Colunistas
 
 
Marcos Roberto Nepomuceno
marcos@folhadonordeste.com.br
 
 
06/11/2015
 
ARIOVALDO E LINDOMAR
O recente anuncio através da imprensa da filiação de inúmeras lideranças em diversos partidos em Lagoa Vermelha sempre movimenta a política local. Os partidos, sem exceção, concentram desde já atenções para o pleito de 2016 que está se aproximando, quando vamos escolher o novo prefeito e vereadores. E algumas destas filiações chamam atenção. Exemplos são as adesões do presidente do Sintracom, Ariovaldo Carlos da Silva ao PDT, partido do prefeito Getulio e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Lindomar do Carmo Morais ao PTB, partido da vice-prefeita Ana Catarina Lenzi Pacheco e deputado Ronaldo Santini. As escolhas de ambas lideranças, indiscutivelmente, repercutem na sociedade, fruto do trabalho positivo que ambos promovem em seus sindicatos. Agora, tanto Ariovaldo como Lindomar são cotados para estarem como candidatos no pleito do ano que vem. Partidos da situação - PDT e PTB - levaram a melhor quando se fala em adesões de líderes de importantes sindicatos do município.

DEMAIS PARTIDOS
Até o momento nenhuma movimentação expressiva é registrada na oposição com vistas ao pleito de 2016. Depois de algumas filiações, não surgem novos fatos.

TULU
Ex-vereador Tulu, PPS, reafirma seu propósito de concorrer ao cargo de prefeito em 2016.

JOSÉ LEONILDO
Outra liderança, mas de Capão Bonito do Sul, que está com intenção de voltar a concorrer ao cargo de prefeito é José Leonildo do Amaral, do Partido Verde.

DIMORVAN
Em Capão, nome do ex-prefeito Francisco Dimorvan Dutra Vieira, PTB, sempre é lembrado como possível pretendente a prefeitura municipal.

DANILO
PMDB de Capão Bonito do Sul ainda não sabe se o prefeito Danilo Barreto da Costa tem intenção de concorrer novamente a Chefia do Executivo.

PIARDI
Nome de Osmar Piardi, DEM, lembrado para compor chapa na majoritária em 2016. O DEM, no momento, é presidido por Ivan José Galvani Barreto.

EXONERAÇÃO
Ex-presidente do PT, Jean Dutra Berthier, foi exonerado de suas funções junto a secretaria de Obras de Lagoa Vermelha. Não houve substituição por outra liderança petista. A confirmação vem do próprio Jean. O PT está no primeiro escalão do governo Getulio, através do Chefe de Gabinete, João Vicente Barreto da Costa.

MOTO GRUPO
O Moto Grupo Irmãos do Vento promove, neste sábado, comemoração ao seu aniversário. Almoço e atividades na Praça Frei Matheus Dolzan assinalam a data em Lagoa Vermelha.

NOVA EDIÇÃO
Já está circulando neste final de semana, mais uma edição da NG Revista, a primeira revista da região nordeste do Estado. Destaque de capa para a Academia Thomaz Mello Center Fitness, que está em novo endereço, ampla e moderna.

ELEIÇÃO NO LEGISLATIVO
No dia 15 de dezembro, em Lagoa Vermelha, será realizada a nova eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, que no momento é presidida por Ricardo da Rosa, PMDB. Oposição, mantido o acordo entre PSDB, PP e PMDB, devem eleger como presidente, Clóvis Neckel, PP. Os três partidos contam com cinco dos nove vereadores com assento na Casa do Povo. Já ocuparam a presidência, nesta gestão, Adriano Dolzan, Luiz Carlos Kramer e Ricardo da Rosa.

FRETAMENTO E TURISMO INTERMUNICIPAL
O deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) se reuniu, na quarta-feira (4), com o diretor de Operação Rodoviária do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Rogério Brasil Uberti, e o assessor da Casa Civil, Romano Guerra, juntamente com uma comitiva de empresários ligados ao setor de fretamento e turismo. O grupo, do qual também fizeram parte Jair Harter, de Pedro Osório, Eliane Mezadri e Elenice Sauer, de Sananduva, e Vanderlei Amcilago, de São Jorge, apresentou um problema que vem afetando cerca de 5 mil empresas do setor.
Há a necessidade da alteração da resolução 5295/2010 do Daer, que impede que empresas de fretamento enquadradas no sistema de tributação Simples nacional, autorizado pela lei complementar 147/2014, consigam emissão do Registro de Cadastro e Fretamento de Turismo (Recefitur).
Atualmente, as empresas optantes pelo Simples podem realizar o transporte de seus passageiros somente no âmbito municipal e em regiões metropolitanas, uma vez que não é possível a autorização de operar no sistema Recefitur, caso a empresa seja optante por esta forma de tributação.
A alteração do Estatuto Nacional da Microempresa possibilitou às empresas de fretamento e turismo a realizarem a opção pelo Simples a partir de 01/01/2015, porém a existência de artigo na Resolução 5295/2010 do Daer, exigindo certidão expedida pela Receita federal, comprovando que não são optantes pelo regime Simples nacional, passou a gerar dificuldades a todos os empresários. O diretor do órgão afirmou que se trata de uma demanda de extrema urgência e que o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, determinou que o tema seja pautado e solucionado pelos diretores responsáveis nas próximas semanas.
“Desde o mês de março recebemos a demanda desta situação pela Câmara de Vereadores de Uruguaiana, reforçada por empresários de Tapejara, Sananduva e da Metade Sul, a qual já havíamos emitido documentos e buscado audiência para debater e encontrar a solução”, declarou Sossella. Outra demanda solicitada pelos empresários foi o fato de que as autorizações de viagens e credenciamentos de veículos pudessem voltar a ser liberadas pelas superintendências regionais. Ainda durante a reunião houve a confirmação, por parte do diretor-geral da Secretaria dos Transportes, Vanderlan Frank Carvalho, de que as superintendências regionais voltam a ter a mesma atribuição que já possuíam e podem voltar a fazer a emissão dos referidos documentos. A decisão foi comemorada pelos presentes. Também participou o assessor parlamentar Jackson da Silva.
 
Outras colunas deste Autor
24/06/2016
12/02/2016
22/01/2016
11/12/2015
04/12/2015
27/11/2015
20/11/2015
13/11/2015
06/11/2015
30/10/2015
16/10/2015
02/10/2015
25/09/2015
04/09/2015
28/08/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista


Terezinha do Carmo
Pedagoga


Fabiana Rankrape

Outros Colunistas (...)
Audiência Pública discutirá a despesa do município para o exercício de 2018
Na próxima quinta-feira, 23 de novembro, às 19h, será realizada uma audiência pública no Plenário Nady Maria Castellano. Na oportunidade, será analisado e discutido o Projeto de Lei que estima a rece (...)
PDT Lagoa Vermelha recebe lideranças e pré-candidato ao Governo do Estado
Os vereadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT), de Lagoa Vermelha, Ariovaldo Carlos da Silva, José Mário Ceni Barreto, Ranyeri Bozza e Vicente Durigon, recepcionaram líderes políticos nacionai (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes