Colunistas
 
 
Marcos Roberto Nepomuceno
marcos@folhadonordeste.com.br
 
 
30/10/2015
 
PROPÓSITO DE CONCORRER
Vereador mais votado da história de Lagoa Vermelha, o jovem Maurício Casarin, que já atuou em várias secretarias municipais do governo de Getulio Cerioli, em conversa com a reportagem, reafirmou seu propósito de concorrer em 2016 ao cargo de prefeito pelo PDT, seu partido. Depois de se afastar da secretaria do Planejamento, para tratamento de saúde, Casarin voltou ao Legislativo, onde ocupa o cargo de vereador. Casarin explica que está formando um grupo sólido para dar sustentação a sua possível candidatura e apresentação do seu nome junto aos pedetistas, buscando a condição de candidato a prefeito. No PDT, ainda, existem indicações de que Sérgio Menegaz e Domingos Francescato tem condições de serem indicados como candidatos a prefeito pelo partido. Mauricio Casarin, em outra oportunidade, disse que não concorrerá mais a vereador.

CANDIDATO A DEPUTADO
Outro projeto de Casarin é a possibilidade de concorrer ao cargo de deputado estadual. Não afasta a ideia, mesmo porque avalia que Ronaldo Santini, PTB, que é daqui, poderá disputar vaga a Câmara Federal. São projeções.

ZONTA NA ADMINISTRAÇÃO
O advogado Luis Filipe Zonta, que já atuou como Procurador Jurídico do Município, integrante do PDT, deve assumir a secretaria da Administração do governo municipal de Getulio Cerioli. Sua ascensão faz parte das alterações que o prefeito deve realizar até o final do ano na prefeitura, no primeiro escalão. Sucede Domingos Francescato, colega de partido, que vai para a secretaria da Saúde. Filipe Zonta deve assumir a pasta na segunda quinzena de novembro. Fontes ligadas a prefeitura informam que também haverá mudanças no segundo escalão do governo. Quanto a Ivanilde Lima Rodrigues, PDT, ainda não foi informado se haverá aproveitamento na Administração, apesar de ser cogitada a possibilidade de assumir outra secretaria.

SECRETARIA DO PLANEJAMENTO
Marli Schenatto, PDT, depois de estar no Legislativo, voltou para suas funções na prefeitura de Lagoa Vermelha. Segundo informou o prefeito Getulio, sua nomeação como secretária do Planejamento já foi assinada.

COMPRA PREMIADA CDL
Através de iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lagoa Vermelha, desde o início de outubro, está sendo desenvolvida a Campanha Compra Premiada CDL. O consumidor, ao adquirir produtos nas lojas associadas estará recebendo, a cada compra de R$ 100,00, um cautela, proporcionando o direito de concorrer a vários prêmios, entre eles, um carro Okm, Pálio. O sorteio será realizado dia 26 de dezembro de 2015. A campanha visa incentivar as vendas do comércio lagoense e já é tradicional em nosso meio.

DESTAQUE ALU
No próximo sábado, 7 de novembro, no Clube Comercial, mais uma edição do Destaque ALU. Nos meios de comunicação, várias homenagens, entre elas, para o jornal Folha do Nordeste e NG Revista. Agradecemos também a distinção que vamos receber como jornalista. Ademar Fagundes, da Folha do Nordeste, será laureado como colunista.

JANTAR
Concorrido jantar foi realizado, semana passada, no Clube de Bilhar Lagoa Vermelha, onde além dos associados, vários integrantes da classe política se fizeram presentes. Na mesma mesa, prefeito Getulio Cerioli e ex-prefeito, Moacir Volpato. Políticos como Pedro Macari (PTB), Osmar Piard (PP), Ivan Barreto, (DEM) Fernando Ademir Muliterno, Sinclair Bombassaro (PMDB), entre outros, estiveram no evento.

MAMOGRAFIA
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (28) o Projeto de Lei (PL) 3595/12, de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), que assegura às mulheres com deficiência condições para a prevenção, a detecção e o tratamento dos cânceres de mama e de colo de útero no Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta esclarece direitos já previstos na legislação vigente, uma vez que há preocupação de parlamentares em relação às dificuldades encontradas por mulheres com deficiência para realização de exames de prevenção do câncer, tendo em vista a falta de adaptação dos equipamentos para estas pessoas. Com essa finalidade, o PL acrescenta novo parágrafo ao artigo 2º da Lei 11.664/08, que disciplina a prevenção, detecção, tratamento e controle dos cânceres de mama e de colo uterino no SUS. O projeto dá garantia de acesso às mulheres com deficiência a equipamentos adequados para suas condições físicas. Em algumas situações como a da tetraplegia, por exemplo, há dificuldades para a realização de exames ginecológicos ou mamográficos. Relatora da matéria, a deputada Soraya Santos (PMDB-RJ) defendeu a necessidade de adequação dos equipamentos. - No mês de combate ao câncer de mama, é preciso reafirmar a necessidade de adequação dos mamógrafos para as portadoras de deficiência, assim com a capacitação dos técnicos de saúde para o atendimento a essas mulheres - ressalta. O projeto, aprovado em 2012 pelo Senado, tramitará agora em caráter terminativo na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

DISPUTA PELO PSDB?
A formação de nova comissão provisória do PSDB de Lagoa Vermelha, por imposição da Justiça Eleitoral e que deve ocorrer em todo o Estado, gerou polêmica em Lagoa Vermelha. Informações e boatos dão conta que existem duas correntes buscando o comando. Uma liderada pelo então presidente Rogério Caetano Dolzan e outra tendo a frente João Paulo Salvador. Esta segunda corrente, contaria com a colaboração de integrantes do PP lagoense e também estaria sendo articulada por assessores progressistas na Câmara, entre eles, Horley da Silva. A iniciativa, na sessão da Câmara, terça-feira, gerou forte manifestação do vereador tucano, Adriano Dolzan, que não escondeu a indignação com Horley e setores do PP. PP e PSDB, até então, são aliados no Legislativo. Confusão pela frente.

NADA DISSO,
MOVIMENTO BRASIL LIVRE
Por outro lado, sobre a disputa pelo PSDB em Lagoa Vermelha, entramos em contato com João Paulo (foto), que é genro do ex-prefeito Volpato (PP), para saber da veracidade. João Paulo Salvador, sobre o assunto, expos que “nova comissão não estava na pauta da minha articulação, estive reunido com as lideranças buscando ideias para apoio. Faço parte de um movimento chamado MBL - Movimento Brasil Livre. Estamos como uma estratégia de participar cada vez mais na área política, e por conta disso estamos conversando com as lideranças federais, estaduais e municipais para ver nossa melhor atuação.”
 
Outras colunas deste Autor
24/06/2016
12/02/2016
22/01/2016
11/12/2015
04/12/2015
27/11/2015
20/11/2015
13/11/2015
06/11/2015
30/10/2015
16/10/2015
02/10/2015
25/09/2015
04/09/2015
28/08/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Terezinha do Carmo
Pedagoga


Joel Anzolin Muliterno
Advogado


Mariluci Melo Ferreira

Outros Colunistas (...)
Audiência Pública discutirá a despesa do município para o exercício de 2018
Na próxima quinta-feira, 23 de novembro, às 19h, será realizada uma audiência pública no Plenário Nady Maria Castellano. Na oportunidade, será analisado e discutido o Projeto de Lei que estima a rece (...)
PDT Lagoa Vermelha recebe lideranças e pré-candidato ao Governo do Estado
Os vereadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT), de Lagoa Vermelha, Ariovaldo Carlos da Silva, José Mário Ceni Barreto, Ranyeri Bozza e Vicente Durigon, recepcionaram líderes políticos nacionai (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes