Colunistas
 
 
Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista
aldoir@folhadonordeste.com.br
 
 
17/06/2016
 
PDT consolida
aliança, sem surpresas

PDT caminha para consolidação da aliança, sem surpresas, confirmando a adesão de quase todos os partidos que se coligaram em 2012. As decisões do PTB e do PSB tomadas nos últimos dias apoiando o PDT já eram esperadas.
O PSB, apesar de ter se afastado da administração municipal por divergências com o prefeito Getulio Cerioli, sempre esteve aberto ao diálogo com o PDT. O PT também deverá continuar na aliança.
Somente o PSD, aliado de 2012, tomará outro rumo. O PSD trabalha com a possibilidade de indicar o advogado Altair Rech Ramos como candidato a prefeito.
Para completar a chapa majoritária comandada pelo PDT espera-se a definição, pelo PTB, do candidato a vice. No meio da semana chegou a ser noticiado que o vereador Valdir Pomatti já teria sido indicado, aguardando apenas sua confirmação na reunião de quarta-feira, 15, o que não ocorreu.
Outros nomes do PTB também querem ser candidato a vice-prefeito.

Partidos de oposição

Não evoluiu, nos últimos dias, ao menos que seja de conhecimento público, a possibilidade da concretização da coligação entre partidos de oposição para disputar a sucessão municipal em Lagoa Vermelha. O poder político que poderia representar a união de todos os partidos que participaram das primeiras reuniões para a formação de um “frentão de oposição” começou a perder força com a saída do PP e agora do PSB.
Aguarda-se, com expectativa, os resultados das articulações e conversações do advogado Altair Rech Ramos, nome forte das oposições. O PSD esperava contar com a adesão do PSB com a possível indicação da vereadora Márcia do Carmo para ser vice de Altair, que acabou não se confirmando. Faltando pouco mais de 30 dias para as convenções municipais não se tem certezas sobre candidaturas e coligações nas oposições.

Danilo não concorre à reeleição

O prefeito Danilo Barreto da Costa, de Capão Bonito do Sul, confirmou no programa Falando Francamente, da Rádio Cacique, do último sábado, 11, que não concorrerá à reeleição. O fato de ter sido candidato em várias oportunidades, elegendo-se vice-prefeito e prefeito, está entre os motivos alegados por Danilo para não disputar um novo pleito e abrir oportunidades para outras lideranças.
Pela aliança PMDB-PDT deverá concorrer a prefeito o atual vice Felipe Junior Rieth. Presente no programa, Felipe confirmou sua pré-candidatura. O PMDB deverá indicar o candidato a vice-prefeito que, segundo Felipe, poderá ser um dos atuais vereadores.
PP, que havia apoiado o PMDB na eleição de 2012, deverá concorrer com candidato próprio em uma aliança com o PTB. O candidato a prefeito poderá ser o ex-secretário da Administração, Everton Lima Vieira (Tito), do PP, tendo como candidato a vice o ex-prefeito Dimorvan Dutra Vieira, do PTB. Não está afastada a possibilidade de ocorrer uma inversão na ordem da chapa majoritária.
Capão Bonito do Sul poderá ter ainda um terceiro candidato a prefeito: José Leonildo Amaral, do PV.
Mas as decisões políticas do PV serão tomadas neste domingo, 19, em pré-convenção que o partido realizará em sua sede, em Barretos, para a qual estão sendo convocados os membros do diretório e simpatizantes.
Além de tratar da escolha dos pré-candidatos a prefeito, vice e vereadores, o PV debaterá possíveis coligações.


Poderia ser maior

Prefeito Getulio Cerioli empenhou-se em mobilizar a comunidade principalmente suas lideranças, para comparecer ao Clube Comercial, na última terça-feira, 14, para assistir à apresentação do Plano Estratégico de Lagoa Vermelha elaborado pela Universidade de Passo Fundo. O prefeito foi ao encontro de entidades, foi a reuniões, utilizou-se dos meios de comunicação e de outras formas para motivar a sociedade a participar.
Apesar desse trabalho esperava-se participação mais expressiva da sociedade dada a relevância do assunto em pauta. Inúmeros espaços ficaram vazios.
Aliás, sempre que a sociedade é chamada a participar de audiências públicas e de outras reuniões onde são debatidos assuntos de interesse coletivo, a presença da comunidade não é expressiva.
Sem presença e participação ativa em questões de interesse público crítica posterior fica prejudicada.

Frio no interior

Foi de -6º C a temperatura mínima registrada no pomar SG Mirtilos na Localidade de Capão do Cipó, interior de Lagoa Vermelha, na madrugada de 11/06 para 12/06/2016.
O registro é do Eng. Agrônomo Juliano Sutil Gorhevski, Responsável Técnico pelo pomar SG Mirtilos.
Embora não se tenha dados para comparações a temperatura informada, seguramente, foi uma das mais baixas registradas no interior do município.

René Onzi

Aos 92 anos faleceu, segunda-feira, 13, em Caxias do Sul, Frei René Onzi. O sacerdote teve passagens por Lagoa Vermelha tendo sido, em duas oportunidades, diretor da Rádio Cacique. Atuou em várias emissoras dos Freis Capuchinhos.
Em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade local, Frei René Onzi recebeu o título de Cidadão Lagoense, outorgado pela Câmara de Vereadores.
A morte de Frei René ocorreu no dia em que a Rádio Cacique e os Freis Capuchinhos foram homenageados pelo poder legislativo, em sessão solene no Salão Paroquial Santo Antônio.

Tema para debate

O que o futuro reserva para o Brasil?
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
24/06/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
29/04/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Joel Anzolin Muliterno
Advogado


Frei Marcelo de Carvalho


Henrique Rech Neto
Promotor de Justiça e professor da UPF hrechneto@gmail.com

Outros Colunistas (...)
Em andamento, Copa ABAMF de Integração de Esportes
Em sua 20ª edição, neste sábado, teve início a vigésima edição da Copa ABAMF de Integração de Esportes. Várias modalidades esportivas estão sendo disputadas e algumas premiações já foram entregues n (...)
Ponte sobre o Rio Bernardo José é inaugurada
Depois de 25 anos de espera, a ponte sobre o Rio Bernardo José, no limite entre os municípios de Capão Bonito do Sul e Esmeralda é inaugurada nesta sexta-feira, 20. O ato contou com a presença do pref (...)
Associação Amigos da Casa da Cultura realiza Reunião Ordinária
Na próxima terça-feira, dia 24, a diretoria da Associação Amigos da Casa da Cultura de Lagoa Vermelha, convoca seus membros fundadores, associados e apoiadores para Reunião Ordinária. A reunião tra (...)
Vereadora Márcia solicita recolhimento de resíduos
Ouvir e encaminhar as demandas da comunidade é atividade constante no mandato da vereadora Márcia do Carmo (PSB). Na última segunda-feira (16), em Sessão Didática, a vereadora apresentou pedido de pro (...)
Sossella destaca aprovação na Assembleia de projeto de lei que combate roubo de cargas
Por unanimidade, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira (17) o Projeto de Lei 43/2018, que busca combater o roubo de cargas no Estado. A iniciativa determina o cancelamento da ins (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes