Colunistas
 
 
Carlos R. Dellavalle Filho
Engenheiro Agrônomo
carlos.rdf@uol.com.br
 
 
Chuva melhora condições das lavouras na região - 05/02/2016
 
As chuvas que caíram na região nordeste do Estado do RS no último final de semana e inicio da semana foram significativas para devolver ao solo a umidade que as plantas de soja e milho precisavam já que passamos o mês de janeiro com poucas chuvas.
A maioria da soja apresenta bom aspecto, as lavouras estão em período de florescimento e formação de vagens e as mais precoces em granação, podemos observar boa recuperação depois das chuvas, mesmo que em algumas houve maior dano pela falta de água, principalmente o milho em fase de pendoamento onde a produção será mais afetada já que tivemos temperaturas elevadas (33-35C) clima seco por um período.
Com as condições de tempo voltando a serem favoráveis as lavouras, a expectativa ainda é favorável para as culturas de verão, tanto milho quanto soja em sua maioria. As das lavouras de milho já estão em fase bastante adiantada de desenvolvimento. Quanto à soja, a preocupação é com a incidência de doenças e pragas que agora em fase final devemos aumentar o monitoramento já que as condições climáticas voltam a ser muito favoráveis a ferrugem asiática. (Phakopsora pachyrhizi) O grande potencial de perdas fazem da ferrugem asiática uma das mais importantes doenças da cultura da soja. Tem se observado menor incidência de ataque de pragas se comparado com os últimos anos, tais como lagartas da soja e a tão temida Helicoverpa armigera, até o presente momento, porém não devemos descuidar na fase final. E devemos ficar atentos para os percevejos que na fase reprodutiva ocasionam perdas severas na qualidade e na quantidade do grão. Em resumo as produtividades esperadas na sequência deverão ser boas, para região de Lagoa Vermelha, com o retorno das chuvas.
 
Outras colunas deste Autor
Progresso das culturas nos EUA - 24/06/2016
Culturas de Inverno - 27/05/2016
Segue colheita da safra de grãos - 01/04/2016
Panorama das lavouras de soja na região - 19/02/2016
Chuva melhora condições das lavouras na região - 05/02/2016
Soja e milho apresentam bom desenvolvimento - 24/12/2015
Soja com ótimo desenvolvimento inicial na região - 13/11/2015
Inoculação em soja, uma ferramenta fundamental para maximizar a produtividade - 30/10/2015
Reflexões sobre o Agronegócio Brasileiro - 02/10/2015
Geada afeta lavouras da região - 18/09/2015
04/09/2015
Panorama do desenvolvimento das lavouras de Trigo - 07/08/2015
Chuvas atrasam o plantio do trigo na região - 10/07/2015
Hortitec é vitrine da produção brasileira de HF - 26/06/2015
Plantio de soja em reta final nos EUA - 12/06/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Juliana Chilanti Tonial
Advogada especialista em Direito Civil. Mestrada em Direito Ambiental - UCS


Victor Hugo Muraro Filho
Advogado


Grieco Rodrigo Bossardi
Doutorado em Administração - Professor Universitário - Contador

Outros Colunistas (...)
O Esporte é Dez homenageia os melhores de 2017
Numa iniciativa a Associação Lagoense de Esportes - ALE, sob a presidência de Roberto Dalle Molle, foi realizada no CTG Alexandre Pato, no dia 12, mais uma edição do O Esporte e Dez. Dezenas de desp (...)
Nova Mesa Diretora que assumirá em 2018 é eleita
Na última Sessão Ordinária deste ano de 2017, realizada na terça-feira, 12 de dezembro, foi eleita a nova Mesa Diretora do Poder Legislativo. No ano de 2018, o presidente da Câmara Municipal será o ve (...)
Festival de Ginástica Rítmica é realizado na Casa da Cultura
Tendo por local a Casa da Cultura Athos Branco, em Lagoa Vermelha, foi realizada no dia 12 de dezembro, a sexta edição do Festival de Ginástica Rítmica, evento coordenado pela professora Érica Pereir (...)
Selo Sabor Lagoense, tema de reunião entre prefeito e comerciantes
Na última quinta-feira (07), aconteceu na Casa da Cultura Athos Branco um encontro entre a Administração Municipal e os comerciantes de Lagoa Vermelha. Estiveram presentes o prefeito Bonotto e o secre (...)
Fazenda de Vacaria pagará multa de R$ 119 mil por irregularidades trabalhistas na colheita da maçã
A Agroindustrial Perfrutti Ltda., de Vacaria, firmou acordo judicial com o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Caxias do Sul, devendo pagar multa de R$ 119.185,61, referentes a irregularidades em (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes