Colunistas
 
 
Marcos Roberto Nepomuceno
marcos@folhadonordeste.com.br
 
 
22/01/2016
 
SUCESSÃO MUNICIPAL
A decisão do advogado e diretor do Campus da UPF, Sérgio Menegaz, de colocar seu nome à disposição do PDT para concorrer ao cargo de prefeito foi a principal notícia na área política de Lagoa Vermelha. A confirmação oficial de sua intenção ocorreu através da imprensa. Menegaz, desde o ano passado, tinha seu nome lembrado na base do PDT como possível candidato a candidato a prefeito na sucessão de Getulio Cerioli. De certa forma, a notícia não surpreende, eis que muito se falou sobre o assunto. Agora, o PDT tem oficialmente três nomes como pré-candidatos ao Executivo. Além de Menegaz, possibilidades recaem sobre Domingos Francescato, secretário da Saúde e Maurício Casarin, vereador.

NA OPOSIÇÃO
A oposição, em Lagoa Vermelha, até o momento não dá demonstração de articulação no município, ao menos publicamente. Sabe-se que entre os nomes, cogita-se a presença de Altair Rech Ramos, PSD, no processo que envolve o comando da prefeitura. É a liderança que se sobressai em relação aos demais partidos. Mas também depende de confirmação. Outros partidos como o PMDB, PP, PSDB, que formam a base de oposição no Legislativo, não apresentam novidades.

ESTARIA GANHO?
Tem gente na oposição já admitindo. Frente ao quadro político que está se desenhando, o PDT deve fazer seu sucessor. Motivo: Depois da provável ausência de Moacir Volpato (PP) como opção, não existem muitas alternativas para fazer frente ao grupo que comanda o Executivo. Para muitos, o PDT vence fácil estas eleições. Adriano Dolzan, PSDB, alerta que a oposição não está promovendo discussão para indicações de nomes. Ele mesmo afirma que tentou reunir os partidos da oposição (PP e PMDB) para discutir sobre o assunto, mas não logrou êxito. Espera-se, para breve, que esta corrente saia da retração que se encontra e esboce, num curto período de espaço, alternativas indicando candidato ou candidatos. Ou será que “jogaram a toalha?”

DISPUTA INTERNA
Deve chamar atenção a possível disputa interna no PDT para apontar o candidato a prefeito. Lideranças apostam que haverá discussão sobre este processo, ou seja, Domingos Francescato, Sérgio Menegaz e Maurício Casarin, liderariam a disputa no PDT para saber quem seria o candidato a prefeito.

CÂMARA DE VEREADORES
O que se espera do Legislativo para este ano? Que nomes estariam sendo colocados para ocupar as onze vagas no ano que vem? Teremos novidade? Valdir Pomatti, PTB, por exemplo, admite que pensa em concorrer a vice-prefeito, talvez numa aliança com o PDT.

PEGORARO
Ex-prefeito, Eli Pegoraro, PTB, assiste o desenrolar da política lagoense. Seu partido, aliado ao PDT na prefeitura, através da vice-prefeita Ana Catarina Lenzi Pacheco, diz que vai até o final do governo. Todos querem saber se os petebistas voltarão a fazer parte da chapa majoritária com os pedetistas. Pegoraro, se apertar, pode sim concorrer ao cargo de prefeito novamente. Minha opinião pessoal.

REUNIÃO COM SANTINI
Por iniciativa do presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Ronaldo Santini (PTB), ocorreu na terça-feira (19), reunião entre a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS. As entidades definiram que passarão a tratar de forma conjunta com os governos estadual e federal a questão dos repasses de recursos para o setor hospitalar. O encontro foi realizado na sala da presidência do legislativo estadual com a presença dos dirigentes das duas entidades.

BNDES: ANA AMÉLIA
APRESENTA PROJETO
Projeto apresentado pela senadora Ana Amélia (PP-RS) exige que as operações de financiamento externo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com entidades estrangeiras de direito público terão de ser autorizadas pelo Senado. A proposta (PRS 2/2014) está em tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Ana Amélia esclarece que, se seu projeto for aprovado, o controle do Senado seria limitado às operações cujo mutuário é um governo estrangeiro. Não seriam afetados financiamentos externos vinculados à exportação de bens e serviços nacionais.

DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS
Entre as bandeiras que serão defendidas pelo deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) em 2016 está a aprovação do Projeto de Lei 92/2015, de sua autoria, que trata sobre a doação e reutilização de gêneros alimentícios e de sobras de alimentos no Estado. O objetivo é possibilitar a reutilização de sobras desde que elas estejam em qualidade alimentar própria, de acordo com a legislação sanitária vigente. “É importante ressaltarmos que essa lei exclui o fornecimento de restos de alimentos que ficam no prato já servido. O que buscamos é dar a oportunidade para as empresas fabricantes de alimentos de doarem o excedente produzido, contendo o desperdício”, explica o deputado.
De acordo com o projeto de lei de Sossella, a doação de alimentos deverá ser gratuita e destinada a entidades públicas ou privadas de assistência social e segurança alimentar, excluída a destinação de alimentação para escolas de quaisquer espécie, presídios e abrigos para adolescentes infratores.

SINDILOJAS
Neste sábado, 23, Sindilojas Regional de Lagoa Vermelha promove a entrega da premiação da campanha Natal Recheado de Prêmios. A promoção foi desenvolvida em parceria com a Cicas e Sicom.

TROFÉU IMPRENSA
A 17ª edição do Troféu Imprensa, promoção da NG Revista acontece no dia 9 de abril, no Clube Comercial. Dezenas de empresas, entidade e personalidades serão mais uma vez laureadas.

CAMPANHA DE SINDICALIZAÇÃO
Está agendado para ser realizado no dia 29 de janeiro, numa iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Vermelha e Capão Bonito do Sul, jantar comemorativo e sorteio de prêmios da campanha de sindicalização 2015. O evento terá como local a Paróquia Santo Antônio, em Lagoa Vermelha. Está a frente do sindicato, Lindomar do Carmo Moraes.
 
Outras colunas deste Autor
24/06/2016
12/02/2016
22/01/2016
11/12/2015
04/12/2015
27/11/2015
20/11/2015
13/11/2015
06/11/2015
30/10/2015
16/10/2015
02/10/2015
25/09/2015
04/09/2015
28/08/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Juliana Chilanti Tonial
Advogada especialista em Direito Civil. Mestrada em Direito Ambiental - UCS


Ademar Fagundes
Jornalista e Radialista


Jaine Cerioli
Psicopedagoga Clínica

Outros Colunistas (...)
Audiência Pública discutirá a despesa do município para o exercício de 2018
Na próxima quinta-feira, 23 de novembro, às 19h, será realizada uma audiência pública no Plenário Nady Maria Castellano. Na oportunidade, será analisado e discutido o Projeto de Lei que estima a rece (...)
PDT Lagoa Vermelha recebe lideranças e pré-candidato ao Governo do Estado
Os vereadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT), de Lagoa Vermelha, Ariovaldo Carlos da Silva, José Mário Ceni Barreto, Ranyeri Bozza e Vicente Durigon, recepcionaram líderes políticos nacionai (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes