Colunistas
 
 
Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista
aldoir@folhadonordeste.com.br
 
 
13/05/2016
 
Ana Amélia votou a favor do
processo do impeachment de Dilma

Primeira oradora da sessão plenária de quarta-feira (11), que se prolongou até o amanhecer de quinta-feira, a senadora Ana Amélia (PP-RS) se disse convencida da existência de provas para que se dê prosseguimento ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A parlamentar encaminhou seu voto favorável à admissibilidade do impedimento e ao afastamento da presidente.
- São graves os fatos imputados. Diante de todo o material probatório produzido até aqui, há sim enquadramento típico e lastro de provas suficientes para admissibilidade do processo de impeachment, para que a presidente da República se defenda, com todas as garantias previstas na Constituição e asseguradas pelo Supremo Tribunal Federal - afirmou Ana Amélia.
A senadora lembrou que as pedaladas fiscais, o desrespeito à Lei Orçamentária e os decretos sem autorização provocaram resultados no dia a dia dos brasileiros, contribuindo para os 11 milhões de desempregados, para o aumento da inflação e para a grave crise brasileira.
A parlamentar destacou a responsabilidade do Senado, transformado em tribunal político, e a seriedade da decisão a cargo dos senadores.
- Nós aqui não temos nenhuma alegria, não é feliz o momento de hoje, mesmo sabendo da responsabilidade que paira sobre o nossos ombros e da cobrança da sociedade, que tem pressa.
Para Ana Amélia, o exame da denúncia que embasa o pedido de impeachment tem sido conduzido no Senado com respeito às leis, seguindo rito que assegura o amplo direito de defesa e de manifestação do contraditório. A parlamentar completou ressaltando que ninguém, nem a presidente da República, está acima da lei.
- A lei é para todos. E temos a obrigação e o dever de respeitar a lei. É exatamente por isso que encaminho o meu voto favorável ao impedimento e à admissibilidade deste processo - finalizou.

Aliança da oposição

A última reunião dos partidos de oposição que articulam uma aliança para disputar as eleições municipais de 2016 aconteceu no final de abril e não foi marcado novo encontro.
Segundo Sinclair Bombassaro, presidente do PMDB, é provável que na próxima semana ocorra novo encontro. As conversações para a formação da aliança continuam em encontros informais entre dirigentes partidários, mas ainda não há nada definido quanto a confirmação da aliança e indicações de nomes entre os quais seriam escolhidos os candidatos a prefeito e a vice.


PP indefinido

Afastado das articulações para a formação de uma aliança das oposições, o Partido Progressista de Lagoa Vermelha ainda não se posicionou sobre eventual participação no pleito de outubro com candidato próprio a prefeito.
Possibilidade do PP aliar-se ao PDT, seu tradicional rival, defendida por alguns progressistas, ainda não evoluiu.
Enquanto isso, encontra-se com o Ministério Público Eleitoral, em Brasília, desde fevereiro, o pedido de efeito suspensivo a recurso interposto pelos ex-candidatos Moacir Volpato (PP) e Antônio Favaro (PMDB), que estão com seus direitos políticos suspensos, impedidos, portanto, de concorrerem nas eleições de outubro.

Prazo para
convenções

Pela legislação eleitoral anterior, o período para a realização de convenções municipais era de 15 a 30 de junho. Com a mudança da lei, as convenções para deliberar sobre candidaturas e coligações deverão ser realizadas a partir de 20 de julho até 5 de agosto.
Esse fato, talvez, esteja contribuindo para o adiamento de decisões partidárias sobre escolha de candidatos e alianças para disputarem as eleições do dia 2 de outubro.

Pré-Convenção
do PDT

Está marcada para o dia 21 de maio, na Câmara de Vereadores, a pré-convenção do PDT para a escolha do candidato do partido ao cargo de prefeito de Lagoa Vermelha. A realização da pré-convenção foi decidida em reunião realizada com a participação da Comissão Executiva e dos pré-candidatos Mauricio Casarin e Sérgio Menegaz.
A escolha do candidato será feita pelos 30 membros do diretório municipal, totalizando 31 votos, uma vez que o líder da bancada do partido na Câmara tem direito a dois votos. Além dos nomes que colocaram seu nome à disposição do partido, Domingos Francescato, Mauricio Casarin e Sérgio Menegaz qualquer outro interessado poderá levar seu nome à consideração da pré-convenção.
É bem provável que a disputa pela candidatura do PDT fique entre Mauricio e Sérgio, uma vez que Francescato havia afirmado que não participaria de disputa.


Em Ibiraiaras

A Folha do Nordeste será homenageada pelo município de Ibiraiaras no dia 27 de maio na programação do Cinquentenário de emancipação daquele município. A Folha, que comemora neste mes 25 anos de circulação, é considerado jornal que muito contribuiu para o desenvolvimento de Ibiraiaras.
Ex-vereadores

Políticos, com grande potencial de votos, que exerceram mandatos de vereador em legislaturas passadas poderão voltar a concorrer na eleição municipal deste ano. Osmar Piardi, João Barbudo, Ivan Barreto, Enio Camargo de Vargas, Fernando Ademir Muliterno, Clóvis Rech, entre outros, poderão tornar ainda mais disputadas as onze vagas da Câmara de Veradores de Lagoa Vermelha.

Tema para debate

Terminou o ciclo do PT no Governo Federal?
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
24/06/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
29/04/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Frei Marcelo de Carvalho


Fabiana Rankrape


Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista

Outros Colunistas (...)
Em andamento, Copa ABAMF de Integração de Esportes
Em sua 20ª edição, neste sábado, teve início a vigésima edição da Copa ABAMF de Integração de Esportes. Várias modalidades esportivas estão sendo disputadas e algumas premiações já foram entregues n (...)
Ponte sobre o Rio Bernardo José é inaugurada
Depois de 25 anos de espera, a ponte sobre o Rio Bernardo José, no limite entre os municípios de Capão Bonito do Sul e Esmeralda é inaugurada nesta sexta-feira, 20. O ato contou com a presença do pref (...)
Associação Amigos da Casa da Cultura realiza Reunião Ordinária
Na próxima terça-feira, dia 24, a diretoria da Associação Amigos da Casa da Cultura de Lagoa Vermelha, convoca seus membros fundadores, associados e apoiadores para Reunião Ordinária. A reunião tra (...)
Vereadora Márcia solicita recolhimento de resíduos
Ouvir e encaminhar as demandas da comunidade é atividade constante no mandato da vereadora Márcia do Carmo (PSB). Na última segunda-feira (16), em Sessão Didática, a vereadora apresentou pedido de pro (...)
Sossella destaca aprovação na Assembleia de projeto de lei que combate roubo de cargas
Por unanimidade, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira (17) o Projeto de Lei 43/2018, que busca combater o roubo de cargas no Estado. A iniciativa determina o cancelamento da ins (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes