Colunistas
 
 
Carlos R. Dellavalle Filho
Engenheiro Agrônomo
carlos.rdf@uol.com.br
 
 
Inoculação em soja, uma ferramenta fundamental para maximizar a produtividade - 30/10/2015
 
Já está chegando a hora de plantarmos a nova safra de soja 2015/2016 e com isso é extremamente importante utilizarmos tecnologias para maximizarmos o potencial de rendimento desde o início com tratamentos de sementes, e uma delas é a inoculação da semente devido ao fornecimento do elemento mais requerido pela planta o N.
As principais fontes de fornecimento de nitrogênio para a soja são: Decomposição da Matéria Orgânica (MO), fertilizantes nitrogenados e a Fixação Biológica do Nitrogênio atmosférico N2.
A inoculação tem sido uma pratica amplamente incorporada no sistema produtivo da cultura porque demonstrou que permite incrementar os rendimentos de maneira significativa e acima de tudo sustentável
Isso porque a soja tem um elevado teor de proteína e para produzir essa proteína ela necessita de elevada quantidade de Nitrogênio para cada tonelada de soja produzido, entre as formas da planta obter nitrogênio está a Fixação biológica do nitrogênio (FBN), essa fixação de nitrogênio se da através da simbiose estabelecida entre as bactérias especificas (Bradyrhizobium japonicum) e a planta através de bactérias do gênero Bradyrhizobium.
Para cada tonelada de soja que produzimos em média necessitamos de 80 Kg de Nitrogênio.
Então para obtermos:
2.000 Kg/ha —> 160 Kg de N
3.000 Kg/ha —> 240 Kg de N
4.000 Kg/ha —> 320 Kg de N

Vale lembrar que os fertilizantes químicos são caros e a FBN através da inoculação é uma prática muito barata, o menor custo dos insumos utilizados na cultura da soja.
A soja é uma cultura exótica em nosso país (Soja é Originaria da Asia), por isso não existe a presença em nossos solos de Bradyrhizobium de forma natural específicos, por isso devemos aderir a essa prática, principalmente em solos sem histórico de plantio tais como áreas novas, imprescindível a inoculação dessas sementes. Uma vez que inoculamos com sucesso o rizobio do inoculante colonizam o solo no decorrer dos anos. Mesmo que já tenha sido inoculado em anos anteriores, estudos realizados apontam que para atingirmos altos potenciais produtivos devemos inocular a semente todos os anos independente da área.
Quando em contato com as raízes da soja, as bactérias infectam as raízes, via pêlos radiculares, formando os importantes nódulos.
Um nódulo ativo ao cortar longitudinalmente a parte interna deve estar rosada isso devido a presença da leghemoglobina.
Pesquisas apontam ganhos com a reinoculação mesmo que já se tenha utilizado inoculante em uma determinada área, vale a pena utilizar novamente.
Podemos utilizar inoculantes na forma: líquida ou turfoso, e podemos aplicar diretamente a semente ou via sulco de plantio. Em nossa região o uso de inoculante liquido juntamente com as sementes talvez seja a mais usual pelos produtores com o uso de maquinas de TS (segunda caixa) ou tambor rotativo para o processo. O inoculante turfoso é favorecido pela proteção física que a turfa fornece. A formulação liquida é a preferida pelos produtores já que é mais fácil o trabalho.
É muito importante ao adquirir Inoculantes alguns cuidados básicos: Busque um revendedor de confiança que possua amparo legal e técnico, exija sempre Nota Fiscal, além disso adquira somente inoculantes aprovados pelo MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deve constar na embalagem o número do registro no MAPA, cuidado com o prazo de validade, jamais comprar produto vencido, pois são seres vivos, as bactérias possuem validade, certificar-se de que o mesmo estava armazenado em condições satisfatórias de temperatura e arejamento, ao transportar as caixas de inoculante conservar o inoculante em lugar fresco e bem arejado, não expor diretamente ao sol.
Não podemos esquecer das boas praticas no campo para obtermos um bom resultado na inoculação: Realizar a inoculação em local sombreado e fresco, lembre-se que após a inoculação sua semente estará com organismos vivos nelas, ou seja, mantenha em local arejado e sombreado e fresco (evitar locais de extremo calor) até o plantio; quanto mais próximo do plantio o processo de inoculação melhor será o resultado, o correto é inocular no mesmo dia.
Em resumo, as sementes com a adição de inoculantes em soja requerem os mesmos cuidados equivalentes aos recomendados para os inoculantes.
Podemos concluir que existem vários motivos para inocularmos as sementes tais como: Permite que cada semente contenha uma carga de rizobium para uma adequada nodulação, incorporar cepas ativas e eficazes para fixar N, e aumentar o rendimento em grãos. Tudo isso para que possamos da melhor forma fornecer nitrogênio pela fixação biológica, pois é a forma mais barata, fácil e eficiente.
 
Outras colunas deste Autor
Progresso das culturas nos EUA - 24/06/2016
Culturas de Inverno - 27/05/2016
Segue colheita da safra de grãos - 01/04/2016
Panorama das lavouras de soja na região - 19/02/2016
Chuva melhora condições das lavouras na região - 05/02/2016
Soja e milho apresentam bom desenvolvimento - 24/12/2015
Soja com ótimo desenvolvimento inicial na região - 13/11/2015
Inoculação em soja, uma ferramenta fundamental para maximizar a produtividade - 30/10/2015
Reflexões sobre o Agronegócio Brasileiro - 02/10/2015
Geada afeta lavouras da região - 18/09/2015
04/09/2015
Panorama do desenvolvimento das lavouras de Trigo - 07/08/2015
Chuvas atrasam o plantio do trigo na região - 10/07/2015
Hortitec é vitrine da produção brasileira de HF - 26/06/2015
Plantio de soja em reta final nos EUA - 12/06/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Victor Hugo Muraro Filho
Advogado


Mariluci Melo Ferreira


Luciano Andrade

Outros Colunistas (...)
Deputado Afonso Hamm participa de homenagem à Força-Tarefa de Combate ao Abigeato
Na última quinta-feira, 10, o deputado Afonso Hamm participou do Grande Expediente na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que homenageou os integrantes da Força-Tarefa de Combate aos Crimes R (...)
Clube Comercial retoma atividades no Boteko
Sob a presidência de Sérgio Vieira, o Clube Comercial, em Lagoa Vermelha, levou bom público para a sua sede social, quando foi realizada mais uma edição do O Boteko, ponto de encontro de associ (...)
Lagoa Futsal perde para o Passo Fundo em casa
Em mais uma partida válida pela Série Prata de Futsal, o Lagoa Futsal, no sábado, 12, às 19 horas, recebeu no Adolfo Stella a equipe do Passo Fundo. O time treinado por Tiago Bernar (...)
Lagoa Futsal entrega premiação do 6º Campeonato Interno
A direção do Lagoa Futsal, na sexta-feira, 11 de agosto, à noite, realizou jantar com a entrega de premiação alusiva ao 6º Campeonato Interno desenvolvido no Ginásio Adolfo Stella. Presidente Edeivis (...)
Jantar comemora Dia do Advogado
Sob a presidência de Gladimir Casarin, a OAB Subseção de Lagoa Vermelha, realizou no dia 11 de agosto, a quinta edição de sua tradicional feijoada, tendo como objetivo principal comemorar o Dia do Adv (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes