Colunistas
 
 
Joel Anzolin Muliterno
Advogado
jmuliterno@datacenterlagoa.com.br
 
 
Contando história - 22/04/2016
 
Um jornal que comera o Jubileu de Prata tem história para contar, seja pela sua linha de ação, por reportagens marcantes, comentários dos colaboradores e editoriais. Considerados os principais ingredientes da mídia escrita. Assim é a Folha do Nordeste. Agora, próximo do aniversário, leio coisas impressionantes registradas nas páginas da Folha. E que fazem a história do jornal, da comunidade e daqueles envolvidos direta ou indiretamente. Querem ver?
Pois foi em maio de 2002 que escrevi um artigo com o título “Um deputado para Lagoa Vermelha”, muito apreciado naquele momento. Escrevi, lá pelas tantas, que “Representatividade política em nível estadual é importantíssimo para o município, todavia, esta lacuna parece se perpetuar no tempo. Temos gente competente sobrando, falta só boa vontade dos partidos e, não raras vezes, do eleitorado. O grande problema é que em cada agremiação predomina a vontade de alguns em desaproveito da massa eleitoral. Hoje, por exemplo, vejo o PDT com as melhores chances de indicar um lagoense para a Assembléia (todos sabem quem é e eu votaria nele com certeza. Permitam que assim abra esse voto em favor de Lagoa. Aliás, e considerando ser este espaço de minha responsabilidade, afirmo que doravante somente votarei em lagoense para a Assembléia Legislativa), entretanto, deu para ver que ainda não será desta vez. Coisa estranha, muito estranha”.

***
O tema provocou reações positivas e negativas, como em tudo nesta vida. Das positivas lembro-me de uma que me deixou emocionado e feliz, porque veio de uma ‘cabeça’ arejada, experiente e sensata. Dessas de entrar para a história. Leiam, por favor:
“... Apraz-me endereçar esta missiva ao amigo e colega, objetivando enaltecê-lo pelo título dado em sua coluna do prestigioso semanário Folha do Nordeste, edição 686, de 25.05.2002 ou seja: Um deputado para Lagoa Vermelha. Impressionei-me com sua coragem e altivez ao focalizar este momentâneo assunto que diz respeito à representatividade regional na próximo Assembléia Legislativa do Estado. A eleição se avizinha, pois faltam 4 meses. Os nossos pensamentos convergem para a mesma conclusão: O PDT conta com a melhor estrutura e nomes para preencher esta lacuna deixada pelo Dep. Appio, que concorre a uma vaga na Cama Federal. A manifestação do colega, frisando que somente votará em lagoense tem sido uma constante pelas ruas desta cidade, eis que todas as regiões agem desta forma, elegendo seus representantes.
Por derradeiro, saliento ao amigo que sempre o admirei pelo talento, pela independência e sensibilidade. Escrever é engenho e arte. Atrair a atenção dos mais variados segmentos da sociedade organizada com suas crônicas e artigos é um dom divino que poucas pessoas possuem. Admiro-o, ainda, pelo seu acendrado amor ao solo lagoense, característica dessa estirpe dos Muliterno, os quais aqui chegaram e ajudaram a construir esta acolhedora cidade. Fraternalmente, João Pereira Neto”.

***
O DIA DEPOIS - A aprovação do impeachment pela Câmara dos Deputados significa apenas um passo provisório. Cabe, agora, ao Senado decidir se o processo será ou não instaurado, através de trâmite bastante burocrático. Porém, uma coisa é certa: com Dilma ou sem Dilma, o país necessita de um projeto de reconstrução e amplas reformas. Assim caminha o Brasil.
Enquanto isso, daqui o abraço para Marlove Pimentel, Luiz Otávio Ribeiro e Caroline Adamy. É gente jovem que lê a Folha.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
Um jornal adulto - 20/05/2016
A importância dos Freis Capuchinhos na região - 24/06/2016
Ladrões roubam alimentos de velhos e crianças - 17/06/2016
Meio ambiente degradado muda o clima - 10/06/2016
Ver para crer - 03/06/2016
Um novo comportamento está surgindo - 27/05/2016
O rascunho encontrado na Câmara - 13/05/2016
Traduzindo o Hino Nacional - 06/05/2016
País ressente-se de segurança e qualidade política - 29/04/2016
Contando história - 22/04/2016
Encontro de famílias - 15/04/2016
Lembrando João Paulo II - 08/04/2016
Depois dos setenta e a vacina - 01/04/2016
Nós servimos - 25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Joel Anzolin Muliterno
Advogado


Terezinha do Carmo
Pedagoga


Cláudio Júnior Damin
Cientista Político

Outros Colunistas (...)
Justiça Federal determina multa de R$ 1.000,00 por hora para quem bloquear rodovias federais gaúchas

Na manhã desta quinta (24), a Justiça Federal -  TRF-4 concedeu liminar em favor da União visando garantir o direito de livre circulação.

Demandada (...)

Presidente do Legislativo participa da organização de evento que busca oportunidades de emprego aos lagoenses

O presidente do Legislativo, Braulio Guedes (PTB), participou nesta quarta-feira (23), de uma reunião a fim de organizar o Empregar RS. O evento acontecerá no dia 15 de junho, das 9h (...)

Mesa Diretora busca a instalação de abrigo para a Rodoviária

Na sessão ordinária desta segunda-feira (21), o presidente Braulio Guedes (PTB), representando a Mesa Diretora do Legislativo, formalizou pedido de providência ao Executivo Muni (...)

Ruth fiscaliza andamento das Obras

 Na manhã de terça-feira(22), a vereadora do Progressista, Ruth Bussolotto acompanhou o andamento do trabalho da Secretaria de Obras e Viação. Junto com o secret&aa (...)

Mais pinheiros, mais pinhas, mais pinhão: a produção sustentável da araucária

O que resta é cerca de 3% das araucárias que habitavam o Brasil entre 1800 e 1900, quando começou o ciclo da madeira e iniciou a exploração dessa árvore, a (...)

 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes