Colunistas
 
 
Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista
aldoir@folhadonordeste.com.br
 
 
06/05/2016
 
Planeja Lagoa
na prática

Está pronto o Planejamento Estratégico Municipal (PEM) de Lagoa Vermelha (Planeja Lagoa). Para a elaboração desse estudo o município contratou a Universidade de Passo Fundo. Professores de diversos cursos de graduação (Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Pedagogia, entre outros, bolsistas e integrantes da equipe da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários desenvolveram inúmeras reuniões e atividades com a população da cidade e do interior durante vários meses.
O Planeja Lagoa, que definiu o planejamento estratégico do município de maneira coletiva e abrangente, será publicado em livro para conhecimento da população.
O prefeito Getulio Cerioli está mobilizando entidades e lideranças para participarem de reunião ampla para apresentação do Planeja Lagoa e, principalmente, para discutir a forma de sua execução. Uma das visitas foi a direção da Folha do Nordeste, onde se fez acompanhar do Chefe de Gabinete e presidente do COMUDES, João Vicente Barreto da Costa.
Uma das sugestões do prefeito é criar uma estrutura de apoio junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento - COMUDES - para fazer acompanhamento e orientar a viabilização do Planeja Lagoa.
Talvez não com a profundidade do Planeja Lagoa, em outras épocas foram elaborados diagnósticos sobre os problemas de Lagoa Vermelha e apontadas soluções. Porém, esses estudos não produziram os efeitos desejados.
O poder executivo não quer que isso aconteça com o Planeja Lagoa

Faltaram dois votos

Prefeito Ederildo Paparico, de São João da Urtiga, candidatou-se a receber a indicação do PDT para ser o presidente da FAMURS - Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul.
Faltaram dois votos para Paparico ganhar a indicação. O PDT indicou o prefeito Luciano Pinto, de Arroio do Sal, para a presidência da entidade.
Paparico poderá se candidatar a deputado estadual em 2018.

Novos
títulos

Terminou quarta-feira, 4, o prazo para o eleitor requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio. Em breve o Tribunal Regional Eleitoral divulgará o número de eleitores inscritos para votar nas eleições municipais de outubro.
Também na quarta-feira terminou o prazo para que o eleitor que mudou de residência dentro do município pedisse a alteração em seu título eleitoral.

Ranking do Polo moveleiro

O polo moveleiro de Lagoa Vermelha é o segundo colocado no ranking gaúcho e o 10º no ranking nacional. Informação é do presidente do SICOM, Valterez da Silva. A classificação é feita segundo faturamento das empresas.
Escola do Senai
Escola Técnica do SENAI, conquista obtida após anos de pedidos do poder público e das entidades empresariais de Lagoa Vermelha, está enfrentando dificuldades para a formação de turmas.

Acordo coletivo

Está havendo dificuldade para os Sindicatos Patronal e dos Empregados na construção civil e mobiliário de Lagoa Vermelha fechar o Acordo Coletivo de 2016. O Sicom, sindicato patronal, segundo Valterez da Silva, em anos anteriores concordou com reajuste acima da inflação. Mas no momento de crise é preciso a compreensão da classe trabalhadora para se chegar a um acordo.

Presidente do TRE

As eleições municipais de 2016, no Rio Grande do Sul, serão conduzidas pela desembargadora Liselena Robles Ribeiro. A eleição da nova presidente do TRE ocorreu na última terça-feira, 3, pelo Pleno da Justiça Eleitoral gaúcha.
. A magistrada ocupava, desde maio de 2015, as funções de vice-presidente, corregedora e ouvidora do TRE-RS. A futura presidente ingressou na magistratura em 1985. A posse da nova presidente ocorrerá no dia 24 de maio, às 15h, no Plenário do TRE-RS.
O novo vice-presidente, corregedor e ouvidor eleitoral será o desembargador Carlos Cini Marchionatti.
Antes da eleição para a presidência da Justiça Eleitoral gaúcha, ocorreu a posse dos novos membros da classe dos advogados do TRE-RS. Foram empossados Jamil Andraus Hanna Bannura, como juiz efetivo da corte eleitoral e Rafael Da Cás Maffini, como juiz eleitoral substituto.

Novo presidente
da CICAS

Antônio Carlos Lima Ribeiro, atual vice-presidente, foi eleito presidente da CICAS, de Lagoa Vermelha. A posse acontecerá em junho. Substituirá Adriana Manto.

Estacionamento
rotativo

A implantação de estacionamento rotativo pago no centro de Lagoa Vermelha não é consenso. Ao que parece o problema da falta de espaço para estacionamento de veículos na Avenida Afonso Pena está sendo super dimensionado. Ainda há espaços nas transversais e avenidas secundárias.

Ministra
da Agricultura

Senadora Ana Amélia Lemos (PP), com fortes ligações com o agronegócio, foi lembrada durante a semana para assumir o Ministério da Agricultura. Mas o PP está retirando seu apoio ao eventual governo de Michel Temer, o que afasta essa possibilidade.

Tema para debate

Por que o processo da sucessão municipal em Lagoa Vermelha está “morno”?
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
24/06/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
29/04/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Ademar Fagundes
Jornalista e Radialista


Terezinha do Carmo
Pedagoga


Cláudio Júnior Damin
Cientista Político

Outros Colunistas (...)
Inicia 1ª Copa Ramo Agrícola CER Santos de Futebol de Campo
Teve início, no sábado, 13 de janeiro, a 1ª Copa Ramo Agrícola CER Santos de Futebol de Campo. A primeira rodada contou com bom público e apresentou o seguinte resultado. Davi Canabarro 2 x 0 Veter (...)
PRF alerta sobre cavalos abandonados na BR-285 em Lagoa Vermelha
A PRF atendeu uma ocorrência de animais soltos na rodovia na manhã deste domingo (14), no km 193 da BR 285 em Lagoa Vermelha. Essa é a sexta vez que os mesmos animais são retirados do local. A equ (...)
CDL promoveu entrega oficial dos prêmios da Compra Premiada
Câmara de Dirigentes Lojistas de Lagoa Vermelha, sob a presidência de Rafael Nepomuceno, realizou a entrega oficial, na AABB, dia 12, da entrega premiação alusiva a Compra Premiada, edição 2017, onde (...)
Edeivison Vigo continua na presidência do Lagoa Futsal
Nesta semana, através de reunião realizada no Ginásio Adolfo Stella, ficou definida a nova diretoria do Lagoa Futsal para esta temporada. Edeivison Vigo continua como presidente. Os demais membros da (...)
Zanchin destaca sanção de novas medidas para a segurança
O deputado estadual Vilmar Zanchin (PMDB) ressaltou a importância de o Governo do Estado ter sancionado, nesta quinta-feira (11/1), 18 projetos de lei do pacote da segurança aprovado em dezembro na (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes