Colunistas
 
 
Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista
aldoir@folhadonordeste.com.br
 
 
24/06/2016
 
Tito e Dimorvan

Está confirmada a candidatura de Everton Lima Vieira (Tito), do PP, a prefeito de Capão Bonito do Sul, e de Francisco Dimorvan Dutra Vieira, do PTB, a vice-prefeito. Falta apenas a homologação pelas convenções municipais. A aliança PP/PTB tem a adesão do PT e espera o apoio de outros partidos que se reunirão neste final de semana para tratar da sucessão municipal.
Tito foi secretário da administração do prefeito Danilo Barreto da Costa e seu companheiro de chapa, Dimorvan Dutra Vieira, foi prefeito em dois mandatos.

Identificação
ideológica

A identificação ideológica do PSB com o PDT foi o fator que contribuiu, decisivamente, para o partido manter a coligação que vem desde 2000, quando Moacir Volpato foi eleito prefeito.
Além da identidade ideológica, “a seriedade e os avanços conseguidos a partir dessa coligação da qual o PSB vem participando” também contribuíram para a decisão tomada, conforme declarações de Rangel Vinicius, Márcia do Carmo e Rangel Guedes, ao participarem do “Falando Francamente”, da Rádio Cacique.
Vereadora Marcia do Carmo se disse satisfeita e empolgada com a reedição da coligação, ressaltando que da conversa com o PDT e com o pré-candidato Sergio Menegaz ficou o compromisso de que os partidos da aliança, se vitoriosos terão a oportunidade de participar e discutir questões administrativas. “Estarei vigilante e confiante”, disse Márcia.
As divergências do PSB com o prefeito Getulio Cerioli, que motivaram o rompimento com a administração municipal com entrega de cargos, não foram empecilhos para a confirmação da adesão dos socialistas a coligação comandada pelo PDT.
Segundo Rangel Vinicius a eventual participação do PSB em cargos na administração, em caso de eleição do candidato Sérgio, não chegou a entrar em pauta nas reuniões realizadas.
As conversações dos socialistas com “partidos de oposição” em conjunto ou separadamente não evoluíram.

Pré-candidato do PV

José Leonildo Amaral foi indicado pelo Partido Verde pré-candidato a prefeito de Capão Bonito do Sul em pré-convenção realizada domingo, 19, em Barretos.
Na mesma reunião foram indicados pré-candidatos a vereador: Abilio Scherner, Jorge Nunes Hoffmann, Elias Correa de Lima, Roselene de Oliveira, João Carlos Favaretto, Manoel Antônio Dal Olmo, José Borges Amaral, Terezinha Prates, Erivelton Barbosa, Alci Lucas de Andrade, Claudia Oliveira da Silva, Cristina Muller Dias, Viviane Larissa e Rangel Ferraz.
Não houve pré-indicação de candidato a vice diante da possibilidade do PV coligar-se com outros partidos.
Representantes do PTB e do PP fizeram uma visita aos participantes da pré-convenção do PV.

Líder do Governo

Ranyeri Bozza foi escolhido pelos vereadores das bancadas de situação, em conjunto com o prefeito Getulio Cerioli, para ser o novo líder do governo na Câmara de Vereadores. O cargo vinha sendo exercido pelo vereador Mauricio Casarin que se encontra licenciado.
Embora oficialmente o cargo não exista, o líder do governo é o porta-voz do prefeito no poder legislativo. Uma de suas tarefas é promover o diálogo entre os poderes executivo e legislativo.
Na tribuna o vereador afirmou que vai pautar sua atuação na aproximação entre as casas: “Independente da bancada partidária ou do rótulo de situação ou oposição, estou à disposição dos colegas vereadores para buscarmos a criação de uma agenda comum entre os Poderes, na tentativa de coordenar esforços de gestão e planejamento para o desenvolvimento de Lagoa Vermelha”.


Confirmação
e desconforto

A forma como se desenvolveu o processo de indicação do candidato a vice-prefeito pelo PTB causou desconforto e degaste político a vice-prefeita Ana Catarina Lenzi Pacheco. A maioria dos convencionais optou pelo nome do vereador Valdir Pomatti para ser o companheiro de chapa de Sérgio Menegaz.

Habilidade política

As oposições seguem se articulando para a formação de aliança para disputar a sucessão municipal em Lagoa Vermelha.
Sem muitas opções de nomes, lideranças de vários partidos, com divergências políticas e pessoais, poderão formar um só grupo. Poderá se concretizar o que se apresentava inicialmente improvável.
Altair Rech Ramos, provável candidato a prefeito pelas oposições, terá que usar toda a sua habilidade política para alcançar a unidade dos partidos.

Tema para debate

Volta da presidente Dilma ou confirmação de Temer presidente. O que é o melhor para o Brasil?
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
24/06/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
29/04/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Fabiana Rankrape


Joel Anzolin Muliterno
Advogado


Grieco Rodrigo Bossardi
Doutorado em Administração - Professor Universitário - Contador

Outros Colunistas (...)
Ana Amélia é escolhida melhor senadora de 2017 no prêmio Congresso em Foco
A parlamentar gaúcha Ana Amélia (PP-RS) foi escolhida como a melhor senadora de 2017 na 10ª edição do tradicional prêmio Congresso em Foco, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (19), em Brasília. (...)
Combate a exploração sexual no RS: Homem é preso em Lagoa Vermelha
Nove homens foram presos em flagrante nesta sexta-feira (20) em uma operação contra a exploração sexual no Rio Grande do Sul, que também é realizada em outros 24 estados. Em solo gaúcho foram apreendi (...)
PRF prende homem que furtou armas dentro do Fórum de Lagoa Vermelha
A PRF prendeu um homem que estava com dois revólveres que foram furtados do Fórum da cidade de Lagoa Vermelha, na tarde desta quinta-feira (19), na BR 285 em Mato Castelhano. A equipe da PRF recebe (...)
Estrutura multicampi da UPF facilita o acesso ao ensino superior na região
A Universidade de Passo Fundo (UPF) é a maior instituição de ensino superior da região Norte do Rio Grande do Sul e sua estrutura é composta por nove campi, instalados em Passo Fundo (I, II e III), Ca (...)
l Encontro de Gestantes aconteceu na última segunda-feira
Na última segunda-feira (16) no turno da tarde, foi realizado na Casa da Cultura Athos Branco o I Encontro das Gestantes de Lagoa Vermelha com o tema “É na gravidez que a magia da vida acontece”. O ev (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes