Colunistas
 
 
Ronaldo Santini
Deputado Estadual
ronaldo.santini@al.rs.gov.br
 
 
02/05/2014
 
Rodeio e Festa do Churrasco
A organização da nossa principal festa de Lagoa Vermelha, é um trabalho de imensa responsabilidade e capacidade. Para isso, o CTG Alexandre Pato, é excelência. O Rodeio Internacional e Festa Nacional do Churrasco, que acontece de 28 de janeiro a 1º de fevereiro de 2015, no Parque de Rodeios Ítalo Nunes Mondadori, já está sendo organizado, sob coordenação do patrão Dirceu Rosa. Nossa comunidade pode ter a certeza de que será mais um grande evento, com repercussão nacional, que valoriza ainda mais a tradição e o nome do nosso município.

Saúde
A Constituição Federal do Brasil assegura que a Saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Este princípio assegura o mesmo tratamento a todos os cidadãos, em distinção de classe, cor ou outra característica. Todavia, o Supremo Tribunal Federal (STF) propõe uma discussão sobre a “diferença de classe” nos atendimentos de saúde à população brasileira. Esta proposta prevê a possibilidade do paciente inteirar financeiramente o seu tratamento e os procedimentos médicos, complementando os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esta alternativa serviria para o cidadão, que possui melhores condições financeiras, agilizar o seu tratamento, com um serviço mais intensivo e, talvez, mais qualificado.

Saúde I
Diante dessa discussão, ocorreu na Assembleia Legislativa, na última quarta-feira, uma audiência pública, organizada pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente. O debate reuniu deputados, representantes do governo do Estado e dirigentes de entidades representativas do setor. Realmente as opiniões são distintas. Alguns concordam com a proposta, que vai gerar mais movimentação financeira às casas de saúde. Já outros entendem que esta será uma forma de segregação, ou seja, o pagamento deste atendimento excepcional poderá priorizar algumas pessoas.

Saúde II
Na condição de presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS tenho acompanhado esta discussão, porém não estamos na linha de frente das tratativas. Apenas como assistente do processo, entendo que se realmente for para agilizar o processo e resolver os problemas de saúde deste brasileiro que se submete a pagar pelo complemento ao atendimento do SUS, poderá ser uma forma de desafogar a demanda. Agora, todo e qualquer atendimento de saúde no Brasil que contar com a participação do SUS, precisa impreterivelmente passar pleo sistema regulador, a conhecida Central de Regulação. Se os pagamentos extras destes procedimentos servirem como forma de privilégios e para furar filas, jamais concordaremos com esta atitude.

Saúde III
O SUS, na sua concepção, é um sistema plenamente perfeito. Para que este programa tenha êxito e seja viabilizado, precisa somente de investimentos e ampliação dos serviços para atender a demanda populacional. Já avançamos alguns passos neste sentido. Nunca o Rio Grande do Sul investiu tanto na área da saúde como nos últimos anos. Mas o deficit ainda é grande e o setor carece de muita atenção, em projeto a longo prazo, para atingirmos um atendimento justo e igualitário.

Bom final de semana e contem conosco!
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
27/05/2016
13/05/2016
De volta às urnas - 24/10/2014
30/05/2014
23/05/2014
16/05/2014
09/05/2014
02/05/2014
25/04/2014
18/04/2014
11/04/2014
04/04/2014
28/03/2014
14/03/2014
 
   
publicidade - anuncie
   


Ronaldo Santini
Deputado Estadual


Carlos R. Dellavalle Filho
Engenheiro Agrônomo


Mariluci Melo Ferreira

Outros Colunistas (...)
Ricardo Machado no Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country Olímpico
O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Machado vai participar do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country Olímpico. A prova será realizada em Domingos Martins (ES), no pró (...)
Bonotto e Secretário de Obras e Viação visitam obras no bairro Alto Pedregal
No final da tarda da última sexta-feira (14), Bonotto visitou as obras da Rua Sargento Salvador Felício Bueno, no Bairro Alto Pedregal, juntamente com o Secretário Municipal de Obras e Viação, Admilso (...)
Recadastramento do cartão SUS é prorrogado
A Secretaria Municipal da Saúde iniciou no mês de julho o recadastramento do cartão sus, devido ao alto número de cartões emitidos comparados com o número real de habitantes do nosso município. Devid (...)
Lagoa Futsal vai jogar em Cerro Branco, dia 22
Depois da ótima vitória frente ao Parobé, jogando em casa, no Adolfo Stella, quando venceu pelo placar de 8 x 2, o Lagoa Futsal estará voltando a atuar fora de casa, desta vez em Cerro Branco. Vai enf (...)
Felipe Ubaldini assume presidência da ACISAU de São João da Urtiga
Na noite do dia 13 de julho de 2017, nova diretoria tomou posse da Associação Comercial de São João da Urtiga. A cerimônia ocorreu no Centro de Eventos Scalco com um jantar e palestra, e contou com a (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes