Colunistas
 
 
Cláudio Júnior Damin
Cientista Político
superdamin@terra.com.br
 
 
Irresponsabilidade - 20/05/2016
 
A presidente da República Dilma Rousseff foi afastada temporariamente de seu cargo pelo Senado Federal. Cumpriu-se o rito estabelecido pela Constituição Federal de 1988 e a petista será julgada por seus crimes de responsabilidade nos próximos meses. Essa novela, pois, ainda não acabou e ainda viveremos com esta sombra sobre o país.
Se a situação política da presidente afastada não é nada boa, a do presidente Michel Temer não é também aquelas “maravilhas”. Isso porque o país encontra-se em frangalhos.
O maior problema é, sem dúvida, a crise fiscal produzida pela irresponsabilidade fiscal do último governo. Ou seja, a presidente aumentou despesas sem que tivesse, para tanto, a correspondente receita. É como se o governo dispusesse de 200 reais e tivesse gasto 350 reais. A conta, pois, não fecha. Mas esta conta serviu para ela fosse reeleita em 2014, contando todas aquelas barbaridades no horário eleitoral.
O dinheiro, meus amigos, acabou.
Quando Dilma saiu falava-se de um déficit (despesa maior que receita) de 90 bilhões de reais. Uma semana após assumir, o novo governo já fala em 125 bilhões de reais. É muita coisa. É muito descontrole das finanças públicas. E isso acaba prejudicando muitos setores, pois os cortes na educação e em outras áreas precisarão ser feitos para diminuir esse mesmo déficit.
Não há como governar com um rombo de 125 bilhões nas contas públicas.
Eis o grande desafio do presidente Michel Temer: ajustar as contas públicas, retomar os valores da responsabilidade fiscal, do controle da inflação e do combate ao desemprego. Há uma desorganização e um desânimo completo na economia e entre os agentes econômicos. O PT conseguiu, com sua irresponsabilidade fiscal, nos legar 11.1 milhões de desempregados.
A retomada da responsabilidade fiscal nos levará, em breve, para uma melhoria das condições econômicas do país. Hoje, no entanto, ainda nos encontramos em profunda recessão econômica e em dois anos nosso Produto Interno Bruto (a soma de todas as riquezas produzidas no Brasil em um ano) irá cair 8%. O que significará, por exemplo, que milhões de pessoas que ascenderam para a chamada classe C, irão retroceder novamente para a D ou E.
Note-se que os efeitos da irresponsabilidade são amplos e atingem toda uma nação. O estrago provocado pela presidente afastada foi épico. Agora é preciso ajustar nosso leme e navegar rumo à retomada do crescimento econômico. Os mares, no entanto, serão bravios e os tubarões continuam à espreita. O País precisa mesmo dizer um NÃO à irresponsabilidade fiscal dos governos, pois ela acaba sendo demais onerosa para a sociedade civil.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
Mudança de expectativas - 24/06/2016
O gorila primeiro? - 17/06/2016
Alguém sobrará? - 10/06/2016
Os políticos com medo - 03/06/2016
Irresponsabilidade - 20/05/2016
A última semana - 06/05/2016
A situação é crítica - 29/04/2016
A façanha de Dilma - 22/04/2016
As chances do impeachment - 15/04/2016
Impeachment - 08/04/2016
Eulogia a meu amigo Horley - 01/04/2016
A caça e o caçador - 25/03/2016
Renúncia, já! - 18/03/2016
Caiu o triplex - 11/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Joel Anzolin Muliterno
Advogado


Ademar Fagundes
Jornalista e Radialista


Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista

Outros Colunistas (...)
Inicia 1ª Copa Ramo Agrícola CER Santos de Futebol de Campo
Teve início, no sábado, 13 de janeiro, a 1ª Copa Ramo Agrícola CER Santos de Futebol de Campo. A primeira rodada contou com bom público e apresentou o seguinte resultado. Davi Canabarro 2 x 0 Veter (...)
PRF alerta sobre cavalos abandonados na BR-285 em Lagoa Vermelha
A PRF atendeu uma ocorrência de animais soltos na rodovia na manhã deste domingo (14), no km 193 da BR 285 em Lagoa Vermelha. Essa é a sexta vez que os mesmos animais são retirados do local. A equ (...)
CDL promoveu entrega oficial dos prêmios da Compra Premiada
Câmara de Dirigentes Lojistas de Lagoa Vermelha, sob a presidência de Rafael Nepomuceno, realizou a entrega oficial, na AABB, dia 12, da entrega premiação alusiva a Compra Premiada, edição 2017, onde (...)
Edeivison Vigo continua na presidência do Lagoa Futsal
Nesta semana, através de reunião realizada no Ginásio Adolfo Stella, ficou definida a nova diretoria do Lagoa Futsal para esta temporada. Edeivison Vigo continua como presidente. Os demais membros da (...)
Zanchin destaca sanção de novas medidas para a segurança
O deputado estadual Vilmar Zanchin (PMDB) ressaltou a importância de o Governo do Estado ter sancionado, nesta quinta-feira (11/1), 18 projetos de lei do pacote da segurança aprovado em dezembro na (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes