Colunistas
 
 
Joel Anzolin Muliterno
Advogado
jmuliterno@datacenterlagoa.com.br
 
 
O rascunho encontrado na Câmara - 13/05/2016
 
No próximo fim de semana vai rodar a edição nº 1422 da Folha do Nordeste, com matéria alusiva aos seus 25 anos. Enquanto aguardamos esse momento, hoje trago mais um tema escrito ao longo desses anos, que trata de um certo “rascunho” encontrado no chão da Câmara Municipal de Vereadores la pelo início do mês de novembro de 2006. E a figura central desse episódio é nada mais nada menos que Antonio Rodrigues da Luz, saudoso e inteligente colunista que deixou saudades. Verdade que as eleições municipais somente aconteceriam em 2008, mas o tal “rascunho” estava perdido no chão da Câmara, quase dois anos antes do pleito. Sobre esse fato escrevi o seguinte:

***
“O rascunho encontrado pelo Antonio Rodrigues, colunista da Folha, ao final da sessão especial da Câmara é interessante mesmo. Competência o Rodrigues tem, é inerente a sua personalidade e reconhecida sem oposição. Agora sorte, carisma, privilégio e sei mais o que, não tinha tanta certeza. Que coisa rara! O homem encontra um ‘mapa’ da futura eleição municipal graciosamente, verdadeiro esboço de possíveis coligações, atirado ao chão depois de concorrida sessão de entrega de Título de Cidadão lagoense a várias pessoas. Em letra bonita e clara, indicando alianças partidárias com chaves e projeções. Bem mais clara que aqueles mapas de tesouro escondido, muito corriqueiro em filmes famosos e com muita gastança.
Confesso que lembrei o grande advogado Celso da Cunha Fiori, orador e criminalista de mão cheia, de saudosa lembrança de tempos acadêmicos na UPF. Quando a turma do terceiro ano de Direito entrava na sala de aulas ele já estava lá. No amplo quadro verde o esquema da aula, absolutamente bem explicado, com chaves e mais chaves, orientação clara e inteligente que facilitava a vida do mais preguiçoso acadêmico. Que saudade daqueles tempos!
Mas, voltando ao rascunho, nele pude identificar três grupos de partidos e seus possíveis candidatos. Dois com sugestões de nomes, caso da situação, claro, e um bloco absoluto, PMDB e PTB, com os nomes de Altair e Eli. Importa dizer que no delineamento escscrito e trazido a público pelo achado do Antonio Rodrigues, na ressaca da festiva sessão da Câmara de Vereadores, existe uma certeza e duas previsões”.

***
PRESIDENTE INTERINO - Pois é, mas o tal rascunho encontrado na Câmara de Vereadores quase dois anos antes do pleito municipal não se desenhou. A situação venceu e a dupla Altair/Eli não se formou. Porém, um fato restou perfeitamente compreensível: o foco era PMDB e PTB, fato que acabou acontecendo com os nomes de Eli e Tejo, candidatos em 2008.
Na madrugada de quinta-feira os senadores da República, em sua maioria, votaram a favor da abertura do processo de impeachment contra a presidente que quase quebrou o Brasil. Com isso, Dilma Rousseff fica afastada do cargo por até 180 dias, prazo máximo para seu julgamento. A partir de agora, seguindo a Constituição, temos um presidente interino que as pressas monta um governo novo. Nessa condição o povo brasileiro aguarda ansioso por melhoras, mesmo que pequenas. Não temos nada resolvido, por isso, rezemos.

***
O abraço da semana vai para Joseane Ferreira, Marli Ivone Ferraz e Bianca Hoffmann. É gente que lê a Folha.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
Um jornal adulto - 20/05/2016
A importância dos Freis Capuchinhos na região - 24/06/2016
Ladrões roubam alimentos de velhos e crianças - 17/06/2016
Meio ambiente degradado muda o clima - 10/06/2016
Ver para crer - 03/06/2016
Um novo comportamento está surgindo - 27/05/2016
O rascunho encontrado na Câmara - 13/05/2016
Traduzindo o Hino Nacional - 06/05/2016
País ressente-se de segurança e qualidade política - 29/04/2016
Contando história - 22/04/2016
Encontro de famílias - 15/04/2016
Lembrando João Paulo II - 08/04/2016
Depois dos setenta e a vacina - 01/04/2016
Nós servimos - 25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Juliana Chilanti Tonial
Advogada especialista em Direito Civil. Mestrada em Direito Ambiental - UCS


Luciano Andrade


Terezinha do Carmo
Pedagoga

Outros Colunistas (...)
Justiça Federal determina multa de R$ 1.000,00 por hora para quem bloquear rodovias federais gaúchas

Na manhã desta quinta (24), a Justiça Federal -  TRF-4 concedeu liminar em favor da União visando garantir o direito de livre circulação.

Demandada (...)

Presidente do Legislativo participa da organização de evento que busca oportunidades de emprego aos lagoenses

O presidente do Legislativo, Braulio Guedes (PTB), participou nesta quarta-feira (23), de uma reunião a fim de organizar o Empregar RS. O evento acontecerá no dia 15 de junho, das 9h (...)

Mesa Diretora busca a instalação de abrigo para a Rodoviária

Na sessão ordinária desta segunda-feira (21), o presidente Braulio Guedes (PTB), representando a Mesa Diretora do Legislativo, formalizou pedido de providência ao Executivo Muni (...)

Ruth fiscaliza andamento das Obras

 Na manhã de terça-feira(22), a vereadora do Progressista, Ruth Bussolotto acompanhou o andamento do trabalho da Secretaria de Obras e Viação. Junto com o secret&aa (...)

Mais pinheiros, mais pinhas, mais pinhão: a produção sustentável da araucária

O que resta é cerca de 3% das araucárias que habitavam o Brasil entre 1800 e 1900, quando começou o ciclo da madeira e iniciou a exploração dessa árvore, a (...)

 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes