Colunistas
 
 
Leodário Schuster
Empresário
leodario.schuster@terra.com.br
 
 
13/05/2016
 
Tribunal Político
Escrevo no momento em que a Senadora Ana Amélia Lemos ocupa a tribuna do Senado Federal para seu pronunciamento de 15 minutos na sessão que precede o julgamento de afastamento da Presidente da República por até 180 dias. Ela se referiu no início de sua palavra que o Senado passou a ser um Tribunal Político. Verdade, depois de tantos imbróglios jurídicos e financeiros praticados pelos políticos e principalmente pela primeira administradora do país, tudo vai acabar num tribunal político. Devemos, no entanto, dar graças por termos essa oportunidade, embora de difícil entendimento para alguns, de julgar e dar um basta aos desmandos de um governo, que nós povo acabamos não entendendo como se instalou e como se manteve por 13 anos a fio, praticando os mais diversos atos que a princípio pareciam duvidosos, depois se mostraram mafiosos.
Melhor aguardarmos o desenlace de tudo, pois, a cada hora que passa um fato novo se apresenta e modifica tudo. Estamos vivendo aos solavancos, a cada curva um novo abismo. No entanto é crível que quando passar o vendaval político que se apresenta teremos momentos de calmaria. A sociedade tem pressa, não temos mais tempo a perder com firulas políticas enganadoras e de um cruel resultado. Liberdade, igualdade e fraternidade, lema da revolução francesa, com grande viés socialista, mas que, em qualquer governo democrático se aplica é o que o brasileiro quer. Liberdade para viver sem pressões descabidas, embora respeitando a lei e a ordem. Igualdade entre os habitantes, sem privilégios a grupos ou facções. Fraternidade de viver respeitosamente, observando limites, sendo harmonioso. Ordem e progresso, lema de nossa bandeira deixou de ser observado quando se estabeleceu no país um governo que priorizou o enriquecimento pessoal e a criação de castas.
A sorte está lançada, ou acontece uma mudança radical ou seguiremos a passos rápidos os desígnios dos mais fracos.

Brasil deve colher 202,4
milhões de toneladas
de grãos na safra 2015/2016
A falta de chuvas resultou na redução da produtividade das safras de soja e milho, segundo o 8º Levantamento da Safra de Grãos 2015/16, divulgado nesta terça-feira pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com isso, a estimativa para a produção brasileira para a safra 2015/2016 passa a ser de 202,4 milhões de toneladas, um decréscimo de 2,5% (5,3 milhões de toneladas) em relação à safra anterior, que foi de 207,7 milhões de toneladas.
A queda se deve principalmente ao milho segunda safra, fortemente afetado pela seca do mês de abril. A expectativa é de uma produção de 52,9 milhões de t, 3,1% a menos que os 54,6 milhões de t da safra 2014/2015.
Já a soja, responsável por 47,9% da produção nacional de grãos, mesmo afetada pelo clima, registrará produção superior a da safra passada em razão do crescimento de 3,1% na área cultivada. A estimativa é de um aumento de 677,1 mil toneladas na comparação com a safra passada, totalizando 96,9 milhões de toneladas.
Para o arroz, milho primeira safra e algodão a estimativa é de queda na produção total, por causa da redução na área plantada. A recuperação das produtividades de feijão reflete em aumento da produção, apesar da queda na área plantada do país.
Este é o primeiro levantamento das culturas de inverno, com destaque para o trigo, que deve chegar a uma produção de 5,8 milhões de toneladas, 5,3% superior à safra anterior.
A área total de grãos deve chegar a 58,1 milhões de hectares, o que representa um aumento de 0,3% frente à safra 2014/15. O exemplo do que ocorreu nas duas últimas safras, a expectativa para o milho primeira safra é de redução de 10,6% na área, reflexo no crescimento no plantio da soja. Já para o milho segunda safra, a expectativa é de ganho de área de 6,4%. O feijão apresenta diminuição de 7,3% na primeira safra, aumento de 1,8% na segunda e de 6,6% na terceira safra. Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Projeto para
o desenvolvimento
A sociedade lagoense está tendo ciência através do prefeito Getúlio Ceriolli de que está pronto e logo será apresentado o plano de desenvolvimento para Lagoa Vermelha. Será esse, talvez o sexto plano elaborado pelos munícipes, com ou sem auxílio de empresas gestoras. Certamente trará grandes novidades, resta saber como colocá-lo em prática, experiência já temos de que o Lagoense é cético quanto a planificações, mesmo que essas apontem para um grande e alvissareiro futuro.

Unopar / Portal do Futuro
lançam o vestibular de
inverno e projeto social
Dia três de maio através da Associação Portal Lagoa a Unopar / Portal do Futuro deram início a um dos maiores projetos coletivo de incentivo ao Voleibol do Nordeste do Estado. Já na primeira semana, a Escolinha de Voleibol teve a adesão por volta de cento e vinte meninas, nos três dias, terça-feira, quinta-feira e sábado em que desenvolveu suas atividades, mostrando ser um grande e exitoso empreendimento.
No que se refere ao vestibular de Inverno da Unopar, mais uma vez a Universidade está se mostrando uma grande aliada ao desenvolvimento da nação ao lançar um plano de ensino, no que se refere ao financeiro, capaz de proporcionar oportunidade de todos cursarem o ensino superior, em um de seus mais de 25 cursos oferecidos.

Para reflexão
Folha do Nordeste, 25 anos da história de Lagoa Vermelha, muito bom para nós. Parabéns pelo Jubileu de Prata.
 
Outras colunas deste Autor
24/06/2016
10/06/2016
27/05/2016
13/05/2016
29/04/2016
15/04/2016
22/01/2016
08/01/2016
24/12/2015
11/12/2015
27/11/2015
13/11/2015
30/10/2015
16/10/2015
02/10/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Juliana Chilanti Tonial
Advogada especialista em Direito Civil. Mestrada em Direito Ambiental - UCS


Fabiana Rankrape


Grieco Rodrigo Bossardi
Doutorado em Administração - Professor Universitário - Contador

Outros Colunistas (...)
Audiência Pública discutirá a despesa do município para o exercício de 2018
Na próxima quinta-feira, 23 de novembro, às 19h, será realizada uma audiência pública no Plenário Nady Maria Castellano. Na oportunidade, será analisado e discutido o Projeto de Lei que estima a rece (...)
PDT Lagoa Vermelha recebe lideranças e pré-candidato ao Governo do Estado
Os vereadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT), de Lagoa Vermelha, Ariovaldo Carlos da Silva, José Mário Ceni Barreto, Ranyeri Bozza e Vicente Durigon, recepcionaram líderes políticos nacionai (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes