ser esquecido, pois seus erros econômicos nunca mais devem ser feitos novamente. Relembraremos da atual presidente da República enquanto um exemplo negativo na política e na economia.

***
A despedida
Por Denis Rosenfield (Zero Hora, 03-05-2016)
A despedida do governo petista é melancólica. A presidente aferra-se ao poder como se uma alternativa ainda lhe restasse. Os seus discursos se tornam ainda mais afastados da realidade, revelando uma personalidade avessa à verdadeira consideração dos fatos. O seu destino está selado.
Ninguém mais faz o seu jogo. O PT já está atuando como oposição e considera a sua presidente como mero instrumento seu. Ela lhe é útil para sua posição contrária ao novo governo Temer. Convém ao partido dizer - em uma completa dissociação da realidade - que se trata de um “golpe”, pois assim pretende se comportar no futuro imediato. Há apenas uma coincidência passageira entre a presidente e o PT.
O ex-presidente Lula afasta-se igualmente da presidente, consciente de que sua escolha foi um desastre político. Certamente para o país, mas sobretudo para ele. Agarra-se ao que lhe resta de popularidade, esperançoso de que possa ainda apresentar-se como opção eleitoral em 2018. De fato, já abandonou a presidente, embora guarde ainda, por razões estratégicas, a aparência de defendê-la.
Ademais, sua preocupação mais imediata é a Lava-Jato e as investigações congêneres, pois muito provavelmente será denunciado e tornado réu em poucas semanas, seja no Supremo, seja na primeira instância do juiz Moro. Isto se confirmando, nem poderá se candidatar em 2018.
Restaria à presidente o gesto altivo da renúncia, porém permanece embriagada em seu poder evanescente e em seu emaranhado psicológico. Mais valeria sair agora por ato voluntário do que ser enxotada em poucos meses. Até um discurso crível do ponto de vista estritamente pessoal poderia inventar, baseado no reconhecimento dos seus erros e no perdão.
O Brasil, neste meio tempo, de uma presidente que não é mais e de um presidente que não é ainda, encontra-se paralisado. Empresas em situação crítica, ausência de investimentos, desemprego em alta, a “nova” classe média voltando à sua condição anterior, inadimplência aumentando, PIB afundando e assim por diante.
A dor e a falta de expectativas são generalizadas, apesar de um discurso ufanista petista de defesa dos “pobres”, contra o “ajuste fiscal” e assim por diante. Deveriam se dirigir verdadeiramente a uma base social que já os abandonou. Os seus discursos são mera encenação, a sua forma sendo a hipocrisia.
Os desempregados e os inadimplentes devem estar sentindo o discurso petista como uma agressão! Ausência completa de escrúpulos!

***
Mãe! Feliz aniversário!!!
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
Mudança de expectativas - 24/06/2016
O gorila primeiro? - 17/06/2016
Alguém sobrará? - 10/06/2016
Os políticos com medo - 03/06/2016
Irresponsabilidade - 20/05/2016
A última semana - 06/05/2016
A situação é crítica - 29/04/2016
A façanha de Dilma - 22/04/2016
As chances do impeachment - 15/04/2016
Impeachment - 08/04/2016
Eulogia a meu amigo Horley - 01/04/2016
A caça e o caçador - 25/03/2016
Renúncia, já! - 18/03/2016
Caiu o triplex - 11/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista


Marcos Roberto Nepomuceno


Jaine Cerioli
Psicopedagoga Clínica

Outros Colunistas (...)
Inicia 1ª Copa Ramo Agrícola CER Santos de Futebol de Campo
Teve início, no sábado, 13 de janeiro, a 1ª Copa Ramo Agrícola CER Santos de Futebol de Campo. A primeira rodada contou com bom público e apresentou o seguinte resultado. Davi Canabarro 2 x 0 Veter (...)
PRF alerta sobre cavalos abandonados na BR-285 em Lagoa Vermelha
A PRF atendeu uma ocorrência de animais soltos na rodovia na manhã deste domingo (14), no km 193 da BR 285 em Lagoa Vermelha. Essa é a sexta vez que os mesmos animais são retirados do local. A equ (...)
CDL promoveu entrega oficial dos prêmios da Compra Premiada
Câmara de Dirigentes Lojistas de Lagoa Vermelha, sob a presidência de Rafael Nepomuceno, realizou a entrega oficial, na AABB, dia 12, da entrega premiação alusiva a Compra Premiada, edição 2017, onde (...)
Edeivison Vigo continua na presidência do Lagoa Futsal
Nesta semana, através de reunião realizada no Ginásio Adolfo Stella, ficou definida a nova diretoria do Lagoa Futsal para esta temporada. Edeivison Vigo continua como presidente. Os demais membros da (...)
Zanchin destaca sanção de novas medidas para a segurança
O deputado estadual Vilmar Zanchin (PMDB) ressaltou a importância de o Governo do Estado ter sancionado, nesta quinta-feira (11/1), 18 projetos de lei do pacote da segurança aprovado em dezembro na (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes