Colunistas
 
 
Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista
aldoir@folhadonordeste.com.br
 
 
06/05/2016
 
Planeja Lagoa
na prática

Está pronto o Planejamento Estratégico Municipal (PEM) de Lagoa Vermelha (Planeja Lagoa). Para a elaboração desse estudo o município contratou a Universidade de Passo Fundo. Professores de diversos cursos de graduação (Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Pedagogia, entre outros, bolsistas e integrantes da equipe da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários desenvolveram inúmeras reuniões e atividades com a população da cidade e do interior durante vários meses.
O Planeja Lagoa, que definiu o planejamento estratégico do município de maneira coletiva e abrangente, será publicado em livro para conhecimento da população.
O prefeito Getulio Cerioli está mobilizando entidades e lideranças para participarem de reunião ampla para apresentação do Planeja Lagoa e, principalmente, para discutir a forma de sua execução. Uma das visitas foi a direção da Folha do Nordeste, onde se fez acompanhar do Chefe de Gabinete e presidente do COMUDES, João Vicente Barreto da Costa.
Uma das sugestões do prefeito é criar uma estrutura de apoio junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento - COMUDES - para fazer acompanhamento e orientar a viabilização do Planeja Lagoa.
Talvez não com a profundidade do Planeja Lagoa, em outras épocas foram elaborados diagnósticos sobre os problemas de Lagoa Vermelha e apontadas soluções. Porém, esses estudos não produziram os efeitos desejados.
O poder executivo não quer que isso aconteça com o Planeja Lagoa

Faltaram dois votos

Prefeito Ederildo Paparico, de São João da Urtiga, candidatou-se a receber a indicação do PDT para ser o presidente da FAMURS - Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul.
Faltaram dois votos para Paparico ganhar a indicação. O PDT indicou o prefeito Luciano Pinto, de Arroio do Sal, para a presidência da entidade.
Paparico poderá se candidatar a deputado estadual em 2018.

Novos
títulos

Terminou quarta-feira, 4, o prazo para o eleitor requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio. Em breve o Tribunal Regional Eleitoral divulgará o número de eleitores inscritos para votar nas eleições municipais de outubro.
Também na quarta-feira terminou o prazo para que o eleitor que mudou de residência dentro do município pedisse a alteração em seu título eleitoral.

Ranking do Polo moveleiro

O polo moveleiro de Lagoa Vermelha é o segundo colocado no ranking gaúcho e o 10º no ranking nacional. Informação é do presidente do SICOM, Valterez da Silva. A classificação é feita segundo faturamento das empresas.
Escola do Senai
Escola Técnica do SENAI, conquista obtida após anos de pedidos do poder público e das entidades empresariais de Lagoa Vermelha, está enfrentando dificuldades para a formação de turmas.

Acordo coletivo

Está havendo dificuldade para os Sindicatos Patronal e dos Empregados na construção civil e mobiliário de Lagoa Vermelha fechar o Acordo Coletivo de 2016. O Sicom, sindicato patronal, segundo Valterez da Silva, em anos anteriores concordou com reajuste acima da inflação. Mas no momento de crise é preciso a compreensão da classe trabalhadora para se chegar a um acordo.

Presidente do TRE

As eleições municipais de 2016, no Rio Grande do Sul, serão conduzidas pela desembargadora Liselena Robles Ribeiro. A eleição da nova presidente do TRE ocorreu na última terça-feira, 3, pelo Pleno da Justiça Eleitoral gaúcha.
. A magistrada ocupava, desde maio de 2015, as funções de vice-presidente, corregedora e ouvidora do TRE-RS. A futura presidente ingressou na magistratura em 1985. A posse da nova presidente ocorrerá no dia 24 de maio, às 15h, no Plenário do TRE-RS.
O novo vice-presidente, corregedor e ouvidor eleitoral será o desembargador Carlos Cini Marchionatti.
Antes da eleição para a presidência da Justiça Eleitoral gaúcha, ocorreu a posse dos novos membros da classe dos advogados do TRE-RS. Foram empossados Jamil Andraus Hanna Bannura, como juiz efetivo da corte eleitoral e Rafael Da Cás Maffini, como juiz eleitoral substituto.

Novo presidente
da CICAS

Antônio Carlos Lima Ribeiro, atual vice-presidente, foi eleito presidente da CICAS, de Lagoa Vermelha. A posse acontecerá em junho. Substituirá Adriana Manto.

Estacionamento
rotativo

A implantação de estacionamento rotativo pago no centro de Lagoa Vermelha não é consenso. Ao que parece o problema da falta de espaço para estacionamento de veículos na Avenida Afonso Pena está sendo super dimensionado. Ainda há espaços nas transversais e avenidas secundárias.

Ministra
da Agricultura

Senadora Ana Amélia Lemos (PP), com fortes ligações com o agronegócio, foi lembrada durante a semana para assumir o Ministério da Agricultura. Mas o PP está retirando seu apoio ao eventual governo de Michel Temer, o que afasta essa possibilidade.

Tema para debate

Por que o processo da sucessão municipal em Lagoa Vermelha está “morno”?
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
24/06/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
29/04/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Cláudio Júnior Damin
Cientista Político


Victor Hugo Muraro Filho
Advogado


Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista

Outros Colunistas (...)
Em andamento, Copa ABAMF de Integração de Esportes
Em sua 20ª edição, neste sábado, teve início a vigésima edição da Copa ABAMF de Integração de Esportes. Várias modalidades esportivas estão sendo disputadas e algumas premiações já foram entregues n (...)
Ponte sobre o Rio Bernardo José é inaugurada
Depois de 25 anos de espera, a ponte sobre o Rio Bernardo José, no limite entre os municípios de Capão Bonito do Sul e Esmeralda é inaugurada nesta sexta-feira, 20. O ato contou com a presença do pref (...)
Associação Amigos da Casa da Cultura realiza Reunião Ordinária
Na próxima terça-feira, dia 24, a diretoria da Associação Amigos da Casa da Cultura de Lagoa Vermelha, convoca seus membros fundadores, associados e apoiadores para Reunião Ordinária. A reunião tra (...)
Vereadora Márcia solicita recolhimento de resíduos
Ouvir e encaminhar as demandas da comunidade é atividade constante no mandato da vereadora Márcia do Carmo (PSB). Na última segunda-feira (16), em Sessão Didática, a vereadora apresentou pedido de pro (...)
Sossella destaca aprovação na Assembleia de projeto de lei que combate roubo de cargas
Por unanimidade, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira (17) o Projeto de Lei 43/2018, que busca combater o roubo de cargas no Estado. A iniciativa determina o cancelamento da ins (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes