Colunistas
 
 
Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista
aldoir@folhadonordeste.com.br
 
 
03/06/2016
 
Candidaturas da oposição
indefinidas

Faltando quatro meses para a realização da eleição municipal o quadro político de Lagoa Vermelha ainda não está completamente definido. Somente o PDT, partido que administra o município desde 2001, indicou seu candidato a prefeito. Faltam a escolha do candidato a vice, a composição da nominata de candidatos a vereador e a confirmação da aliança. Na relação dos nomes citados em coluna anterior para ser candidato a vice, indicado pelo PTB, deve ser incluído o nome do ex-prefeito Eli Pegoraro, fundador do partido.
Os partidos de oposição, por sua vez, deverão retomar as conversações na próxima semana, ainda sem data definida, segundo o presidente do PMDB, Sinclair Bombassaro. Várias reuniões já foram realizadas, inicialmente com a finalidade de buscar a unidade dos partidos. Oficialmente não se sabe em que estágio se encontram esses entendimentos.
O calendário eleitoral prevê a realização das convenções municipais para indicação de candidatos e deliberações sobre coligações no período de 20 de julho a 5 de agosto. Logo, as decisões nas oposições não devem demorar.
O nome em evidência para comandar a coligação das oposições é do advogado Altair Rech Ramos que se movimenta em vários partidos, mas ainda não responde, afirmativamente, se concorrerá.
Um dos nomes desejados pelas oposições para concorrer ao cargo de vice-prefeita é a vereadora Márcia do Carmo, do PSB.
Encaminha-se a disputa eleitoral pelo cargo de prefeito de Lagoa Vermelha entre Sérgio Menegaz (PDT) e Altair Rech Ramos (PSD).

Até o dia 10

Prefeito Danilo Barreto da Costa, de Capão Bonito do Sul, decidirá até o dia 10 de junho se concorrerá à reeleição. A possibilidade de concorrer a vice-prefeito em uma outra composição está afastada. Segundo Danilo, para concorrer a vice-prefeito deveria ter se afastado do cargo em abril, seis meses antes da eleição, o que não ocorreu. Para decidir sobre sua candidatura à reeleição, Danilo vai analisar o cenário de dificuldades financeiras que os municípios poderão enfrentar futuramente diante da crise econômica do país. Conforme a Famurs vários prefeitos estão desistindo de concorrer à reeleição face a essa realidade nacional.

PV em
Capão Bonito

PV de Capão Bonito do Sul realiza pré-convenção, em Barretos, no dia 19 de junho, às 14 horas. Serão indicados os candidatos a prefeito e vice-prefeito e elaborada a nominata de candidatos a vereador. PV deverá indicar o presidente do partido, José Leonildo Amaral, para ser candidato a prefeito e Manoel Antônio, tesoureiro, para vice. Segundo Amaral, 14 candidatos concorrerão a vereador.

Dimorvan na vice

Francisco Dimorvan Dutra Vieira (PTB), que foi duas vezes prefeito de Capão Bonito do Sul, a primeira delas quando o município foi instalado em 2001, poderá ser candidato a vice-prefeito no pleito deste ano, em uma chapa que terá Everton Lima Vieira - Tito - (PP) como candidato a prefeito.
À coluna, Dimorvan confirmou a existência de entendimentos nesse sentido, ressalvando, no entanto, que a decisão definitiva ocorrerá somente nos próximos dias. Além do PP e do PTB, essa chapa teria também o apoio do PSB, PPS e PT. Tito é produtor rural e vinha ocupando o cargo de secretário da Administração do prefeito Danilo Barreto da Costa.

Em Ibiraiaras

Prefeito Douglas Rossoni (PTB), de Ibiraiaras, não descarta a possibilidade de concorrer à reeleição, se esta for a decisão do grupo político que o apoia. Algumas lideranças desse grupo estão entusiasmados com o desempenho da administração do prefeito Douglas Rossoni, levando-se a acreditar na certeza de sua candidatura à reeleição.
Em avaliação durante as comemorações do Cinquentenário de Ibiraiaras transcorrido no dia 29 de maio, com várias festividades, o prefeito Douglas Rossoni afirmou que sua administração conseguiu executar 90% dos projetos que idealizou para Ibiraiaras.
Escola do
Senai preocupa

Dificuldades para a formação de turmas de alunos para frequentar os cursos oferecidos pela Escola Técnica do Senai preocupa entidades empresariais e poder público.
Reuniões dos últimos dias definiram a formação de um conselho com representantes de entidades, do poder e da UPF com o fim de exercer atividades visando aumentar a procura de alunos pelos cursos do Senai.
A criação e instalação da Escola do Senai para capacitação de trabalhadores foi uma luta de décadas da comunidade de Lagoa Vermelha, através de entidades e do poder público.
A falta de demanda, se não for resolvida, poderá causar dificuldades para a manutenção da Escola em Lagoa Vermelha.

Recurso no TSE
redistribuido

O pedido de efeito suspensivo (suspensão da marcha do processo) em recurso de Moacir Volpato e Antônio Favaro, junto ao TSE foi redistribuído a Ministra Rosa Weber.
PP de Lagoa vermelha alimenta esperança do acolhimento do pedido para dar condições legais a Moacir Volpato concorrer a prefeito.
Em julgamento de 1ª e 2ª instâncias de Ação ajuizada pela coligação liderada pelo PDT, Moacir Volpato e Antônio Favaro tiveram seus direitos políticos suspensos por oito anos, que os impede de concorrer no pleito de 2016.


Tema para debate

Senado Federal deve aprovar o afastamento, em definitivo, da Presidente Dilma Rousseff?
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
24/06/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
29/04/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Terezinha do Carmo
Pedagoga


Grieco Rodrigo Bossardi
Doutorado em Administração - Professor Universitário - Contador


Juliana Chilanti Tonial
Advogada especialista em Direito Civil. Mestrada em Direito Ambiental - UCS

Outros Colunistas (...)
Ana Amélia é escolhida melhor senadora de 2017 no prêmio Congresso em Foco
A parlamentar gaúcha Ana Amélia (PP-RS) foi escolhida como a melhor senadora de 2017 na 10ª edição do tradicional prêmio Congresso em Foco, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (19), em Brasília. (...)
Combate a exploração sexual no RS: Homem é preso em Lagoa Vermelha
Nove homens foram presos em flagrante nesta sexta-feira (20) em uma operação contra a exploração sexual no Rio Grande do Sul, que também é realizada em outros 24 estados. Em solo gaúcho foram apreendi (...)
PRF prende homem que furtou armas dentro do Fórum de Lagoa Vermelha
A PRF prendeu um homem que estava com dois revólveres que foram furtados do Fórum da cidade de Lagoa Vermelha, na tarde desta quinta-feira (19), na BR 285 em Mato Castelhano. A equipe da PRF recebe (...)
Estrutura multicampi da UPF facilita o acesso ao ensino superior na região
A Universidade de Passo Fundo (UPF) é a maior instituição de ensino superior da região Norte do Rio Grande do Sul e sua estrutura é composta por nove campi, instalados em Passo Fundo (I, II e III), Ca (...)
l Encontro de Gestantes aconteceu na última segunda-feira
Na última segunda-feira (16) no turno da tarde, foi realizado na Casa da Cultura Athos Branco o I Encontro das Gestantes de Lagoa Vermelha com o tema “É na gravidez que a magia da vida acontece”. O ev (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes