Colunistas
 
 
Carlos R. Dellavalle Filho
Engenheiro Agrônomo
carlos.rdf@uol.com.br
 
 
Soja e milho apresentam bom desenvolvimento - 24/12/2015
 
Os efeitos climáticos decorrentes do fenômeno climático El Niño tem se mostrado muito presente esse ano, com chuvas intensas na região como era previsto, o que ocasionou atraso no plantio da soja em muitos locais aliado as dificuldades na colheita do trigo. Toda essa umidade e temperaturas elevadas dos últimos dias é um sinal de alerta para as doenças em especial para a temida Ferrugem Asiática, principal doença da cultura da soja, e de difícil controle e para enfrentarmos a moléstia devemos adotar algumas estratégias para mitigarmos seus efeitos tais como: Uso de cultivares precoces e semeadura no início da época recomendada, redução na janela de semeadura, monitoramento desde o inicio do desenvolvimento da cultura e aplicações de fungicidas nos momentos corretos sempre com acompanhamento de um engenheiro agrônomo. E vale lembrar que o manejo preventivo sempre é a melhor opção.
As condições das lavouras em campo são boas em sua maioria, boa nodulação, bom enraizamento e com melhora significativa no visual depois de uma semana de sol, que estava difícil de visualizarmos. As atenções agora se voltam as aplicações de fungicidas e inseticidas em áreas mais avançadas. Algumas ainda estão aplicando herbicidas para controle de plantas invasoras, as mais atrasadas (do tarde).
Devemos salientar que não podemos nos atentar apenas as doenças (ferrugem, oidio, manchas) mas jamais esquecer das pragas tais como a Helicoverpa armigera, Lagarta falsa-medideira, spodopteras e percevejos, intensificar o monitoramento de pragas. Em inúmeras áreas na região vem sendo observado um aumento no número de mariposas da helicoverpa já nessa época, praticar o manejo integrado de pragas (MIP).
Já na cultura do milho as condições climáticas registradas na última semana, assim como na anterior, seguem favorecendo a cultura no Estado. As constantes chuvas registradas nas principais regiões produtoras do grão, aliadas às temperaturas elevadas, têm contribuído para esse cenário favorável onde muitas áreas já estão em fase de pré-pendoamento e pendoamento.
Aproveito para desejar um Feliz Natal e um 2016 repleto de muitas alegrias, saúde, paz, amor e sucesso a todos em especial aos agricultores.
 
Outras colunas deste Autor
Progresso das culturas nos EUA - 24/06/2016
Culturas de Inverno - 27/05/2016
Segue colheita da safra de grãos - 01/04/2016
Panorama das lavouras de soja na região - 19/02/2016
Chuva melhora condições das lavouras na região - 05/02/2016
Soja e milho apresentam bom desenvolvimento - 24/12/2015
Soja com ótimo desenvolvimento inicial na região - 13/11/2015
Inoculação em soja, uma ferramenta fundamental para maximizar a produtividade - 30/10/2015
Reflexões sobre o Agronegócio Brasileiro - 02/10/2015
Geada afeta lavouras da região - 18/09/2015
04/09/2015
Panorama do desenvolvimento das lavouras de Trigo - 07/08/2015
Chuvas atrasam o plantio do trigo na região - 10/07/2015
Hortitec é vitrine da produção brasileira de HF - 26/06/2015
Plantio de soja em reta final nos EUA - 12/06/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Frei Marcelo de Carvalho


Grieco Rodrigo Bossardi
Doutorado em Administração - Professor Universitário - Contador


Leodário Schuster
Empresário

Outros Colunistas (...)
O Esporte é Dez homenageia os melhores de 2017
Numa iniciativa a Associação Lagoense de Esportes - ALE, sob a presidência de Roberto Dalle Molle, foi realizada no CTG Alexandre Pato, no dia 12, mais uma edição do O Esporte e Dez. Dezenas de desp (...)
Nova Mesa Diretora que assumirá em 2018 é eleita
Na última Sessão Ordinária deste ano de 2017, realizada na terça-feira, 12 de dezembro, foi eleita a nova Mesa Diretora do Poder Legislativo. No ano de 2018, o presidente da Câmara Municipal será o ve (...)
Festival de Ginástica Rítmica é realizado na Casa da Cultura
Tendo por local a Casa da Cultura Athos Branco, em Lagoa Vermelha, foi realizada no dia 12 de dezembro, a sexta edição do Festival de Ginástica Rítmica, evento coordenado pela professora Érica Pereir (...)
Selo Sabor Lagoense, tema de reunião entre prefeito e comerciantes
Na última quinta-feira (07), aconteceu na Casa da Cultura Athos Branco um encontro entre a Administração Municipal e os comerciantes de Lagoa Vermelha. Estiveram presentes o prefeito Bonotto e o secre (...)
Fazenda de Vacaria pagará multa de R$ 119 mil por irregularidades trabalhistas na colheita da maçã
A Agroindustrial Perfrutti Ltda., de Vacaria, firmou acordo judicial com o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Caxias do Sul, devendo pagar multa de R$ 119.185,61, referentes a irregularidades em (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes