Colunistas
 
 
Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista
aldoir@folhadonordeste.com.br
 
 
15/04/2016
 
DEM quer se protagonista

DEM - Democratas de Lagoa Vermelha, com a adesão de importantes lideranças políticas, chega ao pleito municipal de 2016 em condição de ser protagonista e não mero coadjuvante, segundo avaliação do presidente Ivan Barreto e do vice-presidente Clóvis Rech, no programa “Falando Francamente”, da Rádio Cacique.
Um dos principais objetivos do presidente Ivan Barreto é recolocar representantes do DEM na Câmara de Vereadores. Para tanto, com as novas adesões, entre as quais vários ex-vereadores, o partido verá fortalecida a sua nominata de candidatos ao legislativo que, a partir da próxima legislatura, ampliará o número de cadeiras de nove para onze.
A articulação de uma coligação reunindo os partidos de oposição tem tido a participação do DEM. Questionados sobre as eventuais divergências políticas no grupo que vem se reunindo, o presidente Ivan Barreto declarou que “não podemos olhar para o passado e sim para o futuro” se quisermos alcançar nossos objetivos. E o DEM tem nomes de expressão para compor a chapa majoritária, disse.

Aliança
da oposição

Representantes dos seis partidos que articulam a composição de uma aliança das oposições em Lagoa Vermelha voltaram a se reunir no dia 8 de abril dando continuidade as conversações no sentido de fortalecer o movimento.
O trabalho inicial segue na busca da unidade dos partidos de oposição. Ainda não se fala em candidaturas. O início do processo de escolha de candidatos a prefeito e a vereador se dará após a consolidação da aliança.
É provável que, uma vez confirmada a aliança, cada partido integrante, será convidado a apresentar pré-candidatos. O processo de escolha do candidato a prefeito e vice, pela oposição, poderá ocorrer mediante pesquisa eleitoral.
A formação da aliança vem sendo tratada pelos partidos, internamente, e as deliberações são levadas a consideração do grupo. A próxima reunião está marcada para o dia 29 de abril.
Neste espaço de tempo algumas questões políticas de âmbito nacional poderão ser definidas e que poderão ter influência nas eleições municipais deste ano, esclareceu o presidente do PMDB, Sinclair Bombassaro.

Reunião do PMDB

No início de abril reuniu-se o diretório municipal do PMDB, atendendo convocação do presidente Sinclair Bombassaro. Nessa reunião, o presidente recebeu autorização para continuidade, em nome do partido, o presidente a dar as negociações para a composição da aliança das oposições.
Enquanto a oposição tenta se unir para disputar a eleição deste ano, o PDT que vai em busca do quinto mandato consecutivo já tem seus pré-candidatos definidos: Domingos Francescato, Mauricio Casarin e Sérgio Menegaz.
Nas primeiras conversações parece improvável que ocorra uma definição de consenso de quem deverá ser o candidato. Por isso é provável que a definição ocorra em pré-convenção ou, em último caso, na convenção do partido em agosto.
A percepção de que, no atual cenário, o PDT e seus aliados entram na disputa com favoritismo, aumenta a motivação na busca da candidatura a prefeito.

Cada vez
mais sólida

PTB ganhou mais uma secretaria na administração do prefeito Getulio Cerioli. Professor Cesar Farias, que foi secretário da Agricultura e Meio Ambiente, assumiu esta semana a secretaria do Planejamento, no lugar de Marli Schenato, que deixou o cargo para poder concorrer no pleito de outubro.
A ampliação de espaço no primeiro escalão do governo municipal é um indicativo de que a aliança do PTB com o PDT firmada em 2012 está cada vez mais sólida devendo ser mantida em 2016.

Santini no TJ

Representando a Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, da qual é presidente, o deputado estadual Ronaldo Santini (PTB) esteve em audiência com o presidente do Tribunal de Justiça (TJ) do RS, desembargador Luiz Felipe Difini, para debater sobre a atual situação financeira do Estado. O parlamentar busca a união de esforços dos poderes, a fim de construir soluções para a crise enfrentada.
Santini destacou que a crise vigente no Rio Grande do Sul não foi construída nos últimos quatro anos e sim vem sendo agravada ao longo de 30 anos, por isso, a solução precisa ser construída em conjunto, deixando de lado as divergências partidárias. “É hora de encararmos a realidade de forma conjunta. Por isso, estou sugerindo e convidando o Tribunal de Justiça para que, aproveitando o momento de prestação de contas dos Poderes, vá até o Parlamento para apresentar a economia realizada pelo órgão e discutirmos soluções capazes de vencer esse momento de recessão no Estado”, apontou, dizendo que o papel do judiciário tem sido de extrema importância no enfrentamento da crise.

Presidente
Vargas

A Presidente Vargas, mais longa avenida da cidade de Lagoa Vermelha, que antigamente era rodovia federal, ligando a BR-285 em suas extremidades, será restaurada integralmente, com recursos oriundos de financiamento junto à Caixa Econômica Federal no valor de R$ 15 milhões, incluindo R$ 1,37 milhão de contrapartida do município. Nesse valor, além da pavimentação da Presidente Vargas, está incluída a pavimentação de 16 ruas em vários bairros da cidade.
Além do asfaltamento em toda a extensão da avenida que abrange cerca de 6 km, o projeto contempla serviços completos de terraplenagem, drenagem, passeio público, sinalização e iluminação pública.
A revitalização da Presidente Vargas é uma reivindicação antiga dos moradores dessa via, onde se situa grande número de estabelecimentos comerciais. Trata-se de importante pública que faz a interligação entre o centro e vários bairros da cidade.

Tema para debate

Você está de acordo com o voto do seu deputado no processo de impeachment da Presidente da República?
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
24/06/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
29/04/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Terezinha do Carmo
Pedagoga


Juliana Chilanti Tonial
Advogada especialista em Direito Civil. Mestrada em Direito Ambiental - UCS


Jaine Cerioli
Psicopedagoga Clínica

Outros Colunistas (...)
Ana Amélia é escolhida melhor senadora de 2017 no prêmio Congresso em Foco
A parlamentar gaúcha Ana Amélia (PP-RS) foi escolhida como a melhor senadora de 2017 na 10ª edição do tradicional prêmio Congresso em Foco, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (19), em Brasília. (...)
Combate a exploração sexual no RS: Homem é preso em Lagoa Vermelha
Nove homens foram presos em flagrante nesta sexta-feira (20) em uma operação contra a exploração sexual no Rio Grande do Sul, que também é realizada em outros 24 estados. Em solo gaúcho foram apreendi (...)
PRF prende homem que furtou armas dentro do Fórum de Lagoa Vermelha
A PRF prendeu um homem que estava com dois revólveres que foram furtados do Fórum da cidade de Lagoa Vermelha, na tarde desta quinta-feira (19), na BR 285 em Mato Castelhano. A equipe da PRF recebe (...)
Estrutura multicampi da UPF facilita o acesso ao ensino superior na região
A Universidade de Passo Fundo (UPF) é a maior instituição de ensino superior da região Norte do Rio Grande do Sul e sua estrutura é composta por nove campi, instalados em Passo Fundo (I, II e III), Ca (...)
l Encontro de Gestantes aconteceu na última segunda-feira
Na última segunda-feira (16) no turno da tarde, foi realizado na Casa da Cultura Athos Branco o I Encontro das Gestantes de Lagoa Vermelha com o tema “É na gravidez que a magia da vida acontece”. O ev (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes