Colunistas
 
 
Joel Anzolin Muliterno
Advogado
jmuliterno@datacenterlagoa.com.br
 
 
Traduzindo o Hino Nacional - 06/05/2016
 
Nos próximos dias vai rodar uma edição especial da Folha do Nordeste alusiva aos seus 25 anos de existência. Em comemoração ao Jubileu 25 anos, tenho inserido neste espaço alguns temas que escrevi ao longo desses anos. A ideia é reavivar aquilo que já passou, mas, se observarmos com cuidado, logo vai concluir que esses velhos assuntos ainda estão bem presentes. Mas o que importa é que a Folha tem história para contar, e somente quem tem passado pode relatar essas histórias. A seguir deixo uma coluna escrita no início do terceiro milênio.

Traduzindo o Hino Nacional - As pesquisas são como as bruxas, acreditamos pouco nelas, mas que elas existem, existem. E a mais recente, bem tupiniquim, revela que a maioria dos brasileiros não sabe o significado da lera do Hino Nacional, fato que não chega a ser surpreendente, porque muitos não sabem sequer a letra do Hino. Mas agora já existe remédio para isso. É que para minimizar essa situação a professora Maria Zei Biagioni construiu uma interpretação em forma de prosa, intitulada “Poema do Hino Nacional Brasileiro”, verdadeira tradução da letra. Começa assim:
Parte 1 - Ouvimos o brado da independência as margens do riacho Ipiranga e naquele momento tivemos a liberdade brilhando como raios de sol. Se conseguimos conquistar a igualdade, com bravura, agora que somos livres, desafiaremos nossa liberdade com a própria morte.. Ó Pátria amada, nós te saudamos.
Brasil! Quando vemos brilhar o Cruzeiro do Sul em teu formoso céu, sentimos que desce à terra, um sonho intenso de amor e de esperança. A própria natureza fez de ti um gigante belo, colossal e forte, que reflete o teu futuro. Terra adorada e idolatrada, Pátria amada e carinhosa dos filhos deste solo.
Parte 2 - Geograficamente situado ao som do mar e à luz do céu profundo, destaca-se como o florão da América, iluminado pelo sol do novo mundo que se desponta. Teus bosques têm mais flores do que os de outras terras prósperas e nossas vidas, mais amores, como diz Gonçalves Dias: “nossos bosques tem mais vida, nossa vida mais amores. É Pátria amada, nós te saudamos.
Ó Brasil! Que tua bandeira seja símbolo de amor eterno e que o verde represente a paz para o futuro e a glória do teu passado. Mas se fores convocado para a luta, verás que iremos te defender, porque te amamos. Terra adorada, entre outras mil és nossa Pátria amada, mãe carinhosa dos filhos deste solo.
Pátria amada, Brasil.

DIA DAS MÃES - Nada é mais justo no mundo que homenagear as mães, que pela imensidão de seu amor têm um pouco de Deus. Que cada um homenageia a sua mãe no dia a ela dedicado, demonstrando o mais profundo amor, com um abraço carinhoso, cheio de simpatia e ternura. É o melhor presente, lhes garanto. Eu rezarei absurdamente pela minha.

UM VELHO ABRAÇO - Quando escrevi essa coluna com o título “Traduzindo o Hino Nacional”, no início do século, o abraço da semana saiu assim: ‘Estão concluindo o 3º grau os jovens Tatiana Caon Telles, Direito, e João Izidro Fracasso, Medicina. É para eles que vai o nosso abraço, extensivo aos amigos Elena Xavier e Ivan Luiz Kelchoff, carinhosamente conhecido como Caruncho. Estamos renovando o abraço, pois é gente que continua lendo a Folha.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
Um jornal adulto - 20/05/2016
A importância dos Freis Capuchinhos na região - 24/06/2016
Ladrões roubam alimentos de velhos e crianças - 17/06/2016
Meio ambiente degradado muda o clima - 10/06/2016
Ver para crer - 03/06/2016
Um novo comportamento está surgindo - 27/05/2016
O rascunho encontrado na Câmara - 13/05/2016
Traduzindo o Hino Nacional - 06/05/2016
País ressente-se de segurança e qualidade política - 29/04/2016
Contando história - 22/04/2016
Encontro de famílias - 15/04/2016
Lembrando João Paulo II - 08/04/2016
Depois dos setenta e a vacina - 01/04/2016
Nós servimos - 25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Luciano Andrade


Ronaldo Santini
Deputado Estadual


Marcos Roberto Nepomuceno

Outros Colunistas (...)
Justiça Federal determina multa de R$ 1.000,00 por hora para quem bloquear rodovias federais gaúchas

Na manhã desta quinta (24), a Justiça Federal -  TRF-4 concedeu liminar em favor da União visando garantir o direito de livre circulação.

Demandada (...)

Presidente do Legislativo participa da organização de evento que busca oportunidades de emprego aos lagoenses

O presidente do Legislativo, Braulio Guedes (PTB), participou nesta quarta-feira (23), de uma reunião a fim de organizar o Empregar RS. O evento acontecerá no dia 15 de junho, das 9h (...)

Mesa Diretora busca a instalação de abrigo para a Rodoviária

Na sessão ordinária desta segunda-feira (21), o presidente Braulio Guedes (PTB), representando a Mesa Diretora do Legislativo, formalizou pedido de providência ao Executivo Muni (...)

Ruth fiscaliza andamento das Obras

 Na manhã de terça-feira(22), a vereadora do Progressista, Ruth Bussolotto acompanhou o andamento do trabalho da Secretaria de Obras e Viação. Junto com o secret&aa (...)

Mais pinheiros, mais pinhas, mais pinhão: a produção sustentável da araucária

O que resta é cerca de 3% das araucárias que habitavam o Brasil entre 1800 e 1900, quando começou o ciclo da madeira e iniciou a exploração dessa árvore, a (...)

 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes