Colunistas
 
 
Joel Anzolin Muliterno
Advogado
jmuliterno@datacenterlagoa.com.br
 
 
Um novo comportamento está surgindo - 27/05/2016
 
Da frente do meu escritório tenho uma visão nítida da rua 14 de Julho. Saio na sacada e ela aumenta mais ainda. É ali que passo as manhãs frias de inverno, ampliando o nível de vitamina D, graças ao calorzinho do sol quando chega em abundância. Enxergo o transeunte indo e voltando do trabalho e muitos estudantes. Na melancolia daquela rua não raras vezes um casal deles, ancorados no muro, arrisca um namorico com direito a prolongado beijo, sem nenhuma preocupação com outras pessoas. Quem sabe é o primeiro da vida deles, pois são muito jovens. Daí vem aquela história: o primeiro beijo a gente nunca esquece.
O trecho da rua 14 de Julho, entre a av. Presidente Vargas e a Marques do Herval, é estreito e bastante prejudicado no quesito limpeza e meio ambiente, situação que facilita certos acontecimentos. É local preferido para descarte de lixo daqueles que transitam de automóvel, é só abrir a porta do carrinho e jogar a porcaria. Tem mais, por ter muitas árvores por ali, volta e meia viajantes aproveitam para tirar uma soneca ou se desapertar fazendo discretamente um xixizinho. E tem mais, ainda, o local se presta para ‘ponto’ de embarque e desembarque rapidíssimo de anônimos amantes, aproveitando a discrição da melancólica Rua 14 de Julho.
Vejo muitos estudantes transitando fora do horário escolar, por isso, constatei que meninos e meninas gazeiam aula com a maior naturalidade. Não se constrangem ao confessar. Esta semana ainda conversei com alguns deles e tirei conclusões significativas. Esses jovens, todos adolescentes, têm opinião definida: fazem o que querem e pronto. Respeito parece ser palavra desconhecida para boa quantidade deles. E respeito é coisa que está fazendo falta neste país.
Somando-se mais essa onda de ocupação das escolas pelos alunos, tem-se a nítida impressão de que um novo tipo de comportamento está tomando conta do país. Um tipo aonde a liberdade vai além de seu limite. É o espelho, certamente, da incompetência e frouxidão dos governos em reprimir esta barbárie que está se tornando corriqueira neste país, onde os direitos de propriedade são constantemente desrespeitados.
Concordo plenamente com o professor universitário e advogado Gilberto Sturmer em recente artigo para ZH, onde registra que “Bloqueios de propriedades privadas, escolas, repartições e vias públicas não é ocupação. É invasão”.
Então é isso, dessa conversa toda podemos concluir que novos ares de respeito e liberdade estão surgindo na sociedade brasileira.

***
MOVA-SE - Ontem vivemos mais uma comemoração do feriado religioso católico denominado Corpus Crhisti, quando desenhos são formados pelas ruas da cidade. É uma tradição antiga e bonita, mas gostaria de sentir quantas pessoas sabem o verdadeiro significado da data. Não muitos, com certeza. Bem, o feriado aconteceu e encurtou a semana e o assunto do colunista que a bem da verdade ainda curte as comemorações dos 25 anos da FOLHA. Mas na vida real a sociedade perdeu entes queridos nos últimos dias, seguindo o curso normal da vida. Morte natural e de acidentes. Lembro meu afilhado, Dr. Rafael Pacheco, 34, advogado feito, jovem e inteligente, que faleceu em um acidente há 9 anos. Poucos dias antes do fatídico acontecimento escreveu estas palavras: “Por pior que seja a situação... ela passa. O tempo é a benção do movimento. Não pare a vida para se lastimar pelas dores que você possa estar sofrendo. Observe que tudo muda e você não é a exceção, como exceção também não o seu sofrimento. O sofrimento não pode lhe parar e ser o seu algoz. Mova-se: fuja dele, crie forças e argumentos para voltar mais forte e poder enfrentá-lo. Passeie, leia, faça exercícios, estude. Mova-se, pois tudo passa”.

***
Dia do abraço aconteceu dia 22, porém, como neste espaço sempre é dia de abraço, hoje vai para Fernanda Galvan, Wilson da Silva e Marcelo Centenário. É gente que lê a Folha.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
Um jornal adulto - 20/05/2016
A importância dos Freis Capuchinhos na região - 24/06/2016
Ladrões roubam alimentos de velhos e crianças - 17/06/2016
Meio ambiente degradado muda o clima - 10/06/2016
Ver para crer - 03/06/2016
Um novo comportamento está surgindo - 27/05/2016
O rascunho encontrado na Câmara - 13/05/2016
Traduzindo o Hino Nacional - 06/05/2016
País ressente-se de segurança e qualidade política - 29/04/2016
Contando história - 22/04/2016
Encontro de famílias - 15/04/2016
Lembrando João Paulo II - 08/04/2016
Depois dos setenta e a vacina - 01/04/2016
Nós servimos - 25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Cláudio Júnior Damin
Cientista Político


Jaine Cerioli
Psicopedagoga Clínica


Juliana Chilanti Tonial
Advogada especialista em Direito Civil. Mestrada em Direito Ambiental - UCS

Outros Colunistas (...)
Justiça Federal determina multa de R$ 1.000,00 por hora para quem bloquear rodovias federais gaúchas

Na manhã desta quinta (24), a Justiça Federal -  TRF-4 concedeu liminar em favor da União visando garantir o direito de livre circulação.

Demandada (...)

Presidente do Legislativo participa da organização de evento que busca oportunidades de emprego aos lagoenses

O presidente do Legislativo, Braulio Guedes (PTB), participou nesta quarta-feira (23), de uma reunião a fim de organizar o Empregar RS. O evento acontecerá no dia 15 de junho, das 9h (...)

Mesa Diretora busca a instalação de abrigo para a Rodoviária

Na sessão ordinária desta segunda-feira (21), o presidente Braulio Guedes (PTB), representando a Mesa Diretora do Legislativo, formalizou pedido de providência ao Executivo Muni (...)

Ruth fiscaliza andamento das Obras

 Na manhã de terça-feira(22), a vereadora do Progressista, Ruth Bussolotto acompanhou o andamento do trabalho da Secretaria de Obras e Viação. Junto com o secret&aa (...)

Mais pinheiros, mais pinhas, mais pinhão: a produção sustentável da araucária

O que resta é cerca de 3% das araucárias que habitavam o Brasil entre 1800 e 1900, quando começou o ciclo da madeira e iniciou a exploração dessa árvore, a (...)

 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes