Colunistas
 
 
Ronaldo Santini
Deputado Estadual
ronaldo.santini@al.rs.gov.br
 
 
02/05/2014
 
Rodeio e Festa do Churrasco
A organização da nossa principal festa de Lagoa Vermelha, é um trabalho de imensa responsabilidade e capacidade. Para isso, o CTG Alexandre Pato, é excelência. O Rodeio Internacional e Festa Nacional do Churrasco, que acontece de 28 de janeiro a 1º de fevereiro de 2015, no Parque de Rodeios Ítalo Nunes Mondadori, já está sendo organizado, sob coordenação do patrão Dirceu Rosa. Nossa comunidade pode ter a certeza de que será mais um grande evento, com repercussão nacional, que valoriza ainda mais a tradição e o nome do nosso município.

Saúde
A Constituição Federal do Brasil assegura que a Saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Este princípio assegura o mesmo tratamento a todos os cidadãos, em distinção de classe, cor ou outra característica. Todavia, o Supremo Tribunal Federal (STF) propõe uma discussão sobre a “diferença de classe” nos atendimentos de saúde à população brasileira. Esta proposta prevê a possibilidade do paciente inteirar financeiramente o seu tratamento e os procedimentos médicos, complementando os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esta alternativa serviria para o cidadão, que possui melhores condições financeiras, agilizar o seu tratamento, com um serviço mais intensivo e, talvez, mais qualificado.

Saúde I
Diante dessa discussão, ocorreu na Assembleia Legislativa, na última quarta-feira, uma audiência pública, organizada pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente. O debate reuniu deputados, representantes do governo do Estado e dirigentes de entidades representativas do setor. Realmente as opiniões são distintas. Alguns concordam com a proposta, que vai gerar mais movimentação financeira às casas de saúde. Já outros entendem que esta será uma forma de segregação, ou seja, o pagamento deste atendimento excepcional poderá priorizar algumas pessoas.

Saúde II
Na condição de presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS tenho acompanhado esta discussão, porém não estamos na linha de frente das tratativas. Apenas como assistente do processo, entendo que se realmente for para agilizar o processo e resolver os problemas de saúde deste brasileiro que se submete a pagar pelo complemento ao atendimento do SUS, poderá ser uma forma de desafogar a demanda. Agora, todo e qualquer atendimento de saúde no Brasil que contar com a participação do SUS, precisa impreterivelmente passar pleo sistema regulador, a conhecida Central de Regulação. Se os pagamentos extras destes procedimentos servirem como forma de privilégios e para furar filas, jamais concordaremos com esta atitude.

Saúde III
O SUS, na sua concepção, é um sistema plenamente perfeito. Para que este programa tenha êxito e seja viabilizado, precisa somente de investimentos e ampliação dos serviços para atender a demanda populacional. Já avançamos alguns passos neste sentido. Nunca o Rio Grande do Sul investiu tanto na área da saúde como nos últimos anos. Mas o deficit ainda é grande e o setor carece de muita atenção, em projeto a longo prazo, para atingirmos um atendimento justo e igualitário.

Bom final de semana e contem conosco!
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
27/05/2016
13/05/2016
De volta às urnas - 24/10/2014
30/05/2014
23/05/2014
16/05/2014
09/05/2014
02/05/2014
25/04/2014
18/04/2014
11/04/2014
04/04/2014
28/03/2014
14/03/2014
 
   
publicidade - anuncie
   


Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista


Luciano Andrade


Victor Hugo Muraro Filho
Advogado

Outros Colunistas (...)
Agência dos Correios retorna atendimento em Barretos
O posto de atendimento das Agências dos Correios em Barretos retornou o atendimento na semana passada, dia 17. Conforme o prefeito, Felippe Rieth, o atendimento havia sido sus (...)
Vereador Braulio participa de audiência da Comissão Especial da Segurança Pública
O vereador Braulio Guedes (PTB) participou nesta segunda-feira (24), de audiência pública da Comissão Especial da Segurança Pública realizada em Vacaria. Na ocasião foi debatida a realidade da seguran (...)
CRAS realiza oficina de artesanato em Barretos
Nesta quarta-feira, 19, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) iniciou a oficina de artesanato na Escola Horácio Severo da Costa, em Barretos. As aulas são realizadas pela oficineira Onil (...)
Presidente da Assembleia Legislativa visita São Jorge
O Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Edegar Pretto, esteve no município de São Jorge na última quinta-feira (20), em retribuição a visita do Prefeito Municipal, Jorge Pivotto, (...)
Acidente com ônibus de trabalhadores em Água Santa deixa vários feridos
Um acidente entre ônibus de trabalhadores e um veículo de passeio deixou várias pessoas feridas na madrugada desta quinta (20) em Água Santa. Conforme as informações da rádio Tapejara, o ônibus transp (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes