Colunistas
 
 
Marcos Roberto Nepomuceno
marcos@folhadonordeste.com.br
 
 
20/11/2015
 
INSEGURANÇA
Proprietários de estabelecimentos comerciais de Lagoa Vermelha, diariamente expressam indignação e insegurança com fatos que estão se tornando corriqueiros na cidade. Várias lojas e pontos comerciais estão sendo alvo de pessoas mal intencionadas, sofrendo arrombamentos, furtos e danos em seu patrimônio. Exemplo disso foi o que aconteceu recentemente no Bar Viali, Restaurante Oro, Fruteira Avenida, Café Momenthun, entre outros. Pedem mais segurança. Querem solução e atenção de autoridades. E não deixam de ter razão. Tanto Executivo e Legislativo devem redobrar atenção sobre o assunto. Cobrar do governo estadual mais estrutura para as nossas polícias é prioridade.

EXCESSO DE VELOCIDADE
Na sessão ordinária de terça-feira, dia 17, o vereador Valdir de Biasi Pomatti (PTB) solicitou que Poder Executivo Municipal, através do Conselho Municipal de Trânsito, providencie uma faixa elevada ou instalação de uma lombada eletrônica na Avenida Afonso Pena, próximo ao Auri-Verde. O principal motivo é o excesso de velocidade desenvolvido por alguns motoristas na via. Segundo Pomatti, todos os dias são feitos rachas na avenida, prática proibida e que gera riscos aos motoristas e pedestres. “Infelizmente, a irresponsabilidade de alguns coloca em risco a vida de outras pessoas”, comenta o vereador. E realmente, o excesso de velocidade no local é notório e medidas, sejam elas, de fiscalização ou então estrutural, devem ser promovidas. Mas, não se deve esquecer outros locais, que também apresentam problemas do mesmo gênero.

CICLOVIA
Outro pedido, na avenida Afonso Pena, do vereador Pomatti, é para que fosse repintada a sinalização da ciclovia existente na Afonso Pena, no mesmo trecho. O pedido, de certa forma é justo, o problema que referido espaço destinado aos ciclistas é pouco utilizado. Não surtiu o efeito desejado. Talvez a localização desta ciclovia não seja a ideal. Deve ser repensado outro local.

SAÚDE
Domingos Francescato, PDT, assumiu semana passada, secretaria da Saúde, sucedendo Ivanilde Lima Rodrigues. Luis Filipe Zonta será o novo secretário da Administração. Francescato é um dos prefeituráveis do partido na sucessão de Getulio Cerioli.

REUNIÃO DA AMUNOR EM IBIAÇÁ
A reunião mensal da Associação do Nordeste Riograndense (AMUNOR), será realizada nesta sexta-feira (20), às 16h, na Câmara Municipal de Vereadores de Ibiaçá. Na pauta estão assuntos gerais de interesse comum dos gestores municipais. O encontro integra a programação da 12ª Expo Ibiaçá, de 20 a 22 de novembro, em comemoração aos 50 anos do município. Na abertura oficial desta sexta-feira, está prevista a apresentação da Orquestra de Teutônia, às 21h e logo após show com Rogério Magrão. Preside a associação, o prefeito Getulio Cerioli.

PLANO DIRETOR
O Poder Executivo de Lagoa Vermelha realiza nesta sexta-feira (20), uma audiência pública para discutir as alterações do Plano Diretor do município. Na oportunidade serão alteradas as seguintes leis: lei complementar nº 14, lei complementar 65/2013, lei complementar 17/2006 e lei 5.898/2006. As leis determinam a área mínima permeável dos terrenos, código de obras e outras questões do plano de mobilidade urbana. O encontro acontece no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, às 14h e é aberto para toda comunidade participar. As audiências públicas tem registrado pouca participação da comunidade. A falta de interesse sobre assuntos ligados ao município é evidenciada a cada encontro.

MUDANÇA NA CÂMARA
A última sessão do Legislativo de Lagoa Vermelha, em 2015, será dia 8 e não 15 de dezembro, alteração feita através de resolução da mesa diretora. Nesta data, eleição da nova presidência. Clóvis Neckel, PP, deve ser o novo presidente sucedendo Ricardo da Rosa, PMDB.

ESCRITÓRIO DA JUNTA
COMERCIAL INICIA ATENDIMENTO
Lagoa Vermelha terá a partir da próxima semana, um Escritório Regional da Junta Comercial com sede no município. O prefeito Getulio Cerioli confirmou que o atendimento iniciará efetivamente no dia 23 de novembro, segunda-feira. O objetivo inicial do Governo Municipal, era firmar uma parceria com o Governo do Estado para viabilizar a reabertura do Posto da Junta Comercial que funcionava ajunto ao Sine. No entanto, não houve êxito no andamento da proposta. Mesmo assim, o município não desistiu e tratou do assunto direto com a direção da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul (JUCERGS). Foi mais um passo em prol da desburocratização nos processos de abertura, alteração e baixa de empresas no Estado, destaca o governo de Getulio. O convênio entre a Junta Comercial e a Prefeitura de Lagoa Vermelha foi firmado no dia 11 de março deste ano na sede da autarquia.

AGILIDADE
Em funcionamento, a Junta vai possibilitar que empresários e contadores do município não precisem mais se deslocar até Sananduva para protocolar seus processos. “Isso significa mais agilidade e economia aos lagoenses”, salienta o prefeito. O presidente da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul - JUCERGS -, Paulo Mazzardo, destacou a importância de mais essa parceria que irá resultar em uma estrutura de atendimento avançado da Junta Comercial em Lagoa Vermelha, importante pólo regional de Desenvolvimento que agrega aproximadamente 25 municípios gaúchos. Com a iniciativa, os processos que antes eram encaminhados a Porto Alegre passarão a ser analisados por servidores capacitados que irão exercer suas atividades na nova unidade do Escritório Regional da JUCERGS. Mazzardo explica ainda que o tempo de análise dos processos será reduzido facilitando o encaminhamento de CNPJ, Registro de Ato Constitucional da Empresa, análise e despachos de processos.

FEIRA DE OVINOS
Final de semana, em Capão Bonito do Sul, promete ser movimentado. Dias 20 e 21 de novembro acontece a tradicional Feira de Ovinos e Mostra de Pequenos Animais. Em sua décima edição e sétima da Mostra de Pequenos Animais, a expectativa é reunir grande público para o evento. É o que informam os organizadores. Até a manhã de quinta-feira, 19 de novembro, estavam inscritos 170 ovinos divididos entre as raças Santa Inês, Ilê de France, Suffolk, Texel e Dorper, vindos de sete municípios. O remate inicia às 14 horas e será conduzido pelo leiloeiro rural Luiz Carlos Jacques, de André da Rocha. O Pavilhão de Exposições e Feiras Leonel Vieira Pato foi inaugurado em 16 de novembro de 2012 e tem a capacidade de receber cerca de 450 ovinos. Certamente, a exemplo do ano passado, grande número de autoridades e produtores deverão prestigiar a iniciativa.

FEIRA DO LIVRO
A Feira do Livro e Cultura na Praça 2015 repercutiu positivamente não só na comunidade literária mas nos demais setores da sociedade lagoense. Presença maciça do público, convidados e autoridades, além é claro a organização impecável do evento. Já dissemos em outra oportunidade, mas o governo de Getulio Cerioli, através da secretaria da Educação, liderada por Ranyeri Bozza, está de parabéns. Ótima promoção, nível elevado de participantes e a diversidade da programação contribuiu decisivamente para o sucesso da Feira.

DOLZAN
Rogério Caetano Dolzan preside o PSDB de Lagoa Vermelha. Sua ascensão foi confirmada depois do encontro estadual dos tucanos, semana passada. Vereador Adriano Dolzan (foto) esteve em Porto Alegre e participou do ato político, que contou com a presença de José Serra, entre outras lideranças.
 
Outras colunas deste Autor
24/06/2016
12/02/2016
22/01/2016
11/12/2015
04/12/2015
27/11/2015
20/11/2015
13/11/2015
06/11/2015
30/10/2015
16/10/2015
02/10/2015
25/09/2015
04/09/2015
28/08/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Ronaldo Santini
Deputado Estadual


Terezinha do Carmo
Pedagoga


Mariluci Melo Ferreira

Outros Colunistas (...)
Audiência Pública discutirá a despesa do município para o exercício de 2018
Na próxima quinta-feira, 23 de novembro, às 19h, será realizada uma audiência pública no Plenário Nady Maria Castellano. Na oportunidade, será analisado e discutido o Projeto de Lei que estima a rece (...)
PDT Lagoa Vermelha recebe lideranças e pré-candidato ao Governo do Estado
Os vereadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT), de Lagoa Vermelha, Ariovaldo Carlos da Silva, José Mário Ceni Barreto, Ranyeri Bozza e Vicente Durigon, recepcionaram líderes políticos nacionai (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes