Colunistas
 
 
Joel Anzolin Muliterno
Advogado
jmuliterno@datacenterlagoa.com.br
 
 
Lembrando João Paulo II - 08/04/2016
 
A confraria do charque reúne meia dúzia de amigos - nada mais que isso - semanalmente e tem se prestado para aliviar a tensão indigesta do dia a dia. Ao criarmos a confraria, estabelecemos que esse fosse o norte das reuniões. Boa janta e uma conversa despretensiosa, nada de assuntos polêmicos envolvendo futebol e política. Só alegria e bem estar, embora o saudosismo e o passado desfilem com frequência, mais acentuados no embalo de bom vinho. E foi exatamente em certo momento que a figura do Papa João Paulo II foi lembrado pelo Ademar Fagundes, em face de sua personalidade marcante e certo ar de estadista, virtudes que o credenciaram a entrar para a história da humanidade. Lembrei, então, de um artigo que escrevi neste espaço em 24.05.2003, e que passou a ser um componente dos 25 anos da Folha do Nordeste, data a ser comemorada em maio. Deixo, a seguir, para apreciação dos amigos.

***
“A declaração do Papa João Paulo II de que está cada vez mais consciente de que está chegando o dia de se apresentar a Deus e prestar contas, foi surpreendente. Mas, se pensarmos um pouco, logo constataremos que somente um homem preparado espiritualmente pode enfrentar a morte com tamanha naturalidade. Sabemos que a morte é uma experiência universal e que ninguém pode pretender escapar-lhe. É apenas uma questão de tempo para que ela chegue para nós e para quem amamos. Então por que a tememos, se é processo natural? O que é que a torna um motivo de pesar e de medo?
Para muitos a resposta está no temor do desconhecido. Pode ser, como também pode ocorrer porque ainda não assimilamos o ciclo da vida corpórea ou não aprendemos a encarar tal acontecimento com naturalidade. Ou, talvez, sejamos apegados a conceitos filosóficos e religiosos muito fortes que nos inibem de enxergar o fenômeno da morte como um acontecimento natural. Quem sabe! É Possível que o Papa tenha toda essa visão, fato que o diferencia dos demais irmãos.
É um ser humano especial, disso não temos dúvidas, entretanto é um ser como nós, finito, donde permite a conclusão de que qualquer terrestre pode vencer o medo da morte ou enfrentá-la com menos receio. Para um estudioso do assunto basta ao cidadão portar algumas virtudes de João Paulo II, entre elas, ter consciência de que o verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei da justiça, do amor e da caridade; ter fé em Deus, na sua infinita bondade, na sua justiça e na sua sabedoria divina; ter fé no futuro, por isso, coloca os bens espirituais acima dos bens temporais; saber que todas as alternativas da vida, todas as dores, todas as decepções, são provas e as aceita sem lamentações; saber que o homem de bem que tem sentimento de caridade e de amor ao próximo faz o bem pelo bem, e é benevolente para com todos, sem distinção de raça e de crença, pois vê irmãos em todos os homens.
Difícil? Bem difícil, mas, com todas essas virtudes, certamente uma pessoa poderá olhar o fim de sua existência terrena com mais simpatia”.

***
PRESENÇA do mosquito da dengue é motivo de mais preocupação para a saúde dos lagoenses, principalmente com tantos terrenos baldios abandonados, verdadeiras selvas. Não tem jeito, a Administração vai ter que efetuar a limpeza e mandar a conta para os proprietários o mais rápido possível, pois é uma questão de saúde pública. Enquanto aguardamos essas providências o abraço da semana para Eduardo Cirino, Luiz Diefenthaeler e Edegar Argenta. É gente que lê a Folha.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
Um jornal adulto - 20/05/2016
A importância dos Freis Capuchinhos na região - 24/06/2016
Ladrões roubam alimentos de velhos e crianças - 17/06/2016
Meio ambiente degradado muda o clima - 10/06/2016
Ver para crer - 03/06/2016
Um novo comportamento está surgindo - 27/05/2016
O rascunho encontrado na Câmara - 13/05/2016
Traduzindo o Hino Nacional - 06/05/2016
País ressente-se de segurança e qualidade política - 29/04/2016
Contando história - 22/04/2016
Encontro de famílias - 15/04/2016
Lembrando João Paulo II - 08/04/2016
Depois dos setenta e a vacina - 01/04/2016
Nós servimos - 25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Victor Hugo Muraro Filho
Advogado


Ademar Fagundes
Jornalista e Radialista


Oscar Menna Barreto Grau
Médico Veterinário

Outros Colunistas (...)
Audiência Pública discutirá a despesa do município para o exercício de 2018
Na próxima quinta-feira, 23 de novembro, às 19h, será realizada uma audiência pública no Plenário Nady Maria Castellano. Na oportunidade, será analisado e discutido o Projeto de Lei que estima a rece (...)
PDT Lagoa Vermelha recebe lideranças e pré-candidato ao Governo do Estado
Os vereadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT), de Lagoa Vermelha, Ariovaldo Carlos da Silva, José Mário Ceni Barreto, Ranyeri Bozza e Vicente Durigon, recepcionaram líderes políticos nacionai (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes