Colunistas
 
 
Marcos Roberto Nepomuceno
marcos@folhadonordeste.com.br
 
 
24/06/2016
 
DEFINIÇÃO NO PTB
Na medida em que o tempo passa, as definições na área política de Lagoa Vermelha começam a acontecer. O PTB, na segunda-feira, na sede da ABAMF, reuniu os seus 21 membros da Comissão Provisória, com direito a voto e apontou o vereador Valdir de Biasi Pomatti como o indicado para compor junto com Sérgio Menegaz, na chapa majoritária, na disputa da prefeitura. A dobradinha Menegaz e Pomatti nasce na situação e, agora, ambas as greis partidárias, junto com o PSB, devem buscar solidificar ainda mais apoios. Mas, a indicação de Pomatti teve disputa e foi justamente com a vice-prefeita Ana Catarina Lenzi Pacheco. Pomatti somou 12 votos, enquanto que Ana 8 votos dentro do PTB. Houve um voto nulo. De certa forma, surpresa dentro do partido, pois nos corredores do poder era certa a indicação dos petebistas o nome de Ana Catarina. Mas foi ao contrário. Depois da votação ocorrida na ABAMF, não dá para esconder que houve certo desconforto entre setores do PTB, uns não acreditando no que aconteceu e outros vibrando. O PTB demostrou que conta com certas rupturas na sua direção e, prova disso, não houve consenso e a indicação de apenas um nome, colocando a vice-prefeita em confronto com o vereador. Zeferino Marcante, que chegou a ser cotado como postulante a condição de vice do PDT, retirou sua intenção, ficando de fora da apreciação dos petebistas.

EXPOSIÇÃO
Correntes partidárias entendem que o PTB errou em promover esta disputa - Pomatti e Ana Catarina - colocando em exposição a própria vice-prefeita, maior liderança do partido na atualidade e estando junto com Getulio Cerioli no comando da prefeitura. A simpatia pela indicação de Ana era sentida dentro do PDT, mas não foi o que ocorreu. Resta saber, agora, se haverá divergências internas dentro do próprio PTB, ou se tudo será resolvido com antecedência, aparando possíveis arestas que ficaram.

FOCO
Valdir Pomatti tem seus méritos. Focou em seu objetivo dizendo sempre que era candidato dentro do PTB na indicação do partido na vice do PDT. Colheu os frutos.

BRIGA FEIA
Fica nítida a briga interna dentro do PTB entre o vice-presidente Bráulio Guedes e o ex-secretário municipal Izaiais Baldissera. Após o término da reunião do PTB, Izaias não escondia seu descontentamento com Braulio, que teria faltado com respeito em reunião anterior junto a liderança. Braulio optou por Ana Catarina. Izaias por Pomatti. Foi um dos comentários da noite.

PEGORARO
O ex-prefeito Eli Pegoraro teve nos últimos meses seu nome citado para compor chapa majoritária com o PDT. Também foi ventilado como candidato a prefeito. Não aconteceu nada disso. Pegoraro fica de fora do pleito. É um dos importantes nomes do PTB na área política lagoense.

NESTOR NA CÂMARA
O suplente de vereador, Nestor Pereira Barreto, PDT, assumiu cadeira na Câmara de Vereadores. Entra no lugar de Maurício Casarin, que se licenciou alegando estar em viagem para Portugal. Casarin, depois da derrota dentro do partido, quando postulava a condição de candidato a prefeito, não deve concorrer à reeleição como vereador. Ao menos foi o que informou. Vale lembrar que Casarin foi o vereador mais votado na eleição passada. Ainda, sobre Nestor Barreto, o mesmo está confiante e vai concorrer a reeleição. No pleito passado somou mais de 500 votos, ficando na suplência.

DURIGON
Advogado Vicente Durigon, PDT, vai concorrer ao cargo de vereador. E já articula apoios dentro do próprio partido, inclusive já realizou reunião para anunciar sua decisão. Informações dão conta que deve levar para sua campanha, algumas lideranças que apoiaram Mauricio Casarin, na eleição passada para o Legislativo.

CANDIDATOS A VEREADOR
O PDT de Lagoa Vermelha conta com importantes nomes que deverão estar na disputa de uma vaga na Câmara: Nestor Barreto, Ranyeri Bozza, José Mário Ceni Barreto, Ariovaldo Carlos da Silva, Vicente Durigon, Bispo Carlos Gromoski, Ivanilde Lima Rodrigues, entre outros, são lembrados.

NA OPOSIÇÃO, AINDA NÃO
Partidos da oposição de Lagoa Vermelha, através do PP, PSD, DEM, PMDB, PPS e PSDB estiveram reunidos na quarta-feira, à noite, na residência de Altair Rech Ramos, visando manter entendimentos para possível lançamento de candidatura a prefeitura de Lagoa Vermelha.
O nome de Altair Rech Ramos tem sido evidenciado e até mesmo reconhecido por grande parte na oposição como o indicado para a prefeitura numa disputa com Sérgio Menegaz, pré-candidato do PDT e representando a situação.
Na reunião ocorreram muitas manifestações e Altair continua ouvindo as lideranças sobre o assunto, mas ainda não tomou posição oficial.
Novo encontro deve acontecer na semana que vem, onde os partidos pretendem, em nível de direções, avançar nas negociações. Existem tratativas, caso Altair concorra, para buscar um nome como vice. Entre os citados, na noite, esteve o de Rosalino Vieira, Gustavo Bonotto e Ricardo da Rosa, mas não há nada oficial.
Os opositores devem, num prazo de duas semanas, pelo que foi ventilado, definir quais nomes deverão compor candidaturas para a majoritária.
Entre os presentes na reunião, destaque para o presidente do PP, Moacir Volpato; presidente do PSD, Oscar Grau; presidente do DEM, Ivan Barreto; presidente do PPS, Luiz Antônio Muliterno; presidente do PMDB, Sinclair Bombassaro e presidente do PSDB, Rogério Caetano Dolzan, além dos vereadores Adriano Dolzan, Rosalino Etevaldo Vieira e Clóvis Neckel.

ENCONTRO DE ALTAIR E VOLPATO
As atenções no meio político também se voltaram para o encontro ocorrido entre Altair Rech Ramos e Moacir Volpato, na reunião. Não há como esconder que havia certa curiosidade, pois ambos, em diversos pleitos, foram adversários e contavam até mesmo com divergências pessoais. Ao que tudo indica, ambos entraram em entendimento e agora buscam alternativas para apresentar candidaturas na oposição.

RICARDO
Nome de Ricardo da Rosa, vereador do PMDB, é visto como bons olhos em grande parte da oposição como vice de Altair Rech Ramos.

PPS
O PPS, através de Luiz Antônio Muliterno, Tulu, garante que se não houver acerto na oposição, o partido terá candidato a prefeito. E será o Tulu.

TEJO
Fernando Ademir Muliterno, Tejo, do DEM, que depois de muito tempo voltou a residência de Altair Rech Ramos, PSD, diz que ainda não tem posição oficial se concorrerá ao cargo de vereador.

TUCANOS
Se depender do presidente do PSDB, Rogério Caetano Dolzan, e do vereador Adriano Dolzan, Altair Rech Ramos já é candidato a prefeito.

CANDIDATO NATURAL
Moacir Volpato, presidente do PP, admite que Altair Rech Ramos, no momento, é o candidato natural junto aos partidos que representam a oposição.

EMPOLGADO
Sérgio Vieira empolgado com a pré-candidatura de Altair Rech Ramos. Na reunião, sugeriu que os partidos deviam já apresentar quem seria o vice.

PESQUISAS ELEITORAIS
Pesquisas eleitorais, em Lagoa Vermelha, se acentuam. Partidos buscam junto aos eleitores dados para futuras negociações e composições.
 
Outras colunas deste Autor
24/06/2016
12/02/2016
22/01/2016
11/12/2015
04/12/2015
27/11/2015
20/11/2015
13/11/2015
06/11/2015
30/10/2015
16/10/2015
02/10/2015
25/09/2015
04/09/2015
28/08/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Juliana Chilanti Tonial
Advogada especialista em Direito Civil. Mestrada em Direito Ambiental - UCS


Terezinha do Carmo
Pedagoga


Oscar Menna Barreto Grau
Médico Veterinário

Outros Colunistas (...)
Audiência Pública discutirá a despesa do município para o exercício de 2018
Na próxima quinta-feira, 23 de novembro, às 19h, será realizada uma audiência pública no Plenário Nady Maria Castellano. Na oportunidade, será analisado e discutido o Projeto de Lei que estima a rece (...)
PDT Lagoa Vermelha recebe lideranças e pré-candidato ao Governo do Estado
Os vereadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT), de Lagoa Vermelha, Ariovaldo Carlos da Silva, José Mário Ceni Barreto, Ranyeri Bozza e Vicente Durigon, recepcionaram líderes políticos nacionai (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes