Colunistas
 
 
Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista
aldoir@folhadonordeste.com.br
 
 
20/05/2016
 
Convencionais do
PDT escolhem o
candidato a prefeito

O PDT que, juntamente com vários partidos, governa o município de Lagoa Vermelha desde janeiro de 2001, escolherá o seu candidato a prefeito, em pré-convenção a realizar-se neste sábado, 21, na Câmara de Vereadores.
O partido não conseguiu evitar a disputa pela candidatura, apesar das conversações para se chegar a um consenso entre os três pré-candidatos que colocaram seus nomes a disposição do partido para concorrer: Domingos Francescato, Mauricio Casarin e Sérgio Menegaz.
A decisão caberá aos trinta convencionais, integrantes do diretório municipal, num total de 31 votos, tendo em vista que o vereador Maurício Casarin, na condição de membro do diretório e líder da bancada na Câmara de Vereadores, votará duas vezes.
Domingos Francescato, atual secretário da Saúde, que defendia a escolha por consenso, não participará da disputa. Sua decisão foi comunicada na quarta-feira, 18, ao presidente José Duílio Grigol.
Sergio Menegaz que, segundo alguns pedetistas, pelo seu histórico partidário em Lagoa Vermelha, seria candidato natural, disputará a candidatura com Mauricio Casarin que está apoiado em sua expressiva votação obtida como candidato a vereador, em 2012, e por resultado de pesquisa eleitoral favorável ao seu nome.
Os pré-candidatos foram orientados a não se manifestar, esta semana, antes da pré-convenção, para não acirrar o clima de disputa.
Presidente José Duílio Grigol garante que, seja qual for o resultado da pré-convenção, o partido se manterá coeso.

Votos liberados

Ao tomar a decisão de não levar seu nome a pré-convenção, Domingos Francescato reuniu-se com o seu grupo de apoio, com votos no diretório, liberando seus membros para optar pelo candidato de sua preferência. No entanto, segundo disse, foi feita uma reflexão sobre a escolha do candidato.
Francescato reafirmou que colocou seu nome à disposição para concorrer levando em conta sua experiência administrativa de longos anos, o que poderia contribuir para o partido e para a administração. A partir do momento em que se decidiu pela escolha do candidato a prefeito pelo voto dos convencionais, Domingos Francescato deixou de ser pré-candidato.
Francescato revelou que não surgiu a oportunidade para os três pré-candidatos se reunirem para debater a possível escolha por consenso.
Decisão em família

Altair Rech Ramos, no atual cenário, considerado candidato forte pela oposição, apesar da proximidade do pleito, ainda não decidiu se concorrerá a prefeito pelo PSD.
A coluna fez ao advogado Altair a pergunta que todos fazem. Será candidato? Respondeu:
“Possuo todos os requisitos, além de me considerar preparado para isto. A decisão será unicamente minha, ao contrário de outras oportunidades em que fui convocado pelo partido. Agora tenho a possibilidade de definir com minha família e é o que estou construindo”.

Oposição em Caseiros

Leo Tessaro, que concorreu pelo PT a prefeito de Caseiros, na eleição de 2012, poderá candidatar-se novamente no pleito de outubro. Mas não mais pelo PT. Tessaro está filiado ao PMDB.
Outro nome cogitado para concorrer a prefeito de Caseiros pelo PMDB é José Aldoir Costa, gerente da Corsan em Lagoa Vermelha. José Aldoir colocou seu nome está à disposição do partido. Em toda a história política de Caseiros o PMDB só governou o município em uma oportunidade.

Cilon candidato

Cilon Tadeu de Freitas Lima requereu, formalmente, a direção do PDT que seu nome seja submetido à apreciação para compor a chapa que será homologada na convenção que escolherá os candidatos que irão concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores nas eleições de outubro próximo.
Em seu requerimento Cilon relata que é um dos fundadores do partido em Lagoa Vermelha, tendo sido o seu primeiro candidato a prefeito, bem como foi vereador e presidente do legislativo, além de Coordenador Regional do partido por longo período, tendo inclusive contribuído como candidato em duas eleições para deputado estadual e federal. Também concorreu nas eleições para prefeito, vice-prefeito em outros municípios, participando sempre pela sigla do PDT.
“Encontro-me em condições de contribuir com o partido na propagação das ideias e propostas do trabalhismo de Getúlio Vargas, Alberto Pasqualini, João Goulart e Leonel Brizola, entre outros”, afirmou Cilon no requerimento. Apesar do PDT estar no comando da administração municipal de Lagoa Vermelha desde 2001, Cilon não teve oportunidades de dar sua contribuição.

Confraternização da Folha

A equipe da Folha do Nordeste confraterniza nesta sexta-feira, às 20h, na AABB, em comemoração ao seu 25º aniversário de circulação que transcorreu no dia 10 de maio.

Tema para debate

Por que os partidos de oposição em Lagoa Vermelha encontram dificuldades para a formação de uma aliança?
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
24/06/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
29/04/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Victor Hugo Muraro Filho
Advogado


Juliana Chilanti Tonial
Advogada especialista em Direito Civil. Mestrada em Direito Ambiental - UCS


Fabiana Rankrape

Outros Colunistas (...)
Ana Amélia é escolhida melhor senadora de 2017 no prêmio Congresso em Foco
A parlamentar gaúcha Ana Amélia (PP-RS) foi escolhida como a melhor senadora de 2017 na 10ª edição do tradicional prêmio Congresso em Foco, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (19), em Brasília. (...)
Combate a exploração sexual no RS: Homem é preso em Lagoa Vermelha
Nove homens foram presos em flagrante nesta sexta-feira (20) em uma operação contra a exploração sexual no Rio Grande do Sul, que também é realizada em outros 24 estados. Em solo gaúcho foram apreendi (...)
PRF prende homem que furtou armas dentro do Fórum de Lagoa Vermelha
A PRF prendeu um homem que estava com dois revólveres que foram furtados do Fórum da cidade de Lagoa Vermelha, na tarde desta quinta-feira (19), na BR 285 em Mato Castelhano. A equipe da PRF recebe (...)
Estrutura multicampi da UPF facilita o acesso ao ensino superior na região
A Universidade de Passo Fundo (UPF) é a maior instituição de ensino superior da região Norte do Rio Grande do Sul e sua estrutura é composta por nove campi, instalados em Passo Fundo (I, II e III), Ca (...)
l Encontro de Gestantes aconteceu na última segunda-feira
Na última segunda-feira (16) no turno da tarde, foi realizado na Casa da Cultura Athos Branco o I Encontro das Gestantes de Lagoa Vermelha com o tema “É na gravidez que a magia da vida acontece”. O ev (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes