Colunistas
 
 
Marcos Roberto Nepomuceno
marcos@folhadonordeste.com.br
 
 
11/12/2015
 
NECKEL, CONFIRMADO
A semana, na área política, teve como fato relevante, a eleição da nova Mesa Diretora do Poder Legislativo de Lagoa Vermelha para o ano de 2016. Desde o início desta legislatura, o PP, PMDB e PSDB firmaram acordo, elegendo sempre os indicados pelas três bancadas. Adriano Dolzan, PSDB, iniciou o ciclo, seguido por Luiz Carlos Kramer, PP e, agora, Ricardo da Rosa, PMDB. Para o ano que vem, já estava pré-indicado pelos partidos opositores a Getulio, o vereador Clóvis Neckel, PP. E foi o que acabou acontecendo. Neckel se elegeu com cinco votos dos nove existentes no Legislativo. Foram três votos contra e uma abstenção. Surpreendeu o fato do PTB, PDT e PSB não apresentarem candidato, mesmo tendo a minoria na Câmara. Fazem parte da mesa: Luiz Carlos Kramer, vice-presidente; e Ricardo da Rosa, secretário.

NÃO SE CONFIRMOU
A possibilidade do tucano Adriano Dolzan não vir a cumprir o acordo com o PP e PMDB na eleição da Câmara de Vereadores não se confirmou. Comentários surgiram dando conta que Dolzan estaria propício em negociar nova composição para a presidência, fruto de desentendimentos que teriam nascidos frente a divergências com o ex-prefeito Moacir Volpato, PP. Mas isso não aconteceu, Dolzan atendeu o que foi estipulado e elegeu um progressista para comandar o Legislativo.

BRÁULIO SERÁ SECRETÁRIO
A coluna anunciou na semana passada os nomes que o PTB indicou para que o prefeito Getulio Cerioli, PDT, avaliasse e viesse a nomear como prováveis secretários municipais numa composição que está se desenhando para o ano que vem. Foram indicados pelos petebistas, Pedro Macari, Braulio Guedes, Elza Zoti Melara, Ivo Matuela e Zeferino Marcante. Tão logo circulou a Folha, na sexta-feira, a confirmação de Bráulio Guedes como secretário da Ação Social e Habitação foi anunciada pelo próprio prefeito Getulio. Sua ascensão, segundo informou o Chefe do Executivo, está confirmada e acontece em janeiro, sucedendo Izaias Baldissera. PTB mantém sua presença em duas secretarias. Na Ação Social e Habitação e Agricultura.

AVALIAÇÃO
A presença de Braúlio Guedes, que é vice-presidente do PTB, indica a consolidação e permanência da aliança entre o seu partido com o PDT para o próximo pleito municipal.

OPORTUNIDADE
Guedes terá a oportunidade de colocar em pratica suas ideais, antes restritas apenas a direção do partido. Vai trabalhar com a população. Tem experiência. Já atuou como colaborador no governo de Eli Pegoraro, PTB. De lá para cá, muita coisa mudou. Mas o conhecimento também cresceu. Sua passagem pela secretaria poderá ser breve, pois não está descartada sua presença no pleito do ano que vem.

DEGGERONE
Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Idenir Deggerone, faz questão de salientar que não faz parte do PTB, não possuindo filiação partidária, ao contrário do que foi dito. Apesar de ser indicado pelos petebistas, não deseja ter vínculo partidário. Mas seria um bom nome para apreciação da comunidade.

CRESCIMENTO
Vereador Maurício Casarin, PDT, cresce na opinião pública como provável candidato a prefeito. Casarin, primeiro, terá que convencer o partido sobre isso. Várias lideranças da oposição reconhecem que o vereador está mais presente na comunidade do que outros possíveis pretendentes dentro do partido do prefeito. Casarin já atuou como Chefe de Gabinete e secretário municipal.

PAPEL IMPORTANTE
Não concorrendo a cargo eletivo em 2016, prefeito Getulio deve desenvolver papel importante dentro do PDT para fazer seu sucessor. É o que esperam os pedetistas. A possível eleição de novo prefeito do PDT fará com que a grei consolide o comando de Lagoa Vermelha por duas décadas.

PESQUISA INTERNA
Partidos estão se movimentando para conhecer o quadro eleitoral no momento para possíveis indicações de nomes e enfrentamento de adversários com vistas ao pleito de 2016. PMDB de Lagoa Vermelha deve realizar, em breve, consulta junto a opinião pública avaliando a política lagoense.

FESTA DO TRABALHADOR
Sintracom, na semana passada, realizou a quarta edição do Destaque Trabalhador, onde mais de quarenta homenagens foram prestadas. Federação dos Trabalhadores na Indústria, Construção e Mobiliário ddo Estado (FETICOM) prestigiou o ato. Evento cresce a cada ano e demonstra organização, além da valorização dos trabalhadores. Está de parabéns a diretoria liderada por Ariovaldo Carlos da Silva.

POSSE NO SICOM
No dia 18 de dezembro, semana que vem, o empresário Valterez Ferreira da Silva, diretor da Barcellona Móveis, será novamente empossado como presidente do SICOM - Sindicato das Indústrias, Construção e Mobiliário de Lagoa Vermelha. O evento acontece na Associação Atlética Banco do Brasil. Deverá estar presente o presidente da MOVERGS, Ivo Cansan. Entidades como o Sindilojas, Cicas, CDL, Sintracom e OAB fazem parte do protocolo.

CAMPANHA COMPRA PREMIADA
A CDL de Lagoa Vermelha continua desenvolvendo a Campanha Compra Premiada, que neste ano sorteará um carro Okm, mais nove prêmios. O consumidor, ao adquirir produtos nas lojas associadas a CDL, a cada R$ 100,00 recebe uma cautela. O sorteio será no dia 26 de dezembro. A promoção é tradicional em nossa terra.

O ESPORTE É DEZ
Com casa cheia, a décima primeira edição do O Esporte é Dez foi realizada no Salão da Paróquia Santo Antônio, através de iniciativa da Associação Lagoense de Esportes (ALE), liderança por Roberto Dalle Molle. Mais de noventa homenagens para personalidades e equipes que se destacaram no ano de 2015 não só em Lagoa Vermelha, mas na região. Prefeito de Ibiraiaras, Douglas Rossoni prestigiou a promoção. Jogadores do Lagoense, ano de 1990, receberam homenagem especial do evento. O Esporte é Dez teve a parceria do jornal Folha do Nordeste, NG Revista e rádios Maisnova e Cacique.

25 ANOS DA FOLHA
No dia 10 de maio de 2016, jornal Folha do Nordeste estará comemorando seu Jubileu de Prata. Várias atividades deverão assinalar a data. Organização inicia desde já.

GETULIO NA FAMURS
A pedido da presidência da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o prefeito de Lagoa Vermelha Getulio Cerioli, que também preside a Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (Amunor), coordenou na manhã de quinta-feira (10) em Porto Alegre, reunião com o secretário estadual da Educação, Vieira da Cunha sobre a situação do transporte escolar. Vários municípios romperam o convênio com o Governo do Estado, pelo atraso no repasse dos recursos correspondentes aos últimos anos. A defasagem média fica entre 30% a 50% apenas recebido do total do valor que cada prefeitura teria direito. No encontro ficou definido que o secretário Vieira da Cunha apresentará uma nova proposta ao prefeito Getulio Cerioli, que foi eleito coordenador da comissão de prefeitos que trata do assunto. O cronograma de renegociação da dívida do Estado com as prefeituras será analisado pelos prefeitos e representantes da Associação dos Secretários Municipais de Educação, na assembleia da Famurs programada para a quarta-feira (16). Após ser avaliada a proposta, os gestores municipais decidem se manterão o rompimento do convênio ou se aceitam o novo termo de compromisso do governador José Ivo Sartori.

BR 470/CLEMENTE ARGOLO/BARRACÃO
Vereadora Márcia do Carmo (PSB) solicitou que a Câmara Municipal envie ofício ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre) reivindicando a realização de vistoria na BR-470, trecho entre Clemente Argolo e Barracão. O trecho foi inaugurado em dezembro de 2012 e no momento apresenta imperfeições o que prejudica os usuários da rodovia e o expõe a situações de risco. Conforme a vereadora Márcia, a BR-470 foi dividida em dois lotes para a sua construção, duas empresas realizaram a obra e o trecho que apresenta imperfeições foi construído pela empresa Ergo. “O referido trecho necessita da intervenção urgente do DNIT, de uma vistoria e posteriormente que sejam realizadas as melhorias necessárias, pois a estrada em más condições gera riscos aos usuários”, explicou a parlamentar.

ELEIÇÃO NA ALU
No dia 19 de dezembro, a Associação Lagoense de Universitários elege sua nova diretoria. Vai assumir a presidência, Rubens Rangel da Silva. Concorre pela situação. Não houve registro de outra chapa.
 
Outras colunas deste Autor
24/06/2016
12/02/2016
22/01/2016
11/12/2015
04/12/2015
27/11/2015
20/11/2015
13/11/2015
06/11/2015
30/10/2015
16/10/2015
02/10/2015
25/09/2015
04/09/2015
28/08/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Jaine Cerioli
Psicopedagoga Clínica


Ronaldo Santini
Deputado Estadual


Terezinha do Carmo
Pedagoga

Outros Colunistas (...)
Audiência Pública discutirá a despesa do município para o exercício de 2018
Na próxima quinta-feira, 23 de novembro, às 19h, será realizada uma audiência pública no Plenário Nady Maria Castellano. Na oportunidade, será analisado e discutido o Projeto de Lei que estima a rece (...)
PDT Lagoa Vermelha recebe lideranças e pré-candidato ao Governo do Estado
Os vereadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT), de Lagoa Vermelha, Ariovaldo Carlos da Silva, José Mário Ceni Barreto, Ranyeri Bozza e Vicente Durigon, recepcionaram líderes políticos nacionai (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes