Colunistas
 
 
Joel Anzolin Muliterno
Advogado
jmuliterno@datacenterlagoa.com.br
 
 
Encontro de famílias - 15/04/2016
 
Dizem que a mudança de rotina em qualquer atividade humana é saudável, faz bem e coisa e tal. Sendo assim, hoje deixamos de lado os problemas que tanto nos preocupam, as ações corruptas que campeiam os escalões governamentais, alguns problemas do cotidiano, para trazer outros assuntos que possam nos oferecer um pouco de alegria, saudade e felicidade. Talvez nostalgia.
É aqui que entra os chamados “Encontros de Família”, hoje tão divulgados pelos nossos maiores jornais. Com frequência podemos encontrar convites e comentários sobre esses encontros que, felizmente, gracejam pelo sul deste país. Gosto muito deles, é momento de reunir parentes distantes, trocar idéias e, sobretudo, fazer a festa.
Tenho gosto por essa história de reunir e curtir a “parentaia”. É na mistura entre jovens, veteranos e velhos que vem o retempero da preservação da célula familiar. Principalmente nos dias atuais, onde a família parece não ocupar o papel mais importante na vida das pessoas. Quantos lares desestruturados, doentes, a procura de cura existem por aí, exatamente por ausência de liderança, de amor e união.
De certa forma esses encontros se prestam demais para melhorar, fortificar e reanimar o conjunto familiar. Afinal, família não são apenas pai, mãe e filhos, mas sim, as pessoas do mesmo sangue, da mesma linhagem, estirpe e raça.
A família é a mais importante célula de uma sociedade. Vale dizer, é o maior patrimônio dessa sociedade. Ela é tão importante que se sobrepõe aos bens, diplomas e sucesso profissional. Tudo isso perde o significado quando a família é unida e feliz.
Pois é no embalo dessa concepção que os descendentes de Pedro Anzolin têm encontro marcado no badalado balneário de Piratuba, SC, para mais um encontro da família, amanhã e domingo.
Pedro (Piereto) Anzolin, avo do articulista, é filho dos italianos Orélio e Dozolina, naturais da região de Verona, localizada ali pelo meio do cano da bota que forma geograficamente a Itália. Casado com a vacariana Cândida Alves, aportaram em Lagoa Vermelha nos anos 40, e, como os Gobatto, os Ferri, os Campetti, os Argenta, os Pilone, os Bombassaro e tantos outros, se multiplicaram e cooperaram para o efetivo desenvolvimento de nossa comunidade.
A descendência de Pedro e Cândida é pequena e tende a diminuir, posto que muitos têm idade avançada, mas nem por isso desistem dos tradicionais encontros de família. A maioria desses descendentes estará em Piratuba a partir de amanha, com certeza.

***
VALOR DO TEMPO - Estamos vivendo uma sociedade de excessos, onde ninguém tem tempo para outra coisa senão compromissos, hora certa, correrias. Onde vamos parar com essa pressa ninguém sabe. O bom senso indica que saber usar o tempo é essencial, porque ele é mais precioso que o dinheiro. Tempo é vida, perdê-lo é um prejuízo irrecuperável. O tempo gasto não volta, logo a questão é saber usar o quanto cada um de nós temos, saber trabalhar esse mago de veneráveis barbas, conhecedor de todos os mistérios. Trabalhar com qualidade e de forma racional é aproveitar o tempo. Assim como também descansar, visitar amigo, praticar esporte e outras atividades que nos tragam prazer e satisfação. A duração de nossa vida consiste de tempo, o que prova o quanto ele é importante, embora muitos o desprezem o desperdicem.

***
EM TEMPO - De gripe H1N1 os abraços através de contato podem ser perigosos, em face da rápida proliferação do vírus. Agora, o abraço que parte daqui semanalmente não oferece nenhum perigo, pois ele chega ao destinatário embalado pelo carinho e a amizade. É assim que o abraço de hoje vai para Darci Zanin, Pablo Micael Tumelero Nadin e Dr. José Leonir, que volta a comandar a secretaria da Educação Cultura e Desporto. É gente que lê a Folha.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
Um jornal adulto - 20/05/2016
A importância dos Freis Capuchinhos na região - 24/06/2016
Ladrões roubam alimentos de velhos e crianças - 17/06/2016
Meio ambiente degradado muda o clima - 10/06/2016
Ver para crer - 03/06/2016
Um novo comportamento está surgindo - 27/05/2016
O rascunho encontrado na Câmara - 13/05/2016
Traduzindo o Hino Nacional - 06/05/2016
País ressente-se de segurança e qualidade política - 29/04/2016
Contando história - 22/04/2016
Encontro de famílias - 15/04/2016
Lembrando João Paulo II - 08/04/2016
Depois dos setenta e a vacina - 01/04/2016
Nós servimos - 25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Joel Anzolin Muliterno
Advogado


Ademar Fagundes
Jornalista e Radialista


José Antônio de Andrade
joseantonio@somarimoveis.com

Outros Colunistas (...)
Justiça Federal determina multa de R$ 1.000,00 por hora para quem bloquear rodovias federais gaúchas

Na manhã desta quinta (24), a Justiça Federal -  TRF-4 concedeu liminar em favor da União visando garantir o direito de livre circulação.

Demandada (...)

Presidente do Legislativo participa da organização de evento que busca oportunidades de emprego aos lagoenses

O presidente do Legislativo, Braulio Guedes (PTB), participou nesta quarta-feira (23), de uma reunião a fim de organizar o Empregar RS. O evento acontecerá no dia 15 de junho, das 9h (...)

Mesa Diretora busca a instalação de abrigo para a Rodoviária

Na sessão ordinária desta segunda-feira (21), o presidente Braulio Guedes (PTB), representando a Mesa Diretora do Legislativo, formalizou pedido de providência ao Executivo Muni (...)

Ruth fiscaliza andamento das Obras

 Na manhã de terça-feira(22), a vereadora do Progressista, Ruth Bussolotto acompanhou o andamento do trabalho da Secretaria de Obras e Viação. Junto com o secret&aa (...)

Mais pinheiros, mais pinhas, mais pinhão: a produção sustentável da araucária

O que resta é cerca de 3% das araucárias que habitavam o Brasil entre 1800 e 1900, quando começou o ciclo da madeira e iniciou a exploração dessa árvore, a (...)

 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes