Colunistas
 
 
Cláudio Júnior Damin
Cientista Político
superdamin@terra.com.br
 
 
Alguém sobrará? - 10/06/2016
 
Até o “Japonês da Federal” foi preso durante a semana. E o Procurador-Geral da República solicitou ao Supremo Tribunal Federal a prisão do ex-presidente José Sarney e dos senadores Romero Jucá e Renan Calheiros (presidente do Senado), ambos do PMDB.
Cada vez mais personagens importantes envolvidos nas investigações da Lava Jato fazem delação premiada - muitos políticos, com ou sem mandato, continuam sendo alvo da operação. Um desses delatores, aliás, disse que “Dilma sabia de tudo o tempo todo”. E até mesmo Aécio Neves, do PSDB, começa a ter que se defender sobre seus eventuais envolvimentos em, como diria a presidente afastada, “maus feitos”.
O questionamento de parte da sociedade brasileira é precisamente sobre se “sobrará alguém”. Em um almoço no meio da semana, ouvi de um cidadão na mesa ao lado uma indagação dessa natureza: “será que ninguém se salvará? Nenhum “santo” sobreviverá?”.
A questão é muito pertinente e revela um aprofundamento da crise de confiança da sociedade em relação aos seus representantes. Ser político, hoje, chega a ser algo pejorativo em função de todas as barbaridades que estão sendo investigadas e divulgadas. Parece um clichê, mas devemos reconhecer que a Lava Jato está passando o país a limpo. Há uma grande expectativa da população em relação a seus resultados duradouros para a política nacional e a moralização desta atividade nobre.
A sociedade encontra-se, portanto, de um lado otimista em relação aos desdobramentos da Lava Jato e, de outro, pessimista em relação à atual classe política. A crise econômica provocada pela irresponsabilidade fiscal de Dilma Rousseff também auxilia grandemente para este clima de hostilidade em relação aos políticos.
Haverá, muito provavelmente, desdobramentos nas eleições municipais de outubro próximo. Um dos mais prejudicados deverá ser o PT que, aliás, já perdeu mais de 20% de seus prefeitos eleitos em 2012. Os partidos tradicionais, no entanto, também saem bem desgastados com o episódio do Petrolão. Nada, no entanto, que supere a rejeição crescente da população ao partido do ex-presidente Lula.
Para os políticos tradicionais as eleições municipais serão um desafio adicional. Boa parte da sociedade encontra-se bem mais reflexiva e crítica em relação aos seus representantes e àqueles que desejam ser eleitos para uma função pública.
A verdade é que estamos ainda traumatizados com as mentiras contadas pela candidata Dilma Rousseff em 2014, o que significa que o eleitor avaliará muito bem as promessas feitas por candidatos a prefeito e a vereador. O estelionato eleitoral de 2014 e as investigações da Lava Jato talvez coloquem um freio às enganações que muito comumente acontecem nos pleitos locais.
Além disso, não haverá financiamento empresarial das campanhas, o que tende a provocar um barateamento. E o eleitor, obviamente, deve fazer sua parte. O problema é que não dispomos de um detector de mentiras de políticos. Esperemos que não nos tentem enganar.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
Mudança de expectativas - 24/06/2016
O gorila primeiro? - 17/06/2016
Alguém sobrará? - 10/06/2016
Os políticos com medo - 03/06/2016
Irresponsabilidade - 20/05/2016
A última semana - 06/05/2016
A situação é crítica - 29/04/2016
A façanha de Dilma - 22/04/2016
As chances do impeachment - 15/04/2016
Impeachment - 08/04/2016
Eulogia a meu amigo Horley - 01/04/2016
A caça e o caçador - 25/03/2016
Renúncia, já! - 18/03/2016
Caiu o triplex - 11/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista


Marcos Roberto Nepomuceno


Mariluci Melo Ferreira

Outros Colunistas (...)
Inicia 1ª Copa Ramo Agrícola CER Santos de Futebol de Campo
Teve início, no sábado, 13 de janeiro, a 1ª Copa Ramo Agrícola CER Santos de Futebol de Campo. A primeira rodada contou com bom público e apresentou o seguinte resultado. Davi Canabarro 2 x 0 Veter (...)
PRF alerta sobre cavalos abandonados na BR-285 em Lagoa Vermelha
A PRF atendeu uma ocorrência de animais soltos na rodovia na manhã deste domingo (14), no km 193 da BR 285 em Lagoa Vermelha. Essa é a sexta vez que os mesmos animais são retirados do local. A equ (...)
CDL promoveu entrega oficial dos prêmios da Compra Premiada
Câmara de Dirigentes Lojistas de Lagoa Vermelha, sob a presidência de Rafael Nepomuceno, realizou a entrega oficial, na AABB, dia 12, da entrega premiação alusiva a Compra Premiada, edição 2017, onde (...)
Edeivison Vigo continua na presidência do Lagoa Futsal
Nesta semana, através de reunião realizada no Ginásio Adolfo Stella, ficou definida a nova diretoria do Lagoa Futsal para esta temporada. Edeivison Vigo continua como presidente. Os demais membros da (...)
Zanchin destaca sanção de novas medidas para a segurança
O deputado estadual Vilmar Zanchin (PMDB) ressaltou a importância de o Governo do Estado ter sancionado, nesta quinta-feira (11/1), 18 projetos de lei do pacote da segurança aprovado em dezembro na (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes