Colunistas
 
 
Carlos R. Dellavalle Filho
Engenheiro Agrônomo
carlos.rdf@uol.com.br
 
 
Soja e milho apresentam bom desenvolvimento - 24/12/2015
 
Os efeitos climáticos decorrentes do fenômeno climático El Niño tem se mostrado muito presente esse ano, com chuvas intensas na região como era previsto, o que ocasionou atraso no plantio da soja em muitos locais aliado as dificuldades na colheita do trigo. Toda essa umidade e temperaturas elevadas dos últimos dias é um sinal de alerta para as doenças em especial para a temida Ferrugem Asiática, principal doença da cultura da soja, e de difícil controle e para enfrentarmos a moléstia devemos adotar algumas estratégias para mitigarmos seus efeitos tais como: Uso de cultivares precoces e semeadura no início da época recomendada, redução na janela de semeadura, monitoramento desde o inicio do desenvolvimento da cultura e aplicações de fungicidas nos momentos corretos sempre com acompanhamento de um engenheiro agrônomo. E vale lembrar que o manejo preventivo sempre é a melhor opção.
As condições das lavouras em campo são boas em sua maioria, boa nodulação, bom enraizamento e com melhora significativa no visual depois de uma semana de sol, que estava difícil de visualizarmos. As atenções agora se voltam as aplicações de fungicidas e inseticidas em áreas mais avançadas. Algumas ainda estão aplicando herbicidas para controle de plantas invasoras, as mais atrasadas (do tarde).
Devemos salientar que não podemos nos atentar apenas as doenças (ferrugem, oidio, manchas) mas jamais esquecer das pragas tais como a Helicoverpa armigera, Lagarta falsa-medideira, spodopteras e percevejos, intensificar o monitoramento de pragas. Em inúmeras áreas na região vem sendo observado um aumento no número de mariposas da helicoverpa já nessa época, praticar o manejo integrado de pragas (MIP).
Já na cultura do milho as condições climáticas registradas na última semana, assim como na anterior, seguem favorecendo a cultura no Estado. As constantes chuvas registradas nas principais regiões produtoras do grão, aliadas às temperaturas elevadas, têm contribuído para esse cenário favorável onde muitas áreas já estão em fase de pré-pendoamento e pendoamento.
Aproveito para desejar um Feliz Natal e um 2016 repleto de muitas alegrias, saúde, paz, amor e sucesso a todos em especial aos agricultores.
 
Outras colunas deste Autor
Progresso das culturas nos EUA - 24/06/2016
Culturas de Inverno - 27/05/2016
Segue colheita da safra de grãos - 01/04/2016
Panorama das lavouras de soja na região - 19/02/2016
Chuva melhora condições das lavouras na região - 05/02/2016
Soja e milho apresentam bom desenvolvimento - 24/12/2015
Soja com ótimo desenvolvimento inicial na região - 13/11/2015
Inoculação em soja, uma ferramenta fundamental para maximizar a produtividade - 30/10/2015
Reflexões sobre o Agronegócio Brasileiro - 02/10/2015
Geada afeta lavouras da região - 18/09/2015
04/09/2015
Panorama do desenvolvimento das lavouras de Trigo - 07/08/2015
Chuvas atrasam o plantio do trigo na região - 10/07/2015
Hortitec é vitrine da produção brasileira de HF - 26/06/2015
Plantio de soja em reta final nos EUA - 12/06/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Luciano Andrade


Frei Marcelo de Carvalho


Leodário Schuster
Empresário

Outros Colunistas (...)
Deputado Afonso Hamm participa de homenagem à Força-Tarefa de Combate ao Abigeato
Na última quinta-feira, 10, o deputado Afonso Hamm participou do Grande Expediente na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que homenageou os integrantes da Força-Tarefa de Combate aos Crimes R (...)
Clube Comercial retoma atividades no Boteko
Sob a presidência de Sérgio Vieira, o Clube Comercial, em Lagoa Vermelha, levou bom público para a sua sede social, quando foi realizada mais uma edição do O Boteko, ponto de encontro de associ (...)
Lagoa Futsal perde para o Passo Fundo em casa
Em mais uma partida válida pela Série Prata de Futsal, o Lagoa Futsal, no sábado, 12, às 19 horas, recebeu no Adolfo Stella a equipe do Passo Fundo. O time treinado por Tiago Bernar (...)
Lagoa Futsal entrega premiação do 6º Campeonato Interno
A direção do Lagoa Futsal, na sexta-feira, 11 de agosto, à noite, realizou jantar com a entrega de premiação alusiva ao 6º Campeonato Interno desenvolvido no Ginásio Adolfo Stella. Presidente Edeivis (...)
Jantar comemora Dia do Advogado
Sob a presidência de Gladimir Casarin, a OAB Subseção de Lagoa Vermelha, realizou no dia 11 de agosto, a quinta edição de sua tradicional feijoada, tendo como objetivo principal comemorar o Dia do Adv (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes