Colunistas
 
 
Carlos R. Dellavalle Filho
Engenheiro Agrônomo
carlos.rdf@uol.com.br
 
 
Soja e milho apresentam bom desenvolvimento - 24/12/2015
 
Os efeitos climáticos decorrentes do fenômeno climático El Niño tem se mostrado muito presente esse ano, com chuvas intensas na região como era previsto, o que ocasionou atraso no plantio da soja em muitos locais aliado as dificuldades na colheita do trigo. Toda essa umidade e temperaturas elevadas dos últimos dias é um sinal de alerta para as doenças em especial para a temida Ferrugem Asiática, principal doença da cultura da soja, e de difícil controle e para enfrentarmos a moléstia devemos adotar algumas estratégias para mitigarmos seus efeitos tais como: Uso de cultivares precoces e semeadura no início da época recomendada, redução na janela de semeadura, monitoramento desde o inicio do desenvolvimento da cultura e aplicações de fungicidas nos momentos corretos sempre com acompanhamento de um engenheiro agrônomo. E vale lembrar que o manejo preventivo sempre é a melhor opção.
As condições das lavouras em campo são boas em sua maioria, boa nodulação, bom enraizamento e com melhora significativa no visual depois de uma semana de sol, que estava difícil de visualizarmos. As atenções agora se voltam as aplicações de fungicidas e inseticidas em áreas mais avançadas. Algumas ainda estão aplicando herbicidas para controle de plantas invasoras, as mais atrasadas (do tarde).
Devemos salientar que não podemos nos atentar apenas as doenças (ferrugem, oidio, manchas) mas jamais esquecer das pragas tais como a Helicoverpa armigera, Lagarta falsa-medideira, spodopteras e percevejos, intensificar o monitoramento de pragas. Em inúmeras áreas na região vem sendo observado um aumento no número de mariposas da helicoverpa já nessa época, praticar o manejo integrado de pragas (MIP).
Já na cultura do milho as condições climáticas registradas na última semana, assim como na anterior, seguem favorecendo a cultura no Estado. As constantes chuvas registradas nas principais regiões produtoras do grão, aliadas às temperaturas elevadas, têm contribuído para esse cenário favorável onde muitas áreas já estão em fase de pré-pendoamento e pendoamento.
Aproveito para desejar um Feliz Natal e um 2016 repleto de muitas alegrias, saúde, paz, amor e sucesso a todos em especial aos agricultores.
 
Outras colunas deste Autor
Progresso das culturas nos EUA - 24/06/2016
Culturas de Inverno - 27/05/2016
Segue colheita da safra de grãos - 01/04/2016
Panorama das lavouras de soja na região - 19/02/2016
Chuva melhora condições das lavouras na região - 05/02/2016
Soja e milho apresentam bom desenvolvimento - 24/12/2015
Soja com ótimo desenvolvimento inicial na região - 13/11/2015
Inoculação em soja, uma ferramenta fundamental para maximizar a produtividade - 30/10/2015
Reflexões sobre o Agronegócio Brasileiro - 02/10/2015
Geada afeta lavouras da região - 18/09/2015
04/09/2015
Panorama do desenvolvimento das lavouras de Trigo - 07/08/2015
Chuvas atrasam o plantio do trigo na região - 10/07/2015
Hortitec é vitrine da produção brasileira de HF - 26/06/2015
Plantio de soja em reta final nos EUA - 12/06/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Juliana Chilanti Tonial
Advogada especialista em Direito Civil. Mestrada em Direito Ambiental - UCS


Mariluci Melo Ferreira


Terezinha do Carmo
Pedagoga

Outros Colunistas (...)
Faculdade de Direito da UPF recebe o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul
A Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF) recebeu, na noite dessa segunda-feira (16), o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Fabiano Dalazzen. A palestra, aberta para (...)
PRF prende casal suspeito de roubo a banco na serra gaúcha
Na noite desta segunda-feira, 16, equipe da Polícia Rodoviária Federal realizou a prisão de dois suspeitos, em Caxias do Sul, acusados de participação em organização criminosa. O casal é responsável, (...)
Solturas Experimentais de Peixes acontecerão nos lagos das Usinas de Itá e Machadinho
Na próxima quinta-feira, dia 19 de outubro, acontecerão duas campanhas de solturas experimentais de peixes: a primeira no lago da Usina Hidrelétrica Machadinho – Carlos Ermírio de Moraes, e a segunda, (...)
Em Lagoa Vermelha, alunos reagem a tentativa de propaganda político-ideológica do CPERS em muro de escola estadual
A Escola Estadual de Ensino Médio Francisco Argenta, conhecida como Poli, localizada no município de Lagoa Vermelha (RS), está sendo utilizada pelo Cpers/Sindicato dos Professores para propaganda polí (...)
Dois jovens são executados no bairro Boa Vista
Dois jovens foram encontrados mortos, neste domingo, à tarde, em Lagoa Vermelha, no bairro Boa Vista, em um mato próximo a estrada que liga a cidade e também vai a Pizzamiglio. A Policia Civil e a Br (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes