Colunistas
 
 
Marcos Roberto Nepomuceno
marcos@folhadonordeste.com.br
 
 
12/02/2016
 
RECURSOS PARA BR 470
Na quinta-feira (11), o deputado estadual Ronaldo Santini (PTB) recebeu a confirmação de que foi empenhado pelo Ministério dos Transportes, o recurso de R$ 1 milhão para recuperação do trecho não- pavimentado da BR-470, entre os quilômetros 88 e 150. A informação partiu do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Iratan Pinheiro, que prevê a ordem de início para a próxima semana e início das obras ainda para o mês de fevereiro.
Santini destaca que trata-se do primeiro repasse de recursos investidos pelo DNIT para esta parte da estrada, que liga o município de André da Rocha e a localidade de Barretos, em Capão Bonito do Sul, entroncamento com a BR-285, em direção a Lagoa Vermelha e região. Conforme anunciado anteriormente, o órgão prevê investimento de R$ 17 milhões para este trecho, em obras de recuperação e conservação. “Esta é mais uma conquista da federalização da 470. Estamos começando a colher os resultados de uma grande luta que envolveu muitas lideranças políticas e da sociedade regional. Tenho certeza que em breve teremos a estrada que merecemos, de acordo com a sua importância e a demanda de transporte. Mas principalmente, para a segurança dos milhares de usuários que trafegam por ela diariamente”, comentou o parlamentar.
O deputado busca reivindicar em favor da rodovia, desde os tempos em que atuava como assessor parlamentar no Congresso Nacional, sendo agente importante no processo de federalização. Ele ressalta a mobilização regional, liderada pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), que conta com intensa participação dos prefeitos da região, atualmente liderados pelo presidente da entidade, prefeito de Carlos Barbosa, Fernando Xavier, e pelo de Veranópolis, Carlos Alberto Spanhol. O atuação empresarial, através da Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial (CICS Serra), entre outras entidades que se engajaram na causa, também tem sido fundamental.
Por conta da federalização, o DNIT também já proporcionou a realização de obras (em andamento) na BR-470, entre Carlos Barbosa e Montenegro, onde a pavimentação asfáltica vem sendo recuperada, assim como a melhoria da sinalização. Santini também está otimista quanto à realização das obras do Contrato de Recuperação e Manutenção (CREMA) da Serra, no trecho da BR-470, entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, que ainda está sob a responsabilidade do governo estadual, sendo uma contrapartida do Estado no processo de devolução da estrada à União, na sua totalidade. As obras já foram iniciadas no final de janeiro.

COMEÇA A CORRIDA SUCESSÓRIA
Indiscutivelmente, agora, após o carnaval, a exemplo do país, a política em nível de Lagoa Vermelha deve apresentar novidades num curto espaço de tempo, mesmo porque, quem desejar estar presente no pleito de 2016, já deve iniciar articulações, na busca de apoio. Movimentação, batendo na mesma tecla, fica por conta da situação, onde somente o PDT já demonstra articulação, contando com diversos nomes na corrida sucessória: Mauricio Casarin, Domingos Francescato e Sérgio Menegaz. Por outro lado, oposição ainda não esbossa tratativas e, de certa forma, seus seguidores, que não concordam com o atual modelo de governo, deixam de ter opções para análise. Mas não podemos esquecer que a eleição leva também a indicações de nomes para o Poder Legislativo que a partir do ano que vem contará com onze vagas.

MOVERGS
No dia 24 de fevereiro, em Bento Gonçalves, ocorreu a posse da nova diretoria executiva, do conselho fiscal e conselho da presidência da Movergs, gestão 2016/2016. Será no Clube Ipiranga. Jornal Folha do Nordeste foi convidado para prestigiar o ato. A diretoria é composta por Volnei Benini - Presidente - BRV Móveis; Rogério Frâncio - Vice-presidente - Móveis Carraro; Dorvalino Lovera - Diretor Administrativo Financeiro - Móveis Carraro; Artur Bertolini - Diretor - Evviber; Ricardo Luiz Miorelli - Diretor - CBP Sul; Sílvia Spiller - Diretor - Móveis Três S; Vinicius Geremia - Diretor - GebbWork.

UAB REIVINDICA
Em ofÍcio protolocado junto a Administração Municipal, o presidente da União de Associações dos Moradores dos Bairros - UAB, Adelar Paim Ribeiro, após discussão com as entidades filiadas, encaminhou pedido oficial ao Poder Executivo solicitando a implantação do processo de orçamento participativo no município. Segundo a UAB, as discussões sobre as demandas deverão acontecer com a participação dos moradores e movimento comunitário. O presidente Adelar Ribeiro aguarda a definição do Executivo. Segundo ele, este processo busca contemplar a participação social e democrática na construção das políticas públicas.

CARNAVAL
Estão de parabéns a direção e associados do Clube Comercial de Lagoa Vermelha pela realização de mais uma edição do carnaval. Foram três noites de muita folia, com as presenças dos Blocos Vagabundos Errantes, Os Normais, Santidade do Gole e Pra Que Nome. No matinê infantil, os baixinhos fizeram a festa juntamente com seus familiares. Rafaela Teixeira e o Rei Momo Gustavo Passos fizeram bonito no Carnaval.

TROFÉU IMPRENSA
No dia 9 de abril, no Clube Comercial, mais uma edição do Troféu Imprensa, evento promovido pela NG Revista, com apoio do jornal Folha do Nordeste, Maisnova e Cacique. Laureados, nos próximos dias, deverão ser comunicados a respeito das homenagens. Conjunto musical Audio 5 estará animando o baile social.
 
Outras colunas deste Autor
24/06/2016
12/02/2016
22/01/2016
11/12/2015
04/12/2015
27/11/2015
20/11/2015
13/11/2015
06/11/2015
30/10/2015
16/10/2015
02/10/2015
25/09/2015
04/09/2015
28/08/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Juliana Chilanti Tonial
Advogada especialista em Direito Civil. Mestrada em Direito Ambiental - UCS


Leodário Schuster
Empresário


Carlos R. Dellavalle Filho
Engenheiro Agrônomo

Outros Colunistas (...)
Audiência Pública discutirá a despesa do município para o exercício de 2018
Na próxima quinta-feira, 23 de novembro, às 19h, será realizada uma audiência pública no Plenário Nady Maria Castellano. Na oportunidade, será analisado e discutido o Projeto de Lei que estima a rece (...)
PDT Lagoa Vermelha recebe lideranças e pré-candidato ao Governo do Estado
Os vereadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT), de Lagoa Vermelha, Ariovaldo Carlos da Silva, José Mário Ceni Barreto, Ranyeri Bozza e Vicente Durigon, recepcionaram líderes políticos nacionai (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes