Colunistas
 
 
Carlos R. Dellavalle Filho
Engenheiro Agrônomo
carlos.rdf@uol.com.br
 
 
Panorama do desenvolvimento das lavouras de Trigo - 07/08/2015
 
Com a volta das condições climáticas mais adequadas para a cultura do trigo com uma boa radiação solar aumentaram as taxas fotossintéticas das plantas de inverno, que antes reduzidas pelo grande período encoberto e pelas chuvas constantes das semanas anteriores.
No estado o plantio do cereal da safra 2015 está praticamente encerrado. Existem algumas incertezas quanto algumas áreas que ainda não foram finalizadas, será ou não concluídas em determinadas regiões, pois já está tarde para o plantio, além do mais irá atrasar o plantio da nova safra de soja (principal renda do produtor). Acredita-se que exista uma redução maior na área de cereal com as instabilidades climáticas no momento do plantio.
Com a semana de sol, voltam-se a intensificar os trabalhos no campo, seja monitoramento de pragas e doenças ou até mesmo controle. Com temperaturas mais quentes durante o período para o mês de agosto e molhamento foliar pelo orvalho começam a ser observadas as primeiras áreas com manchas foliares e ferrugem em fase inicial que serve de alerta para a região, com isso devemos estar atentos a esse complexo de doenças.
Apesar das chuvas ocorridas no mês de julho em meio ao plantio e aos atrasos, o aspecto visual das lavouras de trigo é satisfatório, como podemos observar nas imagens, onde apresenta melhora a cada dia, isso reflete a situação de grande parte das lavouras com melhor desenvolvimento, áreas onde houve um melhor aproveitamento da fertilização nitrogenada (Ureia) proporcionando uma planta bem mais desenvolvida.
Em algumas áreas mais afetadas pelo grande volume de chuvas logo após o plantio observa-se um aspecto verde claro das folhas e um numero menor de afilhos em virtude baixa luminosidade e pela lixiviação de nutrientes, porém estão me fase de recuperação.
Vamos torcer que o clima favoreça a cultura nos próximos meses, principalmente no período reprodutivo, crucial para definir a qualidade da produção na reta final.
 
Outras colunas deste Autor
Progresso das culturas nos EUA - 24/06/2016
Culturas de Inverno - 27/05/2016
Segue colheita da safra de grãos - 01/04/2016
Panorama das lavouras de soja na região - 19/02/2016
Chuva melhora condições das lavouras na região - 05/02/2016
Soja e milho apresentam bom desenvolvimento - 24/12/2015
Soja com ótimo desenvolvimento inicial na região - 13/11/2015
Inoculação em soja, uma ferramenta fundamental para maximizar a produtividade - 30/10/2015
Reflexões sobre o Agronegócio Brasileiro - 02/10/2015
Geada afeta lavouras da região - 18/09/2015
04/09/2015
Panorama do desenvolvimento das lavouras de Trigo - 07/08/2015
Chuvas atrasam o plantio do trigo na região - 10/07/2015
Hortitec é vitrine da produção brasileira de HF - 26/06/2015
Plantio de soja em reta final nos EUA - 12/06/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Fabiana Rankrape


Leodário Schuster
Empresário


Ademar Fagundes
Jornalista e Radialista

Outros Colunistas (...)
O Esporte é Dez homenageia os melhores de 2017
Numa iniciativa a Associação Lagoense de Esportes - ALE, sob a presidência de Roberto Dalle Molle, foi realizada no CTG Alexandre Pato, no dia 12, mais uma edição do O Esporte e Dez. Dezenas de desp (...)
Nova Mesa Diretora que assumirá em 2018 é eleita
Na última Sessão Ordinária deste ano de 2017, realizada na terça-feira, 12 de dezembro, foi eleita a nova Mesa Diretora do Poder Legislativo. No ano de 2018, o presidente da Câmara Municipal será o ve (...)
Festival de Ginástica Rítmica é realizado na Casa da Cultura
Tendo por local a Casa da Cultura Athos Branco, em Lagoa Vermelha, foi realizada no dia 12 de dezembro, a sexta edição do Festival de Ginástica Rítmica, evento coordenado pela professora Érica Pereir (...)
Selo Sabor Lagoense, tema de reunião entre prefeito e comerciantes
Na última quinta-feira (07), aconteceu na Casa da Cultura Athos Branco um encontro entre a Administração Municipal e os comerciantes de Lagoa Vermelha. Estiveram presentes o prefeito Bonotto e o secre (...)
Fazenda de Vacaria pagará multa de R$ 119 mil por irregularidades trabalhistas na colheita da maçã
A Agroindustrial Perfrutti Ltda., de Vacaria, firmou acordo judicial com o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Caxias do Sul, devendo pagar multa de R$ 119.185,61, referentes a irregularidades em (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes