Colunistas
 
 
Carlos R. Dellavalle Filho
Engenheiro Agrônomo
carlos.rdf@uol.com.br
 
 
Panorama das lavouras de soja na região - 19/02/2016
 
As chuvas ocorrida na semana passada favoreceram o desenvolvimento das lavouras de soja na região. As condições gerais das lavouras na região nordeste do Estado variam de boas a excelente e a produtividade média estimada continua sendo elevada.
Agora em reta final se intensificam os tratamentos fúngicos visando a prevenção e o controle dos fungos tais como a temida ferrugem asiática, DFC e em alguns casos também o manejo para o mofo branco. Já a ferrugem asiática nessa safra vem se tendo um excelente controle em função do manejo realizado. No que se refere a pragas até o presente momento não estávamos tendo muita pressão de lagartas, porém na última semana se observou um aumento na ocorrência de falsa-medideira e percevejos nessa fase final em diversas lavouras.
Podemos dizer que a falsa- medideira é considerada uma lagarta de difícil controle em razão do tamanho do inseto e da posição que ele fica na planta. O seu controle é feito com aplicação terrestre ou aérea de inseticidas registrados para a praga. Do complexo de lagartas na região a que mais tem sido observada e relatada nos últimos dias é a falsa-medideira, spodoptera e também percevejos na fase final da cultura, o que merece muita atenção e monitoramento, visto que os danos de desfolha da falsa medideira e spodoptera pode ser elevado, já os percevejos os danos ao legume da soja podem causar injurias e perdas nas lavouras consideráveis.
Um dos principais problemas muitas vezes é o tamanho em que se encontra a lagarta, muitas vezes em um tamanho grande, e o estágio em que a planta de soja se encontra na região nessa fase que chega estar em torno de 1 metro a 1,3 metro de altura, dificultando a aplicação do ativo na parte debaixo da planta, onde a lagarta se esconde para fugir das horas de sol (horas mais quentes do dia). Por isso devemos intensificar o monitoramento e realizar os controles quando necessário com auxilio agronômico.
Os agricultores da região estão otimistas com a aproximação da colheita dos grãos que se inicia em final de março e se estende até maio tendo variações em função das variedades (ciclos) e as épocas de semeadura.
 
Outras colunas deste Autor
Progresso das culturas nos EUA - 24/06/2016
Culturas de Inverno - 27/05/2016
Segue colheita da safra de grãos - 01/04/2016
Panorama das lavouras de soja na região - 19/02/2016
Chuva melhora condições das lavouras na região - 05/02/2016
Soja e milho apresentam bom desenvolvimento - 24/12/2015
Soja com ótimo desenvolvimento inicial na região - 13/11/2015
Inoculação em soja, uma ferramenta fundamental para maximizar a produtividade - 30/10/2015
Reflexões sobre o Agronegócio Brasileiro - 02/10/2015
Geada afeta lavouras da região - 18/09/2015
04/09/2015
Panorama do desenvolvimento das lavouras de Trigo - 07/08/2015
Chuvas atrasam o plantio do trigo na região - 10/07/2015
Hortitec é vitrine da produção brasileira de HF - 26/06/2015
Plantio de soja em reta final nos EUA - 12/06/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Cláudio Júnior Damin
Cientista Político


Oscar Menna Barreto Grau
Médico Veterinário


Ronaldo Santini
Deputado Estadual

Outros Colunistas (...)
O Esporte é Dez homenageia os melhores de 2017
Numa iniciativa a Associação Lagoense de Esportes - ALE, sob a presidência de Roberto Dalle Molle, foi realizada no CTG Alexandre Pato, no dia 12, mais uma edição do O Esporte e Dez. Dezenas de desp (...)
Nova Mesa Diretora que assumirá em 2018 é eleita
Na última Sessão Ordinária deste ano de 2017, realizada na terça-feira, 12 de dezembro, foi eleita a nova Mesa Diretora do Poder Legislativo. No ano de 2018, o presidente da Câmara Municipal será o ve (...)
Festival de Ginástica Rítmica é realizado na Casa da Cultura
Tendo por local a Casa da Cultura Athos Branco, em Lagoa Vermelha, foi realizada no dia 12 de dezembro, a sexta edição do Festival de Ginástica Rítmica, evento coordenado pela professora Érica Pereir (...)
Selo Sabor Lagoense, tema de reunião entre prefeito e comerciantes
Na última quinta-feira (07), aconteceu na Casa da Cultura Athos Branco um encontro entre a Administração Municipal e os comerciantes de Lagoa Vermelha. Estiveram presentes o prefeito Bonotto e o secre (...)
Fazenda de Vacaria pagará multa de R$ 119 mil por irregularidades trabalhistas na colheita da maçã
A Agroindustrial Perfrutti Ltda., de Vacaria, firmou acordo judicial com o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Caxias do Sul, devendo pagar multa de R$ 119.185,61, referentes a irregularidades em (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes