Colunistas
 
 
Carlos R. Dellavalle Filho
Engenheiro Agrônomo
carlos.rdf@uol.com.br
 
 
Geada afeta lavouras da região - 18/09/2015
 
No final da semana passada foram registradas temperaturas negativas em diversos municípios gaúchos, e com isso veio forte geada que preocupou os produtores rurais.
A geada nos pegou de surpresa no final do inverno, os danos visuais caracterizam-se logo nos primeiros dias depois da ocorrência, alterando a cor da folha para marronzeadas e claras (devido ao rompimento da parede celular, ocasionado pelos cristais de gelo). Sintomas mais severos também podem ser apresentados em folhas mais jovens devido ao maior teor de água e menor teor de sais.
As sensibilidade do trigo quanto a geada começa aumentar depois do inicio do emborrachamento. Porém as áreas com a cultura do trigo mais afetadas pela geada são as que estavam mais adiantadas em período de florescimento (quando a planta libera anteras) fase fenológica mais susceptível ao frio intenso e ao fenômeno ocorrido, e os sintomas se apresentam na morte das espigas.
A geada nas culturas não devem ser generalizadas e depende muito da fase de desenvolvimento, seja ela trigo, milho, cada lavoura deve ser avaliada de forma individual.
Os danos também foram fortemente registrados na fruticultura, do estado, na serra gaúcha onde parreiras de uvas e as produções de ameixa e pêssego sofreram muito com as geadas. Tudo isso agravado pois nesse ano tivemos um inverno com temperaturas mais elevadas (fenômeno El nino) o que fez com que muitas culturas frutíferas tivessem seu florescimento antecipado e nesse caso o problema foi bem maior e os prejuízos também.
Porém serão necessários alguns dias para mensurar e avaliar melhor os prejuízos ocorridos na região, tanto nas lavouras de trigo, milho e as frutíferas.
 
Outras colunas deste Autor
Progresso das culturas nos EUA - 24/06/2016
Culturas de Inverno - 27/05/2016
Segue colheita da safra de grãos - 01/04/2016
Panorama das lavouras de soja na região - 19/02/2016
Chuva melhora condições das lavouras na região - 05/02/2016
Soja e milho apresentam bom desenvolvimento - 24/12/2015
Soja com ótimo desenvolvimento inicial na região - 13/11/2015
Inoculação em soja, uma ferramenta fundamental para maximizar a produtividade - 30/10/2015
Reflexões sobre o Agronegócio Brasileiro - 02/10/2015
Geada afeta lavouras da região - 18/09/2015
04/09/2015
Panorama do desenvolvimento das lavouras de Trigo - 07/08/2015
Chuvas atrasam o plantio do trigo na região - 10/07/2015
Hortitec é vitrine da produção brasileira de HF - 26/06/2015
Plantio de soja em reta final nos EUA - 12/06/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Cláudio Júnior Damin
Cientista Político


Marcos Roberto Nepomuceno


Terezinha do Carmo
Pedagoga

Outros Colunistas (...)
Deputado Afonso Hamm participa de homenagem à Força-Tarefa de Combate ao Abigeato
Na última quinta-feira, 10, o deputado Afonso Hamm participou do Grande Expediente na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que homenageou os integrantes da Força-Tarefa de Combate aos Crimes R (...)
Clube Comercial retoma atividades no Boteko
Sob a presidência de Sérgio Vieira, o Clube Comercial, em Lagoa Vermelha, levou bom público para a sua sede social, quando foi realizada mais uma edição do O Boteko, ponto de encontro de associ (...)
Lagoa Futsal perde para o Passo Fundo em casa
Em mais uma partida válida pela Série Prata de Futsal, o Lagoa Futsal, no sábado, 12, às 19 horas, recebeu no Adolfo Stella a equipe do Passo Fundo. O time treinado por Tiago Bernar (...)
Lagoa Futsal entrega premiação do 6º Campeonato Interno
A direção do Lagoa Futsal, na sexta-feira, 11 de agosto, à noite, realizou jantar com a entrega de premiação alusiva ao 6º Campeonato Interno desenvolvido no Ginásio Adolfo Stella. Presidente Edeivis (...)
Jantar comemora Dia do Advogado
Sob a presidência de Gladimir Casarin, a OAB Subseção de Lagoa Vermelha, realizou no dia 11 de agosto, a quinta edição de sua tradicional feijoada, tendo como objetivo principal comemorar o Dia do Adv (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes